Quais são os tipos de lâmpadas que existem?

Perguntado por: Yasmin Daniela Leal  |  Última atualização: 7. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (13 avaliações)

Principais tipos de lâmpada
  • Lâmpadas de LED;
  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Lâmpadas incandescentes;
  • Lâmpadas de halogênio;
  • Lâmpada de filamento;
  • Lâmpadas inteligentes.

Quais são os 3 tipos de iluminação?

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.

Quais são os tipos de lâmpadas mais usadas nas residências?

Com cuidado, as lâmpadas poderão ser grandes aliadas da casa e da decoração.
  • Tipos de lâmpadas. São cinco tipos de lâmpadas mais usadas em residências: LEDS, fluorescentes, halógenas, incandescentes e a vapor. ...
  • Fitas e mangueiras de LED. ...
  • Tendências. ...
  • Dica importante.

Como as lâmpadas podem ser classificadas?

Elas são divididas em 2 grupos: para serem utilizadas em tensão de rede 100v ou 200v – onde são consideradas de baixa eficiência, mas superiores as lâmpadas incandescentes comuns, e para serem utilizadas em redes de baixa tensão – 12v (obrigatório o uso de transformador), onde apresentam alta eficiência.

Como se chama as lâmpadas antigas?

Lâmpadas Incandescentes

São as lâmpadas mais antigas, que todos nós já tivemos ou ainda temos em nossas casas. Possui um filamento de metal que, quando recebe a energia, emite a luz, que é amarelada.

5 erros de iluminação

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 tipos de lâmpadas?

A seguir temos um guia prático dos principais modelos disponíveis no mercado: lâmpadas incandescentes, fluorescentes, halógenas, lâmpadas de LED e descarga.
  • Lâmpadas incandescentes. ...
  • Lâmpadas fluorescentes. ...
  • Lâmpadas halógenas. ...
  • Lâmpadas LEDs. ...
  • Lâmpadas de descarga (HID)

Como chama lâmpada comum?

Lâmpada incandescente

As lâmpadas incandescentes possuem luz amarela e baixa eficiência energética. Nas lâmpadas incandescentes, a energia elétrica passa por meio de um filamento de metal que, quando aquecido, gera a luz. O problema é que, nesse processo, grande parte da energia se perde em forma de calor.

Qual a diferença entre os tipos de lâmpadas?

A lâmpada incandescente é a mais barata, porém, tem baixa durabilidade e elevado gasto de energia; A lâmpada fluorescente possui durabilidade e preço medianos, assim como seu consumo de energia; A lâmpada led tende a ter seu preço relativamente maior, no entanto, dura muito mais e consome muito menos!

Qual é a lâmpada que gera mais luz?

Lâmpada Fluorescente

Ao contrário das lâmpadas incandescentes, possui grande eficiência por emitir mais energia eletromagnética em forma de luz do que de calor.

Quais os tipos de lâmpada LED?

Confira os tipos de lâmpadas LED
  • LED Bulbo. ...
  • LED tubular. ...
  • Led Milho. ...
  • LED Espiral. ...
  • LED Vela. ...
  • LED com filamentos. ...
  • LED dicroica e par. ...
  • LED bolinha.

Qual o tipo de lâmpada mais utilizada no Brasil?

Lâmpadas de vapor de mercúrio

Historicamente são as lâmpadas mais utilizadas nos postes das vias públicas. Elas fornecem muito menos brilho por watt, quando comparadas ao LED e por isso, precisam ser mais potentes. Em postes comuns usam lâmpadas de mercúrio com 150 a 180 watts de potência.

Qual a lâmpada ideal para dentro de casa?

Em primeiro lugar, a iluminação geral para todo o ambiente, preferencialmente branca, acima de 5000K. E também uma iluminação focada no espelho, a qual pode ser na parte de trás com o uso de fitas de LED ou nas laterais com lâmpadas e arandelas, por exemplo.

Qual o melhor tipo de lâmpada para usar em casa?

As lâmpadas LED são a escolha moderna e eficiente para a iluminação residencial. Elas consomem menos energia, têm uma vida útil mais longa e oferecem uma variedade de opções de temperatura de cor.

Quais são os 7 tipos de luz?

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

Que tipo de iluminação usar na sala?

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Qual o melhor tipo de iluminação para banheiro?

Se o banheiro é mais claro, a melhor opção é o branco neutro 4000k ou o branco frio 5000k. Mas primeiro é importante avaliar o espaço e quais os pontos de luz que foram definidos, para então escolher a temperatura das lâmpadas para cada ponto.

Qual é a lâmpada que clareia mais?

Porque a lâmpada LED é a melhor opção

Eficiência energética = As lâmpadas LED usam até 90% menos energia do que as lâmpadas tradicionais, o que representa economia na conta de luz.

Qual a melhor lâmpada para usar?

Porque a lâmpada LED é a melhor opção

As LED são mais seguras, pois não emitem calor, não contêm mercúrio (metal tóxico) e são mais resistentes à quebra.

Qual o tipo de lâmpada gasta menos energia?

A Lâmpada LED é a que possui o menor consumo de energia. Uma lâmpada de LED ilumina com 10W o que uma lâmpada incandescente ilumina com 60w. A economia pode ultrapassar 80%. Outra característica da lâmpada LED é que logo que ela acende, já alcança a sua capacidade total de iluminação, não precisa esquentar.

Como escolher o tipo de lâmpada?

“A melhor maneira de escolher uma lâmpada é conhecer o ambiente que vai ser iluminado e seus objetos. E, a partir daí, especificar a temperatura de cor, o IRC, a vida útil, o fluxo luminoso e a potência”, explica Rubens Rosado G.

Quais lâmpadas são mais fortes?

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente.

Qual a diferença entre a lâmpada e o LED?

O LED tem capacidade para funcionar por cerca de 50 mil horas, enquanto a luz incandescente dura cerca de mil horas e a fluorescente dez mil horas, ou seja, não só o consumo será menor, como também se terá uma lâmpada com durabilidade maior.

Como se chama a lâmpada branca?

A luz branca, também conhecida como luz fria, é ideal para áreas de trabalho, porque é estimulante e aumenta o foco.

Qual lâmpada não esquenta?

Lâmpada de LED não esquenta

Mas este calor é pequeno quando comparado àquele das antigas lâmpadas incandescentes, ou mesmo as fluorescentes, e é dissipado ao ambiente por meio de dissipadores térmicos, permitindo que a temperatura fique dentro dos limites especificados pelo fabricante.

Qual é a melhor luz para o quarto?

Em resumo: a melhor luz para o quarto é a amarela de LED.

Isso porque ela é a que menos violenta com o nosso ritmo circadiano e a mais amigável à conta de energia.

Artigo anterior
Qual cerveja puro malte não engorda?
Artigo seguinte
Como tirar mancha de parede não lavável?