Como descartar remédio líquido?

Perguntado por: Doriana Mara Andrade Tavares Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (42 avaliações)

Os remédios jamais devem ser jogados diretamente no lixo dentro de sua embalagem original. Segundo ele, o líquido de frascos deve ser jogado na pia ou no vaso sanitário. O recipiente precisa ser lavado, para evitar que outras pessoas consumam o medicamento vencido.

Como descartar medicamento líquido?

Muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados. Localize um desses postos de coleta de medicamentos para descarte na ferramenta de busca oferecida pela Roche em parceria com a eCycle.

Como descartar remédios de forma consciente?

COMO DESCARTAR
  1. SEPARE NA SUA CASA. Verifique na sua casa a data de vencimento de seus medicamentos. ...
  2. LEVE A UM PONTO DE COLETA. Leve-os com suas respectivas caixas a uma das farmácias participantes e localize uma de nossas estações coletoras ECOMED. ...
  3. DESCARTE CORRETAMENTE.

Como jogar remédio no lixo?

As embalagens de papelão e as bulas que não tiveram contato direto com os medicamentos podem ser descartados na reciclagem comum. Já as cartelas metálicas de comprimidos, frascos e bisnagas devem ser colocados em uma sacola plástica e entregues nos pontos de coleta.

O que fazer com remédio que não uso mais?

O correto é encontrar um local adequado de descarte, como farmácias que têm posto de coleta. Não são, porém, todas as farmácias ou unidades básicas de saúde que fazem a coleta. Pelo site Programa Descarte Consciente é possível encontrar locais que cuidam da coleta e destinação adequada ao remédio.

Remédios Vencidos Saiba Como Descartar

45 questões relacionadas encontradas

Onde entregar doação de remédio?

Para fazer a doação de medicamentos basta entregá-los em qualquer posto de saúde, ou nos seguintes locais de coleta: Farmácia Solidária, Delegacia Regional, Corpo de Bombeiros, 9º Batalhão da Polícia Militar e Biblioteca da Unesc.

Onde doar cartelas de remédios vazias?

A solução é simples: se a cartela tiver comprimidos, ela deve ser entregue nas farmácias. Se não tiver, você pode destinar para a coleta seletiva de resíduos recicláveis. O mesmo vale para frascos e outras embalagens.

Pode descartar remédio no lixo comum?

A sugestão é armazená-los em garrafas pet com tampa, para evitar acidentes. A gerente ressalta ainda que não se deve descartar medicamentos em lixo comum, nem derramar em pias ou vasos sanitários, pois podem contaminar o solo e os rios ou ainda serem encontrados no lixo e utilizados de forma indevida.

Pode jogar remédio no lixo?

Quando medicamentos são jogados em lixo domiciliar, esgoto ou vaso sanitário pode causar danos ambientais e danos para a saúde da população. Como dano ambiental pode ter contaminação da água, do solo e de animais. Como danos à saúde podemos citar intoxicação por medicamento”, explica Maria Fernanda.

Pode jogar remédio vencido no lixo?

Se você pensou no lixo ou na privada, está enganado. O remédio é um produto químico capaz de contaminar solos, água e colocar em risco a vida de pessoas que manuseiam resíduos nos aterros sanitários. A maneira correta de descartar medicamentos vencidos é incinerá-los.

O que diz a legislação sobre o descarte de medicamentos?

DECRETO Nº 10.388, DE 5 DE JUNHO DE 2020

Regulamenta o § 1º do caput do art. 33 da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e institui o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, de uso humano, industrializados e manipulados, e de suas embalagens após o descarte pelos consumidores.

Como funciona a logística reversa de medicamentos?

Neste sentido a Logística Reversa de Medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso constitui um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados para coleta e destinação final ambientalmente adequada dos medicamentos.

Que maneira os medicamentos vencidos ou que não foram usados são descartados?

Os medicamentos vencidos são tratados por processos térmicos, geralmente queimados em usinas de incineração, diminuindo o volume dos resíduos e sua periculosidade.

Como descartar embalagens de medicamentos?

Embalagens de remédio não podem ir ao lixo comum nem para a reciclagem comum, porque podem conter resíduos de substâncias químicas e contaminar o meio ambiente. Elas precisam ser descartadas em pontos de coleta, oferecidos por farmácias, supermercados ou postos de saúde.

Porque não pode jogar comprimido no vaso?

Medicamentos são produtos químicos e geram, portanto, resíduos tóxicos. Quando despejados no vaso sanitário, caem na rede de esgoto ou podem contaminar o solo pela fossa séptica, atingindo os mananciais – o que inclui rios, lagos e represas, geralmente usados para o abastecimento público.

O que fazer com remédios que sobram?

O que o consumidor tem a fazer então? Guardar todos os medicamentos que sobram e que têm data de validade vencida na embalagem original, em uma caixa de papelão ou em um saco plástico lacrado.

O que não pode ser jogado no lixo comum?

6 coisas que você não pode jogar no lixo comum e como fazer o seu descarte
  1. Pilhas e baterias. Como já citamos acima, as pilhas e baterias estão entre os principais itens que você não pode descartar no lixo comum. ...
  2. Óleo de cozinha. ...
  3. Lâmpadas fluorescentes. ...
  4. Celulares, computadores e lixos eletrônicos. ...
  5. Termômetros. ...
  6. Remédios.

O que pode jogar no lixo comum?

O segundo passo é entender o que é o lixo comum: todo material como restos de comida, frutas e legumes, lixo do banheiro, guardanapos sujos, bitucas de cigarro, folhas secas e esponjas de limpeza, entre outros.

Onde doar cartelas de remédios vazias em São Paulo capital?

“Na Câmara Municipal, Inova Prudente, Ótica Diniz, Pronta Entrega Conveniência, Camelódromo (Box 233) e algumas farmácias. Ao total já são quase 100 pontos de coleta e tem ainda na região”, completa Eudes. Se você também tem cartelas vazias de remédios em sua casa, doe.

Quantas cartelas de remédios vazias valem cadeiras de rodas?

Quando acumulamos material que corresponde ao valor de uma cadeira, nós compramos a cadeira e mandamos o boleto para a empresa pagar”, explica o presidente da Arbec. Segundo Gilmar Ramos, 700 kg de cartelas de medicamentos são suficientes para comprar uma cadeira de rodas.

Onde descartar embalagens metalizadas?

Basta fazer a destinação na parte de plásticos, na coleta seletiva. No caso das embalagens metalizadas feitas com BOPP, as propriedades físicas do material são excelentes para o bom condicionamento de alimentos, pois evitam contato do produto com gases, oxigênio, variações de temperatura e umidade.

Onde entregar medicamentos dentro do prazo em Porto Alegre?

Uma das estações localiza-se na Farmácia Popular do Brasil, Rua Ramiro Barcelos, 2500 - Porto Alegre/RS. Outras localidades podem ser consultadas no site do programa listado a baixo.

Onde posso doar medicamentos em Curitiba?

Onde entregar
  • Provopar: Rua Sergipe, 1.712, Vila Guaíra. Fone 3234-1118.
  • Ação Social Paraná: Rua Baltazar Carrasco dos Reis, 1.787. Fone 3330-6200.
  • Disque Solidariedade: Fundação Ação Social, pela Central 156.

Como funciona a Farmácia Solidária?

COMO FUNCIONA - O Farmácia Solidária funcio- na assim: voluntários reco- lhem sobras de medica- mentos, nas residência e nas empresas, e montam pequenas farmácias cujos produtos são distribuídos, gratuitamente – e com orientação farmacêutica – a pessoas carentes.

Quais as soluções para implementar a logística reversa para medicamentos?

Cuidado com a armazenagem de produtos

O transporte e armazenagem são pontos mais críticos no processo de logística reversa de medicamentos. É muito importante que as salas do estoque sejam climatizadas e que haja controle de acesso ao local. A armazenagem deve ser certificada pela Anvisa.

Artigo anterior
Quais os eixos norteadores da proposta curricular da Educação Infantil?
Artigo seguinte
Qual o significado da vela vermelha na Umbanda?