Como descobrir cárie entre os dentes?

Perguntado por: Mara Brito Baptista  |  Última atualização: 24. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)

A cárie pode ser identificada de duas maneiras no exame de raio X:
  1. Em seu estágio inicial ela pode ser identificada como pequenas manchinhas brancas;
  2. Num estágio mais avançado elas são identificadas como pequenas cavidades nos dentes que são derivadas do processo de corrosão.

Como saber se está com cárie entre os dentes?

Sinais e sintomas de cáries entre os dentes:

2- sangramento ao passar o fio dental com inflamação ou não na gengiva; 3- mau hálito ao passar o fio dental ou de forma constante com gosto ruim na boca; 4- dor ao mastigar alimentos, antes de dormir ao beber líquidos gelados (ou quentes).

Como tirar cárie do meio do dente?

A única forma de tratar a cárie do dente é no consultório do dentista. Em cáries não muito profundas é feita a restauração, tratamento também conhecido como obturação. “É a obturação e depois a cobertura do dente com uma substância (resina composta, cerâmica ou amálgama)”, explica a dentista.

Como saber se tenho cárie oculta?

Diagnóstico da cárie oculta é feito por meio de raio-x

Como a cárie oculta não apresenta sinais clínicos claros, seu diagnóstico se dá por meio de uma uma radiografia interproximal. O exame geralmente é feito no próprio consultório, quando o paciente se queixa de dor ou sensibilidade.

Como saber se tem cárie na raiz do dente?

Quais os sintomas da cárie na raiz do dente?
  1. sensibilidade ao calor e frio;
  2. dor de dente constante e aguda na região afetada;
  3. dor durante a mastigação;
  4. inchaço e vermelhidão na gengiva ao redor do dente cariado;
  5. sensação de que o dente está solto;
  6. rachaduras no esmalte do dente;
  7. retração do tecido gengival;

COMO SABER SE ESTOU COM CÁRIE? - DRA DANIELE SALES

15 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo posso ficar com uma cárie?

Afinal, quanto tempo a cárie demora para destruir o dente? Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

Quanto tempo a cárie chega na raiz?

Quanto tempo demora para a cárie chegar na raiz do dente? No entanto, o seu desenvolvimento pode ocorrer em semanas ou demorar vários meses. A dor aparece somente quando a corrosão quebra o esmalte do dente. A cárie pode afetar os dentes de leite e, principalmente, os dentes permanentes.

Quanto tempo leva para a cárie destruir o dente?

De acordo com a especialista, é muito difícil mensurar o tempo que a lesão cariosa leva para destruir o dente, pois existem muitos fatores que influenciam o avanço da infecção. Ainda assim, para que o dano se torne realmente considerável, o paciente costuma passar vários meses e até anos com o dente cariado.

Como identificar cárie profunda?

Reconhecer as cáries profundas
  1. Fase 1: Nas suas fases iniciais, uma cárie instala-se "silenciosamente", sem sintomas. ...
  2. Fase 2: A cárie ataca o esmalte. ...
  3. Fase 3: A dentina é afetada; o indivíduo menciona a sensibilidade ao frio, ao calor, ao doce e ao ácido.

É possível ter cárie e não sentir dor?

Apesar de ser um dos sintomas mais conhecidos desse quadro, Daniel afirma que sim, é possível ter cárie sem sentir dor no dente.

Como eliminar a cárie sem ir no dentista?

Escovação. Um dos métodos caseiros mais eficientes para tirar cárie do dente é a escovação. A escova e a pasta se unem para poder retirar a crosta de restos de alimentos deixados depois da refeição, ajudando a eliminar a placa bacteriana que se forma no local.

É possível remover cárie escovando os dentes?

É possível tirar a cárie só escovando os dentes? A escovação dos dentes faz parte do processo de higiene bucal preventivo, portanto, não é capaz de tratar situações como a cárie, sendo necessário procurar um(a) dentista para realizar o tratamento.

Quando a cárie é preocupante?

A cárie incipiente se torna preocupante quando não é tratada a tempo, podendo progredir e afetar as camadas mais profundas do dente, é importante reconhecer os sinais de cárie incipiente, como sensibilidade, manchas brancas ou levemente escuras nos dentes, para buscar tratamento adequado e evitar complicações futuras.

Como diminuir o avanço da cárie?

Adicionando flúor a sua agua ou incluindo um enxague com flúor na sua rotina oral diária, você pode ajudar melhor a proteger seus dentes das cáries e das bactérias. Os suplementos de flúor também estão disponíveis e podem ajudar a manter a sua boca limpa e saudável.

Qual é a cor da cárie no dente?

A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.

Quando a cárie para de doer?

Sim. Com um tratamento adequado, a dor da cárie cessa. Isso porque a parte danificada do dente é removida e preenchida com a restauração. Assim, a fonte de dor é eliminada de vez.

Tem como a cárie sai sozinha?

A única forma de tratar a cárie é indo ao dentista. Não existe um tratamento caseiro que elimine a cárie quando ela já está instalada. Se apenas "fechar o buraquinho" com resina não resolve, pois ela já está instalada e vai evoluir mesmo com ele "tampado". Espero ter ajudado!

Tem como tirar cárie sem anestesia?

Como esse processo é indolor, o uso da anestesia não é necessário. Segundo membros da Associação Brasileira de Odontologia, o gel de papaína já é usado no Brasil há duas décadas, especialmente em pacientes com fobia de agulhas, necessidades especiais e crianças.

O que acontece se ficar muito tempo com uma cárie no dente?

Infecções dentárias: Quando uma cárie não recebe tratamento, ela pode atingir a polpa do dente, onde estão localizados os nervos e vasos sanguíneos. Isso pode levar a uma infecção, resultando em dor intensa, inchaço e até mesmo febre.

Porque o dente fica preto perto da gengiva?

A necrose pulpar, ou traumatismo, gera um escurecimento dos dentes, na medida em que ocorre o extravasamento de sangue em direção aos túbulos dentinários. Para o tratamento destas manchas pretas nos dentes, recomenda-se um simples procedimento de clareamento interno, ou se for o caso, colocar uma coroa de porcelana.

Como identificar uma cárie no início?

Normalmente, a mancha branca é o primeiro sinal da cárie inicial. Isso acontece por conta do alto consumo de carboidratos e açúcares que são ingeridos. Neste caso, é comum: O aparecimento de manchas brancas e opacas, tanto no dente de leite, quanto no permanente.

Como saber se a cárie virar canal?

Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso.

Como é o início da cárie?

Assim como dito anteriormente, a cárie inicial se manifesta através do surgimento de pontos pretos no dente e pequenos furinhos. Sendo assim, para identificá-la no estágio inicial, é importante avaliar os dentes todos os dias em busca desses sintomas iniciais.

O que acontece se eu não tratar uma cárie?

Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

O que acontece com a cárie não tratada?

Deixando de tratar a cárie, não é só a estética que fica comprometida. Além de correr o risco de infecções em dentes vizinhos, ainda podem ocorrer problemas de saúde em diversos órgãos do corpo. Isso porque as bactérias podem cair na corrente sanguínea, passando a circular por todo o corpo.

Artigo anterior
É ou são meia noite e meia?
Artigo seguinte
Como era a vida antes da chegada dos portugueses?