Como determina a massa específica?
Perguntado por: João Telmo Martins de Torres | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (52 avaliações)
Massa específica (μ) é uma propriedade física que resulta da divisão da massa compacta de uma substância pelo volume que ela ocupa. Trata-se da mesma fórmula usada para calcular a densidade.
Como calcula a massa específica?
E = mf g , (1) onde mf é a massa do fluído deslocado pelo corpo, e g é a aceleração da gravidade. Se a massa específica do corpo, ρs , for maior que a massa específica do fluído no qual está submerso, ρf , o corpo permanecerá submerso, pois o seu peso aparente será maior que o empuxo.
Como calcular massa específica e peso específico?
O peso específico é definido como o peso por unidade de volume. No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa específica do material kg/m3 pela aceleração percentual da gravidade m/s².
O que é a massa específica?
A massa específica de uma substância é a razão entre a massa e o volume da substância. A unidade de massa específica, no sistema internacional de unidades, é kg/m$$$^3^3$$$. De um modo geral, o conceito de massa específica é empregado quando temos corpos homogêneos.
Qual a diferença da massa específica e densidade?
A diferença entre a densidade e a massa específica reside no fato que a densidade se refere a um corpo, enquanto que a massa específica se refere a um material, a uma substância específica. ... No caso de líquidos e gases, a massa específica e a densidade são sinônimos, assim como para sólidos maciços e homogêneos.
Live - É hora de Desinflamar!
O que é densidade ou massa específica e pressão?
Massa específica e densidade são a razão entre massa e o volume de um corpo. No entanto, a massa específica é sempre constante e a densidade varia conforme o corpo.
Como calcular a massa a partir do peso?
A relação entre massa e peso é uma variante da segunda lei de Newton (Fr = m . a). Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.
Qual a diferença entre massa específica e gravidade específica?
A gravidade específica é a massa de um determinado volume de uma substância quando comparada com a massa de um volume igual de água a 4 ° C.
Como calcular a massa específica do óleo?
A medição da densidade do óleo de cozinha (ou qualquer outro tipo de óleo) pode ser realizada via sua definição padrão, ou seja, a medida de sua massa dividida pelo seu volume. Esta é uma prática comum em nosso laboratório didático de física.
Como calcular a massa específica do aço?
- A aço é uma liga metálica que apresenta na composição minerais como ferro e carbono. ...
- Considere as seguintes medidas para uma chapa de aço: 2500mm x 6000 mm x 25mm.
- Siga a seguinte fórmula: Peso = Largura x Comprimento X Espessura x Peso Teórico.
Como calcular a massa específica da areia?
A água subirá no gargalo do frasco até uma certa marca (L); faz-se essa leitura e do valor obtido diminuem-se os 200 ml, obtendo-se, assim, o valor absoluto de areia; dividindo-se o peso dos 500g de areia pelo volume achado, teremos a massa específica real ou peso específico real.
Como calcular o volume específico?
Às vezes, o volume específico é expresso em termos do número de centímetros cúbicos ocupados por um grama de uma substância. Nesse caso, a unidade é o centímetro cúbico por grama (cm3/g ou cm3·g−1). Para converter m3/kg em cm3/g, multiplique por 1000; inversamente, multiplique por 0,001.
Qual a definição de gravidade específica?
A gravidade específica ou densidade relativa é a relação entre a densidade de uma substância e a densidade da água na mesma temperatura. A densidade de um material é a relação entre a sua massa e o seu volume: d = m/v.
Qual a definição e significado de gravidade específica?
Densidade relativa ou gravidade específica é a razão entre a densidade (massa de uma unidade de volume) de uma substância e a densidade de um dado material de referência. A expressão "gravidade específica" geralmente significa uma densidade relativa com respeito à água.
Qual a diferença entre massa específica e volume específico?
Se olharmos bem, a massa específica é o inverso do volume específico! Por isso, quanto maior o valor da massa específica, maior a quantidade de substância dentro de um volume. Isso é o contrário do que acontece com o volume específico.
Qual é o peso de um corpo de 60 quilos de massa?
Assim, se o valor de gravidade (g) na superfície do planeta Terra é de aproximadamente 10 m/s2 , qual é o peso de um corpo de massa 60kg? Logo, o peso de uma pessoa de massa 60 kg no planeta terra é de 600 N.
Como se define a densidade?
A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL. Já para gases é mais comum a unidade g/L.
O que é massa e densidade?
Quanto à massa, é a quantidade de matéria em si, e não depende de condições ambientais: um quilograma de água tem a mesma quantidade de moléculas aqui ou em qualquer outro lugar. A densidade relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo uma propriedade intrínseca do material: d = m/V.
O que é pressão e densidade?
Segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), a densidade de um fluido é medida em quilogramas por metro cúbico (kg/m³). A pressão hidrostática mede a força por unidade de área que um fluido em repouso é capaz de exercer contra uma superfície.
Como calcular o volume específico de um gás?
Depende, se for um gás diatômico ou monoatômico têm suas particularidades. Se for uma simples situação de volume de um gás, é só você se basear na fórmula do PV= NRT.
Como calcular o volume de um mol?
É possível relacionar-se a quantidade de matéria (n) com o volume (V) de um gás, em determinadas condições de pressão e de temperatura, conhecendo o volume molar (Vm) nessas condições, através da seguinte expressão: n = V/Vm.
Como calcular volume de um fluído?
O volume de uma porção do fluido num tubo pode ser escrito como V = A d V=Ad V=AdV, equals, A, d, onde A é a área da seção transversal do fluido e d é a largura desta porção de fluido, veja o diagrama abaixo.
Como calcular a massa específica de uma esfera?
...
2 Método 2 de 3: Calculando a massa a partir do volume
- Alumínio = 2.700 kg/m3;
- Manteiga = 870 kg/m3;
- Chumbo = 11.350 kg/m3;
- Madeira prensada = 190 kg/m3.
Para que serve a massa específica da areia?
A aplicação principal é na produção de concretos leves. Essa menor massa é devido à microestrutura celular altamente porosa. Agregados normais: são os agregados com massa unitária entre 1500 e 1800 kg/m3.
Como é feito Remap?
O que é alienação fiduciária no documento do veículo?