Como descartar resíduos perigosos?

Perguntado por: Raquel Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (34 avaliações)

Neste artigo, vamos mostrar 4 soluções para efetuar o descarte de resíduos perigosos corretamente.
...
4. Contrate uma empresa especializada no descarte de resíduos perigosos
  1. A incineração;
  2. A blendagem para o coprocessamento;
  3. A esterilização;
  4. O desenvase de aerossóis;
  5. A manufatura reversa.

Como devemos descartar os resíduos perigosos?

A classificação dos materiais pode ser feita em laboratório, tomando como base a ABNT NBR 10004 – Resíduos Sólidos – Classificação. Se o produto for considerado classe I (perigoso), deve ser levado para aterro especial ou para passar por tratamento antes do descarte, como o coprocessamento.

O que fazer com os resíduos perigosos?

A PNRS diz que os consumidores devem devolver os resíduos aos comerciantes ou distribuidores, que por sua vez, vão encaminhá-los aos fabricantes ou aos importadores dos produtos e embalagens, os quais, por fim, devem dar a destinação ambientalmente adequada, sendo o rejeito encaminhado para a disposição final em aterro ...

Onde descartar produtos perigosos?

A EMPRESA. A ECOTRANS AMBIENTAL é uma empresa com anos de experiência no transporte, descarte e remanejamento de materiais de alta periculosidade. Nossos serviços são voltados a formas sustentáveis que atendam a necessidade da empresa sem se esquecer do meio ambiente.

Como devemos descartar?

10 dicas para descartar o seu lixo de forma correta
  1. Separe os seus resíduos por categoria. ...
  2. Encaminhe as garrafas pet's para centros de reciclagem, gerando emprego e renda.
  3. Recicle as latinhas. ...
  4. Leve a própria sacola! ...
  5. Separe o óleo de cozinha. ...
  6. Evite produtos com embalagens. ...
  7. Recicle o papel.

#SescMS Como descartar resíduos "PERIGOSOS"

19 questões relacionadas encontradas

Qual é a forma correta de descartar o lixo?

São eles:
  • Lixão. O destino mais comum para onde o lixo é levado. ...
  • Aterro controlado. É uma espécie de meio-termo entre o lixão e o aterro sanitário. ...
  • Aterro sanitário. ...
  • Incineração. ...
  • Reciclagem. ...
  • Compostagem.

Quais as formas de descartar o lixo?

Eles são divididos por cores: sacos azuis ou transparentes servem para os recicláveis e, os sacos pretos, para o descarte do lixo comum. Objetos grandes como restos de móveis e utensílios domésticos devem ser desmontados e colocados em sacos de até 200 litros.

O que é considerado resíduo perigoso?

Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.

Como é chamado o lixo hospitalar?

O lixo hospitalar, também chamado de resíduo hospitalar e de resíduo de serviços de saúde, é todo tipo de lixo proveniente do atendimento a pacientes ou de qualquer estabelecimento de saúde ou unidade que execute atividades de natureza de atendimento médico, tanto para seres humanos quanto para animais.

Quais os tipos de resíduos perigosos?

Quais são os resíduos perigosos?
  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;

O que são resíduos perigosos E o que deve ser feitos com eles?

Resíduos perigosos são todos aqueles que apresentam um risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Isso se deve a suas características, podendo ser inflamável, corrosivo, reativo e tóxico e até mesmo cancerígeno. São várias as formas que podemos classificar esses resíduos perígosos.

Que se debe de hacer con los resíduos químicos?

São eles:
  1. Hidrogenação. Neste método de reciclagem química as cadeias poliméricas do resíduo plástico são quebradas. ...
  2. Gaseificação. Nessa reciclagem química é inserido oxigênio para que ocorra a combustão do carbono contido na matéria. ...
  3. Pirólise. ...
  4. Quimólise.

Qual a importância de destinar o resíduo perigoso corretamente?

O descarte incorreto dos resíduos além de contaminar o meio ambiente, em alguns casos, poder ser crime. A poluição de rios ou rede de esgoto, por exemplo, está sujeita à multa e os responsáveis ainda podem ser presos por crime ambiental, além de outras medidas restritivas para a empresa.

Como devem ser descartados os resíduos perigosos como pilhas baterias e lâmpadas?

Após coletado o resíduo é encaminhado aos fabricantes e importadores que, por sua vez, serão responsáveis pela reciclagem ou pelo descarte definitivo em aterros sanitários. No entanto, a destinação em aterros sanitários não evita que a toxicidade de pilhas e baterias seja neutralizada.

Como lidar com resíduos?

PRIORIDADE DE GESTÃO. Antes do momento de decidir se o resíduo será devolvido para o mercado ou descartado, existem algumas etapas que devem ser tomadas como prioritárias, são elas: não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento.

Como descartar resíduos classe 1?

A coleta de resíduos classe 1, feita por uma empresa séria e responsável, irá determinar se o detrito poderá ser armazenado (por pouco tempo) ou deverá eliminado, analisando também a melhor forma de executar esse serviço.

O que é lixo comum hospitalar?

1)Lixo comum – são os resíduos recolhidos pelo hospital que não apresentam risco à saúde pública, como papeis descartados na recepção, copos plásticos, embalagens de alimentos, etc.

O que é lixo dos serviços de saúde?

Também chamado de resíduo de serviço de saúde, o lixo hospitalar é proveniente de locais onde há tratamento e coleta de materiais biológicos tanto humanos quanto animais. Então, clínicas, veterinárias, hospitais e postos de saúde produzem lixos dessa categoria.

Quais são os tipos de lixo que existem?

Quais os tipos de lixo existentes?
  • Lixo orgânico. Descartado principalmente em residências e estabelecimentos comerciais, o lixo orgânico é composto basicamente por restos de alimento. ...
  • Lixo reciclável. ...
  • Lixo doméstico. ...
  • Lixo comercial. ...
  • Lixo industrial. ...
  • Lixo hospitalar. ...
  • Lixo verde. ...
  • Lixo eletrônico.

Qual é o lixo mais perigoso?

– Lixo nuclear ou radioativo: produzido por atividades nucleares como projetos de pesquisa, procedimentos de saúde, fabricação de armas nucleares e funcionamento de usinas, esse é um lixo bastante tóxico e potencialmente perigoso.

O que são resíduos perigosos Classe 1?

A norma da ABNT considera os resíduos de Classe 1 aqueles que apresentam diferentes características de periculosidade. Essas características são as seguintes: Inflamabilidade – catalisadores gastos; solventes como acetona, acetato de etila, éter etílico, n-butanol e metanol; resíduos de solventes e outros.

Como são classificados os resíduos?

Classificação dos Resíduos:

a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.

Qual a importância do descarte correto de lixo?

O risco do descarte incorreto é a contaminação do solo e do lençol freático, causando doenças e agravando a poluição do solo, do ar e da água.

Porque devemos destinar os lixos nas lixeiras corretas?

A contaminação do solo e da água, os prejuízos à fauna e à flora, e o aumento dos riscos de enchentes são alguns dos principais problemas causados pelo descarte inadequado do lixo. Nesse cenário, os resíduos que não são reutilizados ou reciclados acabam parando em aterros, ou até mesmo nas ruas, rios e mares.

Qual a importância do descarte correto do lixo hospitalar?

Além de contaminar o meio ambiente ele pode representar riscos à saúde humana. Por exemplo, se um lixo hospitalar é descartado de forma incorreta e entra em contato com rios ou lagos terá uma ação de ampla contaminação e qualquer ser vivo que tenha contato com esta água poderá ser contaminado.

Artigo anterior
Pode deixar o celular carregar até 100?
Artigo seguinte
O que fazer para o sabonete artesanal fica mais duro?