Como Darwin e Wallace explicariam por que as girafas tem o pescoço e as patas tão longos?

Perguntado por: Raúl Daniel Henriques  |  Última atualização: 31. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)

Essa teoria indica que as girafas que tinham os pescoços mais compridos conseguiam se alimentar e, então, sobreviver e se reproduzir. Assim, seus filhos também teriam pescoços compridos, podendo sobreviver.

Como Darwin explicou o pescoço longo da girafa qual a explicação de Darwin?

As girafas de pescoço curto apresentavam maior dificuldade de conseguir alimento em locais mais altos, quando os vegetais mais baixos estavam escassos. As girafas de pescoço longo apresentavam vantagem, uma vez que conseguiam alimentar-se em árvores com a copa mais alta.

Como Lamarck explicaria o alongamento do pescoço das girafas?

De acordo com as ideias propostas por Lamarck, o pescoço da girafa tornou-se comprido em decorrência da necessidade de se alcançarem folhas nos ramos mais altos. De acordo com as ideias de Lamarck, as girafas adquiriram pescoço longo em decorrência da necessidade de se conseguir alimentos.

Como Darwin e Lamarck explicariam a evolução do pescoço comprido da girafa Brainly?

Lamarck usou lei do uso e desuso, por tanto a girafa que usava mais seu pescoço ficou. Darwin disse que havia dois tipos de girafas com o pescoço longo e com pescoço curto, e então foi a seleção natural e quem tinha o pescoço maior para alcançar seu alimento permaneceu.

O que é o que é por que a girafa tem o pescoço tão comprido?

Com isso, os cientistas acreditam que o pescoço longo das girafas é resultado adaptativo dessas competições entre os machos antes de se acasalarem. Conforme a nova pesquisa, os animais usavam seus pescoços de dois a três metros de comprimento para arremessar seus crânios contra oponentes.

Darwin e Lamarck - EVOLUÇÃO | Resumo Completo

33 questões relacionadas encontradas

Como a teoria de Darwin pode explicar a situação relacionada com a altura da girafa?

Darwin explicaria que as girafas com pescoços maiores foram tendo mais vantagem por conseguir se alimentar das partes mais altas das árvores, o que aumentou a expectativa de vida e também o sucesso reprodutivo, repassando mais os genes do pescoço longo..

Como a teoria da seleção natural explica esse fenômeno?

Seleção natural é um dos principais pontos da teoria proposta por Charles Darwin. De acordo com a seleção natural, o organismo mais apto sobrevive e passa suas características aos descendentes, garantindo, portanto, que características vantajosas fixem-se em uma população.

Que conceito foi desenvolvido por Darwin para explicar a evolução?

Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum. O mecanismo que Darwin propôs para evolução é a seleção natural.

Como você explicaria o tamanho do pescoço das girafas citadas por Lamarck de acordo com a teoria da seleção natural proposta por Darwin e Wallace?

Resposta: tamanho do pescoço dos ancestrais da girafa variava, sendo que alguns eram compridos e outros, mais curtos. Os animais de pescoço longo alcançavam as folhas mais altas das árvores e levavam vantagem para se alimentar. Por isso, tinham mais chances de sobreviver e deixar descendentes.

Como Lamarck e Darwin explicaria a evolução do pescoço da girafa?

O exemplo clássico para explicar essa hipótese, que depois ficou conhecida como "lamarquismo", é o das girafas: os animais teriam herdado o pescoço longo de seus antepassados, e essa característica foi se aprofundando para permitir alcançar os ramos mais altos das árvores, de cujas folhas elas se alimentam.

O que diz a teoria de Darwin e Wallace?

Um dos princípios utilizados por Darwin e Wallace na formulação da teoria da evolução por seleção natural é o princípio da hereditariedade. Para que haja seleção natural, é fundamental que os organismos transmitam para os seus descendentes as características que lhes propiciem maior vantagem no ambiente em que vivem.

Como foi a evolução da girafa?

Você provavelmente acha que sabe como os pescoços das girafas evoluíram. Talvez os ancestrais das girafas comessem folhas de árvores, e aqueles que conseguiam alcançar mais folhas eram os mais aptos e, portanto, passaram seus traços para os animais de pescoço alongado que vemos hoje.

O quê Lamarck dizia sobre as girafas?

De acordo com um naturalista francês chamado Jean-Baptiste Lamarck, conforme a girafa se estica, de novo e de novo, seu pescoço cresce alguns centímetros. É a lei do uso e desuso em ação: quanto mais um ser vivo usa um órgão ou membro, mais ele se fortalece.

Qual é a diferença entre a teoria de Darwin e Lamarck?

Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil.

Em que Darwin e Lamarck concordavam?

Alternativa “c”. Apesar de serem ideias bastantes distintas, as teorias de Darwin e Lamarck concordam no ponto em que o meio possui influência na evolução dos seres vivos. Alternativa “d”. Nessa alternativa, dois pontos básicos são levantados: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos.

Quais termos podem ser associados a explicação evolutiva proposta por Darwin e Wallace?

Resposta verificada por especialistas

C) Os termos que fazem menção a teoria sintética da evolução é a mutação, a deriva genética e a recombinação genética.

Quem foi o Wallace e qual a sua relação com Darwin?

Alfred Russel Wallace é coautor da teoria da evolução por seleção natural e um dos pais da biogeografia. Além de naturalista, ele foi explorador, colecionador, geógrafo, antropólogo e crítico político.

O que é a teoria de Wallace?

Wallace afirmava que os seres vivos evoluíam e novas espécies surgiam por meio da seleção do ambiente (seleção natural). Darwin e Wallace apresentaram um trabalho conjunto sobre evolução na Sociedade Lineana de Londres.

Qual foi a maior descoberta de Charles Darwin?

Em sua principal obra, Darwin propôs que a evolução ocorreria graças ao mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os seres vivos, a todo tempo, estariam lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aquele mais apto a sobreviver nele.

Porque Darwin é considerado o pai da evolução?

Alguns pesquisadores já falavam sobre uma possível evolução das espécies, mas Darwin foi o primeiro a oferecer provas científicas e explicar o mecanismo que a torna possível: a seleção natural. Por causa disso, ele se tornou um dos pensadores e cientistas mais importantes da história.

O que explica a teoria da evolução?

A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.

Qual foi a principal ideia defendida por Darwin quanto à evolução das espécies?

Desenvolvida principalmente por Charles Darwin, a teoria do Evolucionismo afirma que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural.

Qual foi a grande contribuição de Darwin para a teoria da evolução?

“Sem dúvida, a explicação da evolução por meio da seleção natural é a grande contribuição do Darwin. Ele não apenas escreveu essa teoria, como também chamou grandes especialistas de cada área da Biologia para buscar formas de demonstrar que a evolução ocorria por seleção natural.

Como Darwin explicaria a evolução das girafas?

De acordo com Darwin, existiam girafas de pescoço longo e de pescoço curto, sendo as de pescoço longo mais aptas a viverem no ambiente. Darwinismo é o nome dado à teoria evolucionista baseada nas ideias de Charles Darwin.

Artigo anterior
Quantas Bola de Ouro Neymar tem 2021?
Artigo seguinte
Quais livros da Bíblia foram escritos por Lucas?