Como cuidar de uma pessoa com paralisia cerebral?
Perguntado por: Yasmin Violeta Azevedo Nogueira Barbosa | Última atualização: 25. April 2025Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)
Não se intimide, trate-a com naturalidade e respeite o seu ritmo, porque em geral essas pessoas são mais lentas. Tenha paciência ao ouvi-la, pois a maioria tem dificuldade na fala. Há pessoas que confundem esta dificuldade e o ritmo lento com deficiência intelectual.
Como lidar com uma pessoa que tem paralisia cerebral?
Evite fazer gestos bruscos ou segurar objetos em frente à boca. Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exagero. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar. Ao falar com uma pessoa surda, procure não ficar contra a luz, e sim num lugar iluminado.
Quais as dificuldades de uma pessoa com paralisia cerebral?
As alterações da parte motora incluem, problemas na marcha (como paralisia das pernas), hemiplegia (fraqueza em um dos lados do corpo), alterações do tônus muscular (espasticidade caracterizada por rigidez dos músculos) e distonia (contração involuntária dos membros).
Quem tem paralisia cerebral pode voltar ao normal?
A paralisia cerebral não tem cura e seus problemas duram toda a vida.
Quem tem paralisia cerebral pode ter uma vida normal?
Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com PC podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades.
PARALISIA CEREBRAL-TRATAMENTO/EQUIPE MULTIDISCIPLINAR/CUIDADOR #PC #paralisiacerebral
Quantos anos vive com paralisia cerebral?
Em um estudo realizado por esses autores, 99% de indivíduos com PC leve sobreviveram até 30 anos. Entre aqueles com quatro comorbidades graves, apenas 33% sobreviveram até 30 anos de idade.
Quem tem paralisia cerebral pensa normal?
Na verdade, pessoas com paralisia cerebral não apresentam necessariamente deficiência intelectual. Há indicações na literatura específica de que muitas apresentam desempenho cognitivo bastante elevado.
Quem tem paralisia cerebral sente dor?
JPA/DICYT Um estudo realizado pelo Instituto Universitário de Integração na Comunidade (INICO) da Universidade de Salamanca indica que 41,8% das crianças com paralisia cerebral sentem dor e que isto tem um impacto muito importante na qualidade de vida dos afetados, principalmente no aspecto psicológico.
O que leva uma pessoa a ter paralisia cerebral?
Paralisia cerebral pode ser causada por lesão cerebral durante a vida intra-uterina ou no nascimento. Também podem ser adquirido após o nascimento. Neste caso, paralisia cerebral geralmente é causada por lesões cerebrais nos primeiros meses ou anos de vida.
Quem tem paralisia cerebral enxerga?
As crianças portadoras de paralisia cerebral apresentam uma proporção maior de alterações oculares quando comparadas com crianças normais de mesma idade. Estas alterações estão presentes em 60 a 90% dos casos como demonstra a literatura.
Qual a pior paralisia cerebral?
A paralisia cerebral atáxica é o caso mais raro da doença consequência de um maior acometimento cerebelar, que é essencial para as funções motoras do corpo humano, tais como manutenção do equilíbrio, coordenação, refinamento de movimentos voluntários e aprendizagem motora.
Quais os 4 tipos de paralisia cerebral?
As pessoas com paralisia cerebral podem ser classificadas, de acordo com a característica clínica mais dominante, em espástico, discinético e atáxico (CANS et al., 2007).
Qual o tipo de paralisia mais grave?
Na paralisia cerebral espástica, que representa de 70% a 80% dos casos, os músculos são rígidos e fracos, podendo afetar o movimento de braços e pernas.
Como é viver com paralisia cerebral?
Dependendo da localização da lesão, a capacidade de movimento do seu filho pode ser afetada. A PC é a causa mais comum de distúrbios do movimento em crianças. A paralisia cerebral afeta principalmente a mobilidade. Por exemplo, quando andar é difícil, isso pode afetar a vida diária de toda a sua família.
Como é uma pessoa com paralisia cerebral?
A paralisia cerebral atáxica caracteriza-se por um distúrbio da coordenação dos movimentos em razão da dissinergia, apresentando, usualmente, uma marcha com aumento da base de sustentação e tremor intencional; é ocasionada por uma disfunção no cerebelo (ROSENBAUM et al., 2007).
Quem tem paralisia cerebral têm direito a aposentadoria?
Dependendo da gravidade da condição e das limitações que ela impõe à pessoa, a paralisia cerebral pode causar incapacidade permanente. A pessoa pode ser elegível ao Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-LOAS), a aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença.
Quem tem paralisia cerebral pode ter filhos?
A ginecologista Paula Fettback, que tem acompanhado o caso, explica que não há nada que impeça Nathalia de engravidar e dar à luz um bebê saudável.
O que é a marcha em tesoura?
Marcha em Tesoura:
Nestes casos, há a alternância cruzada em cada passo, devido principalmente à Paralisia Cerebral ou a doença de Little. Está marcha se dá pelo encurtamento dos músculos adutores do quadril, provocando a adução das coxas, de modo que os joelhos se cruzam um na frente do outro.
Quais são os sintomas da paralisia?
- Dificuldade para falar ou comer.
- Paralisia leve ou grave de um lado do rosto.
- Dificuldade para fechar o olho ou mexer a boca.
- Espasmos musculares faciais.
- Salivação em excesso.
- Dor no rosto.
- Dores de cabeça.
- Dores de ouvido e zumbido.
Como identificar o tipo de paralisia cerebral?
- paralisia cerebral espástica é o tipo mais comum e ocorre em > 80% dos casos (2). ...
- A PC atetoide ou discinética é o segundo tipo mais comum. ...
- PC atáxica é rara e resulta do envolvimento do cerebelo ou de suas vias. ...
- PC mista é comum — mais frequentemente com espasticidade e atetose.
O que significa paralisia cerebral Diplégica espástica?
Diplegia Espástica
Esta forma de paralisia cerebral afeta ambas as pernas, em vez de todo o corpo. Cerca de uma em cada cinco crianças com PC tem diplegia espástica, que também é conhecida como Doença de Little, em homenagem ao médico que escreveu pela primeira vez sobre esta forma de paralisia cerebral.
O que trabalhar com uma criança com paralisia cerebral?
Atividades como brincar com massa de modelar, giz de cera para pintarem livremente, rasgar e amassar folhas de papel ou revistas que podem ser utilizadas em uma colagem, entre outras atividades muito importantes para a estimulação da coordenação motora e da da preensão fina (segurar objetos).
Quais são os exames que podem ser realizados para identificar a paralisia cerebral?
Os exames mais comuns incluem: Ressonância Magnética. Tomografia computadorizada. EEG (eletroencefalograma)
Quais são os tipos de paralisia?
Paraplegia: paralisia parcial dos membros inferiores; Triparesia: paralisia parcial de três membros; Tetraparesia: paralisia parcial dos quatro membros; Hemiparesia: paralisia parcial dos membros de um lado do corpo (por exemplo, braço e perna do lado direito).
Como fazer que um homem se apaixonar por outro homem?
Quais são os exames dermatológicos?