Como deve funciona uma comunidade terapêutica?

Perguntado por: Yasmin Doriana Matias Barbosa  |  Última atualização: 18. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (49 avaliações)

A Comunidade Terapêutica é possibilidade de tratamento para dependentes de substâncias psicoativas, mas o médico deve sempre avaliar a elegibilidade deste tratamento levando em conta o fato de ser tratamento fora de ambiente hospitalar e sem suporte para dar assistência a casos graves do ponto de vista clínico e ...

Como funciona comunidade terapêutica?

O que é? Entende-se por Comunidades Terapêuticas, entidades privadas, sem fins lucrativos, que realizam gratuitamente o acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime residencial transitório e de caráter exclusivamente voluntário (espontâneo).

Quais são os elementos essenciais da comunidade terapêutica?

As Comunidades Terapêuticas e Centro de tratamento (CT) devem ter alojamento e estrutura adequados para comportar residentes, posto caracterizarem-se como serviço de interesse à saúde em regime de residência, sendo neste caso dispensado aprovação de projeto arquitetônico.

São princípios das comunidades terapêuticas?

Os princípios de funcionamento de uma comunidade terapêutica incluíam práticas grupais, ressocialização, criação de uma atmosfera terapêutica e trabalho ativo sobre as relações entre pacientes e de pacientes com a equipe de atendimento.

Qual a lei que regulamenta as comunidades terapêuticas?

A portaria está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22) e regulamenta a Lei Complementar 187, de dezembro de 2021, que trata do assunto.

Como funciona uma Comunidade terapêutica

24 questões relacionadas encontradas

Quem financia as comunidades terapêuticas?

As comunidades terapêuticas fazem parte da rede de saúde mental junto com o SUS, ou seja, contam com financiamento público para continuar funcionando. Esse investimento aumentou muito no governo Bolsonaro e a esperança é de que haja mudança nesse cenário com o governo Lula.

Quem fiscaliza as comunidades terapêuticas?

Departamento de Vigilância em Saúde.

Como regularizar uma comunidade terapêutica?

De modo geral, as comunidades terapêuticas não integram o Sistema Único de Saúde (SUS) e tampouco o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Portanto, para regularizar o serviço é preciso analisar a classificação da comunidade terapêutica e seguir as determinações.

Quem pode ser o responsável técnico de uma comunidade terapêutica?

Quem pode ser o Responsável Técnico de uma Comunidade Terapêutica? As Comunidades Terapêuticas reguladas pela RDC Anvisa n°29/2011 devem ter como responsável técnico um profissional de nível superior, não necessariamente da saúde.

Qual a RDC vigente para as comunidades terapêuticas?

A RDC Anvisa nº 29/2011 é clara ao dispor que a Comunidade Terapêutica Acolhedora deve garantir a permanência voluntária do residente, a possibilidade de interromper o tratamento a qualquer momento (resguardadas as exceções de risco imediato de vida para si e ou para terceiros ou de intoxicação por substâncias ...

Quais são as ações terapêuticas?

São eles: o Acolhimento, a Escuta, o Suporte e o Esclarecimento. Figura 01: Quatro pilares da Ação Terapêutica.

O que diz a RDC 29?

RESOLUÇÃO - RDC Nº 29, DE 30 DE JUNHO DE 2011. Dispõe sobre os requisitos de segurança sanitária para o funcionamento de instituições que prestem serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

Qual a filosofia da comunidade terapêutica?

O grande objetivo das comunidades terapêuticas (CTs), segundo seus próprios operadores, é promover a transformação subjetiva-moral dos sujeitos que fazem uso de substâncias psicoativas (SPAs)1 segundo padrões considerados nocivos, problemáticos e/ou dependentes.

Qual a finalidade da terapêutica?

Tratamento efetuada com fármacos que a experiência demonstrou serem eficazes.

Qual a diferença de clínica para comunidade terapêutica?

Podemos dizer que a principal diferença entre comunidade terapêutica e clínica de recuperação é que a primeira costuma aceitar casos “menos graves” de dependência química e alcoolismo com internações geralmente voluntárias.

Qual o papel do psicólogo na comunidade terapêutica?

O psicólogo dentro do processo terapêutico será o único profissional habilitado para exercer uma escuta qualificada das necessidades individuais do acolhido, para traçar metas conjuntas na efetivação da recuperação, para lidar com os conflitos, tais como: estar longe da família e amigos, insegurança quanto ao futuro, e ...

O que é necessário para abrir um centro terapêutico?

  1. A escolha do local adequado. A seleção do local adequado é um passo fundamental para o sucesso de sua clínica terapêutica. ...
  2. Registro da empresa e definição da natureza jurídica. ...
  3. Conhecendo as regulamentações específicas do setor. ...
  4. Obtendo as licenças e certificações necessárias. ...
  5. Conta a2 Contabilidade e Gestão.

Qual a função de um conselheiro terapêutico?

Além de participarem do tratamento e recuperação de usuários de drogas, lícitas e ilícitas, os conselheiros também prestam apoio aos familiares dos usuários.

O que se refere à RDC 50?

RESOLUÇÃO-RDC Nº 50, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Qual é a conduta terapêutica?

A conduta terapêutica foi definida como a seqüência de modalidades terapêuticas (radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia) adotadas no tratamento dos casos.

Onde denunciar comunidade terapêutica?

As denúncias também podem ser feitas pelo site Disque Denúncia 181 , que permite inserir fotos e vídeos.

O que é reunião terapêutica?

É a terapia feita de forma individual com a psicóloga com o propósito de desenvolver recursos internos para lidar com os conflitos pessoais, com seus impulsos e buscando seu fortalecimento psíquico.

Qual o papel do assistente social em uma comunidade terapêutica?

Cabe ao assistente social elaborar estratégias e intervenções que possam atender essa demanda reprimida. Considerando que a dependência química é uma doença que não se limita ao usuário em si, mas se estende ao grupo familiar.

Como denunciar uma residência terapêutica?

O cidadão pode procurar o Disque Saúde 136 nas seguintes situações: Denúncia: quando se quer indicar irregularidade ou indício de irregularidade na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de Saúde.

É permitida é indicada a realização de internação nas comunidades terapêuticas acolhedoras?

§ 9º. É vedada a realização de qualquer modalidade de internação nas comunidades terapêuticas acolhedoras.

Artigo anterior
Qual a importância do estudo da psicanálise?
Artigo seguinte
Qual vitamina tem que tomar junto com a vitamina D?