O que pode ser considerado discriminação no trabalho?

Perguntado por: Alexandre Gaspar  |  Última atualização: 25. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

A discriminação no trabalho é um ato de preconceito de um profissional contra outro, com o objetivo de inferiorizá-lo ou ridicularizá-lo no ambiente de trabalho. Essa prática discriminatória é originada por ideias preconceituosas sobre gênero, raça, idade, cor, deficiência, entre outras características.

Quais os tipos de discriminação ao trabalhador?

Discriminação direta e indireta – Qual é a diferença?
  • Discriminação de gênero.
  • Discriminação por gravidez.
  • Discriminação etária.
  • Discriminação por orientação sexual.
  • Discriminação por deficiência.
  • Discriminação por raça e motivos relacionados.

O que caracteriza discriminação no ambiente de trabalho?

Pressupõe, conjuntamente: repetição (habitualidade); intencionalidade (fim discriminatório); direcionalidade (agressão dirigida a pessoa ou a grupo determinado); e temporalidade (durante a jornada de trabalho, repetição no tempo).

Como provar discriminação no trabalho?

Mostre que você não está aceitando a situação e que considera esse comportamento uma agressão. Essa demonstração pode ser feita oralmente – falando diretamente à pessoa causadora da discriminação – se houver condições para isso. Uma opção é tornar a demonstração mais formal e enviá-la por email.

Quais são os exemplos de discriminação?

Humilhar, falar mal, desqualificar, tratar de forma diferente uma pessoa ou um grupo de pessoas são formas de discriminação.

Discriminação no trabalho | Jornada

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de discriminação?

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.

Como saber se estou sofrendo preconceito no trabalho?

Como identificar se estou sendo discriminado no ambiente de trabalho? Você pode estar sendo discriminado se perceber práticas como uso de linguagem discriminatória, assédio moral, pagamento desigual para funções semelhantes, disciplina seletiva e falta de acessibilidade.

Que atitudes podem causar discriminação em um ambiente de trabalho?

Os tipos de discriminação no ambiente de trabalho mais comuns são os preconceitos de raça e de gênero. Um bom exemplo é a diferença salarial entre homens e mulheres na mesma posição, ou entre pessoas brancas e negras que fazem o mesmo trabalho.

O que é um ato discriminatório?

Discriminar é o ato de diferenciar, distinguir, separar. Pode ser empregado em sentido negativo, com a conotação de preconceito, como no exemplo a seguir: — Queremos combater todo tipo de violência: contra negro, contra indígena, contra branco.

Como identificar uma discriminação?

IV – Discriminação: compreende toda distinção, exclusão, restrição ou preferência fundada na raça, etnia, cor, sexo, gênero, religião, deficiência, opinião política, ascendência nacional, origem social, idade, orientação sexual, identidade e expressão de gênero, ou qualquer outra que atente contra o reconhecimento ou ...

Quais os tipos mais comuns de discriminação?

  • Discriminação direta ......................... ...
  • Discriminação estrutural ................ ...
  • Discriminação indireta ..................... ...
  • Discriminação institucional .......... ...
  • Discriminação intergeracional .... ...
  • Discriminação negativa ................... ...
  • Discriminação positiva ....................

Qual a diferença entre preconceito e discriminação no ambiente de trabalho?

Preconceito é ter ideias negativas ou estereotipadas sobre um grupo de pessoas. Discriminação é agir de maneira injusta ou desigual contra esse grupo por causa dessas ideias.

Quais os dois tipos de discriminação?

4º -, aponta para duas vertentes da discriminação: um conteúdo positivo e outro, negativo.

Como a empresa deve agir em caso de discriminação?

O QUE FAZER? - O funcionário que sofre discriminação no ambiente de trabalho deve comunicar o fato ao seu superior hierárquico, para que o mesmo possa punir, por meio de advertência, suspensão e, até mesmo, se houver reincidentes discriminações, demissão por justa causa, a pessoa que comete o ato de discriminação.

Como processar uma empresa por discriminação?

Vítima de discriminação deve recorrer à Justiça trabalhista; testemunhas e provas são essenciais. O trabalhador que sofre algum tipo de preconceito no trabalho pode ter direito à indenização por dano ou assédio moral. Para isso, é necessário recorrer à Justiça trabalhista.

Qual é a diferença entre discriminar e descriminar?

Discriminar, com a letra i, é o ato de separar, diferenciar ou até mesmo especificar algo. Já descriminar, com e, indica que algo deixou de ser um crime, em uma ação contrária ao verbo criminar.

O que é uma discriminação indireta?

Considera-se que existe discriminação indireta sempre que em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem, uma disposição, critério ou prática aparentemente neutra coloque uma pessoa ou grupo de pessoas numa situação de desvantagem, designadamente em comparação com outra ...

O que configura discriminação?

Do ponto de vista jurídico, discriminação é toda distinção, exclusão ou pre- ferência fundada na raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional, origem social ou outros critérios de discriminação, que tenha por efeito destruir ou alterar a igualdade de oportunidade ou de tratamento.

Qual é a diferença entre preconceito e discriminação?

O preconceito racial é imaterial, é um pensamento, um sentimento criado e transmitido dentro da nossa cultura. Já a discriminação racial é a manifestação material do preconceito, através de um conjunto de ações: políticas, econômicas, educativas, sempre condicionadas pelo racismo.

Qual é a lei da discriminação?

1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação: "Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."

O que fazer quando se sente mal no trabalho?

Quando você se sentir mal no trabalho, tente encontrar uma maneira de relaxar. Pode ser fazer uma caminhada rápida, respirar fundo ou meditar. Se você puder sair do trabalho por um tempo, vá fazer uma atividade que você goste, como ler um livro ou assistir a um filme. Isso pode ajudar a diminuir a tensão e o estresse.

Quando vc não se sente bem no ambiente de trabalho?

Nos casos em que o seu trabalho gera um alto nível de estresse e pressão emocional a longo prazo, os primeiros sinais de despersonalização podem surgir. Quando isso ocorrer, é vital buscar ajuda com um profissional para tratar disso da forma certa, sem trazer mais prejuízos à sua saúde mental.

É normal se sentir mal no trabalho?

Na prática, isso acontece quando profissionais passam por situações estressantes e desafiadoras no ambiente de trabalho que se tornam crônicas. A sensação de esgotamento geralmente ocorre quando você está sobrecarregado no trabalho e sente que não consegue mais acompanhar o ritmo de entregas do seu trabalho.

O que é discriminação positiva exemplos?

A discriminação positiva ocorre quando uma ação tem o objetivo de criar condições desiguais para favorecer as vítimas da desigualdade. Por exemplo: cotas raciais e sociais em faculdades públicas.

O que é discriminação direta e indireta?

Se a discriminação direta geralmente expressa práticas discriminatórias contra indivíduos, a discriminação indireta tem um caráter coletivo, pois tem como pressuposto a identificação de formas. que afeta minorias raciais, o que as impede de entrar nas instituições universitárias].

Artigo anterior
Qual é o conjunto de astros e estrelas?
Artigo seguinte
Quantos km faz a mt-03 2021?