Como dar nome aos compostos orgânicos?

Perguntado por: Rafael Tomé de Antunes  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).

Como dar nome à compostos orgânicos?

Para dar nomes aos compostos orgânicos de cadeias normais você deve seguir os seguintes passos:
  1. PASSO 1 - Identifique a quantidade de carbonos da cadeia carbônica.
  2. PASSO 2 - Verificar a presença de insaturações entre carbonos.
  3. PASSO 3 - Identificar qual a função orgânica do composto.
  4. PASSO 4 - Dar o nome ao composto.

Como dar nome aos compostos químicos?

Podemos também deduzir o nome de um composto a partir de sua fórmula estrutural. → São três carbonos, então prefixo prop; → todos os carbonos são unidos por ligações simples (infixo an); → para descobrir o sufixo, é preciso reconhecer na fórmula os grupos de átomos que definem a função do composto.

Como podemos definir os compostos orgânicos?

Os compostos orgânicos são aqueles que possuem como elemento principal o carbono. Além do carbono, os principais elementos que também aparecem na maioria das moléculas orgânicas são hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, halogênios (flúor, cloro, bromo e iodo) e enxofre.

Quais são as principais características dos compostos orgânicos?

Compostos orgânicos são praticamente insolúveis em água, mas por outro lado, tendem a se dissolver em outros compostos orgânicos, sejam eles polares ou apolares. Toda regra tem exceção e alguns compostos orgânicos que são polares podem se dissolver na água, como o ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona, etc.

Nomenclatura dos Compostos Orgânicos

33 questões relacionadas encontradas

São exemplos de compostos orgânicos?

Compostos orgânicos naturais – são aqueles produzidos pelos seres vivos, como, por exemplo, carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos (DNA e RNA), vitaminas, petróleo, gás natural, metano, entre outros.

Como se nomeia os compostos inorgânicos?

A nomenclatura característica dos hidrácidos é dada pela regra: ÁCIDO nome do elemento + ÍDRICO. Ex.: HCl – ácido clorídrico. Oxiácidos: ácidos que contém o elemento oxigênio em sua estrutura.

Como devemos fazer para dar nome a um hidrocarboneto?

A nomenclatura de hidrocarbonetos é definida a partir de três elementos básicos: prefixo + infixo + sufixo. Essa denominação varia de acordo com o número de carbonos da cadeia principal e as ligações realizadas entres eles.

Como você faria para reconhecer e nomear uma substância orgânica?

A nomenclatura de substâncias formadas por cadeia aberta contém três partes:
  1. o prefixo, que indica a quantidade de átomos de carbono presentes na cadeia principal;
  2. o intermediário, que indica o tipo de ligação entre os átomos de carbonos;
  3. e o sufixo, que indica a função a que pertence o composto orgânico.

Como é dado o nome aos hidrocarbonetos?

Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas. → Alcanos: são os hidrocarbonetos que não possuem insaturação.

Como nomear uma cadeia?

A nomenclatura das cadeias ramificadas utiliza a regra básica da IUPAC, com prefixo, infixo e sufixo, além da posição e do nome das ramificações presentes na estrutura.

Como identificar hidrocarboneto?

Hidrocarbonetos são moléculas apolares, homogêneas e formadas por átomos de carbono e hidrogênio. Podem ser saturados, como no caso dos alcanos e cicloalcanos, nos quais não se tem a presença de duplas ou triplas ligações, ou podem ser insaturados, como alcenos, alcinos, ciclenos, entre outros.

Quais são os compostos inorgânicos?

Compostos inorgânicos são todas as substâncias formadas por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes, e que não contenha em sua estrutura átomos de carbono formando cadeias e ligados ao hidrogênio.

Como saber se é Ico ou OSO?

Oxiácidos

Todos os ácidos acima terminam em ICO. Eles servem como referência para dar nome aos demais oxiácidos. Se diminuirmos o número de oxigênio destes ácidos, utilizamos a terminação OSO.

Quais são as substâncias inorgânicas?

A água e os sais minerais são substâncias inorgânicas encontradas na célula. Essas duas substâncias são fundamentais para a realização de diversos processos e reações químicas.

O que é nomenclatura e exemplos?

O que é Nomenclatura:

Nomenclatura é o conjunto de nomes e designações usados no âmbito de uma area específica do conhecimento. ... Por exemplo, na nomenclatura dos seres vivos, em biologia, o nome das espécies deve sempre ser em latim.

Quais são os 4 principais compostos orgânicos?

Os Compostos Orgânicos

Os principais grupos de compostos que formam os seres vivos são os seguintes: proteínas (e as enzimas), carboidratos, lipídeos e vitaminas.

Quais são os compostos orgânicos e inorgânicos?

Composto formado por moléculas de carbono. Compostos orgânicos sintéticos: como remédios e plástico, por exemplo; têm bases naturais, mas só existem porque são manipulados em laboratórios. ... Composto Inorgânico: não é um sistema vivo. Composto formado por metais, não metais e ou hidrogênio.

Quais são as principais funções orgânicas?

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos.

São exemplos de hidrocarbonetos?

A principal fonte de hidrocarboneto é o petróleo. Por conta disso, o hidrocarboneto está presente em vários derivados como querosene, parafina, gás natural, gasolina, vaselina, óleo diesel, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), polímeros (como, por exemplo o plástico e a borracha), dentre outros.

Qual a principal característica do hidrocarboneto?

Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados por átomos de carbono e hidrogênio. Além disso, não conduzem corrente elétrica. A química orgânica é responsável por estudar diversos tipos de compostos. Dentre eles estão os hidrocarbonetos, caracterizados por serem moléculas formadas por carbono (C) e hidrogênio (H).

O que é H3c CH2 CH3?

Classificação dos éteres

Éter assimétrico: quando a estrutura do composto tem cadeias de carbono diferentes. Exemplo: H3c - CH2 - O - CH3; Éter cíclico: cadeia fechada.

Como numerar uma cadeia?

A numeração da cadeia sempre se inicia com o número 1 em um dos carbonos da dupla. Assim sendo, o número 2 automaticamente fica no outro carbono da dupla. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível ao carbono do radical.

Como numerar a cadeia?

Regras para numeração da cadeia principal

Quando uma série de ramificações estiver presente na cadeia principal, sendo elas iguais ou não, a numeração a ser escolhida deve ser a que fornece a menor sequência de números. A contagem correta é a de cima, que possui a menor sequência de números.

Artigo anterior
O que é uma cooperativa exemplos?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura um bimestre escolar 2021?