Como determinar o coeficiente de partição?

Perguntado por: Daniela Viviane Silva Lourenço Branco  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (45 avaliações)

E, portanto, o coeficiente de partição (Log Px) de um derivado funcionalizado com um substituinte X, pode ser calculado empregando-se a equação a baixo, acrescentando o valor de contribuição da constante hidrofóbica do substituinte X tabelada ao logaritmo do coeficiente de partição do derivado não substituído (Log PH).

O que é o coeficiente de partição?

O coeficiente de partição de um fármaco é a medida de sua distribuição em um sistema de fase lipofílica/hidrofílica, e indica sua capacidade de penetrar sistemas biológicos multifásicos.

O que é o coeficiente de partição óleo água?

Coeficiente de partição é o parâmetro que permite avaliar o grau de solubilidade das substâncias químicas. Dessa maneira está diretamente ligado à solubilização, uma vez que pode ser calculado a partir da extração e separação de líquidos.

O que é coeficiente de partição é porque ele é útil?

O coeficiente de partição de uma determinada espécie química é definido como sendo a razão entre as concentrações que se estabelecem nas condições de equilíbrio de uma substância química, quando dissolvida em sistema constituído por uma fase orgânica e uma fase aquosa, e está associado à mudança de energia livre ...

Qual o valor do coeficiente de partição do AAS?

Sabendo-se que para o AAS a massa molar = 180,16 g/mol e a fórmula química = C9H8O4, o valor do coeficiente de partição do AAS é: 2,0.

Aula Prática I Química Farmacêutica - Determinação de coeficiente de partição

17 questões relacionadas encontradas

Por que o AAS deve ser filtrado a quente?

A reação deve ser conduzida a temperatura moderadamente elevada, para aumentar a velocidade, e na presença de ácido sulfúrico (catalisador).

Por que o AAS e parcialmente solúvel na água?

O AAS (Ácido acetilsalicílico) apresenta apenas uma ponte de hidrogênio (hidroxila) em sua estrutura, o que a torna levemente apolar, uma vez que se apresentou pouco solúvel em água.

O que é coeficiente de partição cromatografia?

O coeficiente de partição n-octanol/água é definido como a relação entre a concentração do material de estudo na fase orgânica e na fase aquosa.

Quanto menor o coeficiente de partição de um fármaco?

O coeficiente de partição será maior quanto menor for a polaridade da substância. Quanto maior essa relação, com maior facilidade a substância passa através das membranas celulares.

Qual é a utilidade da constante de distribuição k )?

Coeficiente de Distribuição é a constante de equilíbrio para a solubilidade de um composto em um solvente A e solvente B. ... Um número alto de KD indica que grande parte do soluto irá ser transferida para o solvente A.

O que é coeficiente de partição Octanol?

O coeficiente de partição água octanol é uma variável físico-quimica amplamente utilizada. ... O coeficiente de partição é a razão entre as concentrações dos solutos nas fases, no caso água e octanol.

O que é razão de partição?

O fator de retenção (também conhecido como coeficiente de partição ou fator de capacidade) é a razão entre o tempo que um soluto passa nas fases estacionária e móvel. Ele é calculado dividindo o tempo de retenção pelo tempo de um pico não retido (tM).

O que significa partições?

Significado de partição

Ato de partir, de dividir. [Heráldica] Divisão de um escudo. (Há quatro divisões principais do escudo: o partido, o cortado, o talhado e o marcado; e seis divisões derivadas.). Matemática Separação de um conjunto em partes distintas, de forma que um elemento pertença a uma só dessas partes.

Quanto maior a lipossolubilidade?

Como já vimos, a lipossolubilidade refere-se à capacidade de se solubilizar em lipídios, com isso espera-se que quanto maior for essa lipossolubilidade, mais facilmente o fármaco atravesse a membrana.

Quanto menor log P?

Quanto menor log P, mais hidrofílico é X. Por outro lado, se log P > 0, então P > 1 e a afinidade de X é maior pela fase orgânica. Quanto maior log P, mais hidrofóbico é X. ... Cada fase não é formada apenas por um solvente e o soluto X; existe também pequena concentração do outro solvente.

Qual a faixa ideal de log P para os fármacos?

O logaritmo deste coeficiente é o LogP. ... Valores muito baixos de LogP dificultam a permeação pelas membranas celulares, por outro lado, valores muito elevados podem manter as moléculas retidas na membrana, devido a sua alta lipossolubilidade. O valor ideal para fármacos fica entre 2 a 5.

Como se classifica a cromatografia?

Existem várias classificações quanto à cromatografia, os quatro principais são:
  1. Classificação pela forma física do sistema cromatográfico.
  2. Classificação pela fase móvel empregada.
  3. Classificação pela fase estacionaria utilizada.
  4. Classificação pelo modo de separação.

O que é o fator de retenção?

Um parâmetro frequentemente usado em cromatografia é o "fator de retenção" de um composto, abreviado como Rf. Na cromatografia de camada fina, o Rf é função da fase estacionária usada e do eluente. Ele é definido como a razão entre a distância percorrida pela mancha do componente e a distância percorrida pelo eluente.

Como funciona a cromatografia?

O processo da cromatografia é feito pela passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, dentro de uma coluna ou sobre uma placa. A partir dessa passagem, os componentes da mistura são separados pela diferença de afinidade. ... A adsorção é a propriedade em que um componente da mistura adere à fase estacionária.

Por que o ácido acetilsalicílico mesmo possuindo 9 átomos de carbono pode ser dissolvido em água quente?

Em meio acidificado e em temperatura ambiente, o ácido acetilsalicílico é pouco solúvel em água. Mas estando em água quente, o grau de agitação das moléculas aumenta, provocando também o aumento dos choques entre elas na parte polar, facilitando assim a solubilidade.

Por que usamos água gelada para purificar o ácido acetilsalicílico formado?

O ácido acetilsalicílico é solúvel em etanol e em água quente, mas pouco solúvel em água fria. Por diferença de solubilidade em um mesmo solvente ou em misturas de solventes, é possível purificar o ácido acetilsalicílico eficientemente através da técnica de recristalização.

Por que determinados compostos orgânicos são solúveis em água e éter etílico?

Isso deve-se ao fato de haver na molécula do etanol uma parte polar (formada pela hidroxila) e uma parte apolar, que é reponsável por dissolver bem os compostos orgânicos, caracterizando-o com um composto anfipático. Os açúcares possuem boa dissolução na água, pois possuem hidroxilas na fórmula.

Por que é importante resfriar a mistura acidificada antes de filtrar a aspirina?

4- Porque é importante resfriar a mistura acidificada antes de filtrar a aspirina? Para garantir a recristalização, ou seja, que nenhum sólido fique em solução e tudo seja precipitado.

Como dissolver o ácido salicílico?

De acordo com STRAKOSCH, E. A. (1943) uma parte de ácido salicílico se dissolve em 13 partes de água fervente, em 444 partes de água fria (15º C), em 500 partes de água a 20ºC, em 60 partes de glicerina e em 45 partes de óleo de oliva.

Qual a função do ácido sulfúrico na síntese do AAS?

Os reagentes usados na síntese da aspirina são o ácido salicílico e o anidrido acético e os produtos da reação são o ácido acetilsalicílico e o ácido acético. O ácido sulfúrico funciona como catalisador da reação, aumentando assim a sua velocidade e diminuindo a energia de ativação.

Artigo anterior
Como ocorre a transmissão da COVID-19?
Artigo seguinte
Quando ocorre vícios redibitórios?