Como copiar um TCC e não plagiar?

Perguntado por: Lara Fonseca  |  Última atualização: 22. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (56 avaliações)

Separamos algumas dicas de como evitar o plágio no seu TCC ou trabalho acadêmico:
  1. Citar corretamente o material utilizado.
  2. Parafrasear o texto-base.
  3. Revisar o texto escrito.
  4. Utilizar software anti-plágio.
  5. Nunca “copiar e colar” qualquer material utilizado no trabalho sem citar.

Como fazer um TCC e não parecer plágio?

Fazer uma cópia fiel de parágrafos inteiros sem dar os créditos da autoria é considerado plágio. A ABNT orienta como fazer esse tipo de transcrição, chamada de citação direta. O trecho que será usado integralmente no TCC deve ser colocado entre aspas duplas, seguido pela referência.

O que acontece se eu copiar um TCC?

A cópia integral ou parcial de obras pode resultar no recolhimento dos materiais que contenham o plágio e até mesmo indenização ao autor plagiado. Plagiar é um ato criminoso! É importante conhecer as maneiras corretas de utilização de conteúdos de terceiros, evitando todo e qualquer tipo de plágio.

Como tirar o plágio do TCC?

A solução que resolve PARTE do problema é utilizar um software detector de plágio. Uma ferramenta que identifica similaridades textuais e indica textos e autores que também utilizaram aquele trecho. Existem dezenas de ferramentas como essas no mercado.

Como disfarçar plágio?

Para remover o plágio do seu trabalho, é necessário parafrasear o texto. Uma forma de garantir a autencidade é por alterar a ordem das frases ou mudar as palavras do texto por sinônimos. Não é uma tarefa fácil reformular o texto, por isso criamos esse reformulador de texto.

Copiar temas de TCC é plágio? | André Fontenelle

16 questões relacionadas encontradas

Pode copiar e colar no TCC?

Quando você quer fazer a transcrição fiel de um trecho, ou seja, “copiar e colar” uma citação, você deve usar a citação direta. Nesse formato, você pode apenas inserir a citação do autor e adicionar as três informações sobre a obra em parênteses ao final da citação, sendo o nome do autor em letras maiúsculas.

Quantos por cento de plágio pode ter um TCC?

Seu TCC deve ser 100% original e com 0% de plágio. Ou seja, caso você tenha passado seu TCC no farejador de plágio e acusou mais de 3%, você deverá tomar algumas medidas. Você deverá analisá-lo e encontrar: Citações indiretas que tenham caído em plágio e corrigi-las, todas elas.

Pode usar ChatGPT para fazer TCC?

É nesse contexto que o ChatGPT surge como uma possível ferramenta, capaz de auxiliar na elaboração do TCC. O ChatGPT faz uso de inteligência artificial e é treinado com uma grande quantidade de informações, podendo gerar respostas coerentes e semelhantes às dadas por humanos.

Pode usar ChatGPT no TCC?

De maneira nenhuma.

É plágio usar o ChatGPT?

A pergunta questiona se o ChatGPT, como software, pode ser plagiado. Sim, ele pode, se em seu processamento de informação não atribuir corretamente a autoria (da fonte da qual obtém as respostas) ou se reproduzir textos sem autorização do autor.

O que mais reprova no TCC?

Plágio e falta de referências adequadas. Desorganização e falta de coesão textual. Problemas com a formatação ABNT.

Quais são os 7 tipos de plágio?

Tipos de plágio
  • Plágio completo. O plágio completo é a forma mais grave de plágio e verifica-se quando um pesquisador pega um manuscrito ou estudo que outra pessoa criou e submete-o como se fosse seu. ...
  • Plágio baseado na fonte. ...
  • Plágio direto. ...
  • Autoplágio. ...
  • Plágio parafraseado. ...
  • Autoria imprecisa. ...
  • Plágio em mosaico. ...
  • Plágio acidental.

Qual o percentual para ser considerado plágio?

Trabalho com detecção de plágio há algum tempo e frequentemente sou questionado sobre qual o percentual de plágio tolerável. Minha resposta é bastante direta: Não existe percentual de plágio aceitável!

Como usar ChatGPT sem plágio?

Gratuito tem a opção reecrever. Mas para quem deseja dar aquela garantida no texto e evitar totalmente o plágio e suas consequências, o serviço tem também - pagando - a opção de recriar o texto. Simples de usar. Joga o texto (CTRL+V) num box e o site te devolve no box ao lado o texto reescrito ou recriado.

Como saber se o seu TCC é plágio?

Para verificar plágios, recomendamos os seguintes programas e sites:
  1. Turnitin. URL: http://www.turnitin.com/ ...
  2. iThenticate. URL: http://www.ithenticate.com/ ...
  3. Plagiarism detect. URL: http://plagiarism-detect.com/ ...
  4. Plagius. ...
  5. Ephorus. ...
  6. Jplag. ...
  7. Farejador de Plágio. ...
  8. DOC Cop.

É proibido usar ChatGPT no TCC?

Não é possível apenas utilizar o ChatGPT para artigo científico, TCC, ou outros. Também é possível solicitar que o chat crie tabela com informações, planilhas, listas, dentre outras formas de texto.

Como descobrir se o aluno usou ChatGPT?

Para verificar se um texto foi escrito pelo ChatGPT, é possível utilizar o próprio GPTZero como referência. Comparar os estilos de escrita e a qualidade do texto com as características típicas do ChatGPT pode ajudar a identificar se um conteúdo foi gerado por essa IA.

Como saber se meu aluno usou ChatGPT?

Alguns sinais comuns incluem:
  1. Uso de linguagem excessivamente formal ou informal.
  2. Falta de coerência ou coesão.
  3. Uso de clichês ou frases comuns.
  4. Estruturas de frase repetitivas.
  5. Erros gramaticais.

É crime pagar para fazer TCC?

O que pode acontecer se você comprar o TCC? Entenda neste post. Conheça todos os problemas que você pode ter ao comprar um TCC ou um trabalho acadêmico. Talvez você não saiba, mas comprar TCC pronto ou pagar para alguém fazê-lo é ilegal.

É errado usar o ChatGPT?

A Universidade Sciences Po, na França, também proibiu o uso do Chat GPT para evitar plágio e fraudes. Isso porque a inteligência é facilmente capaz de escrever redação, fazer resumos, resolver exercícios de matemática, dentre várias outras funções.

O que evitar em um TCC?

O que mais reprova no TCC?
  • Plágio (copiar o trabalho de outra pessoa);
  • Não obedecer às normas da ABNT;
  • Fuga do tema delimitado;
  • Não saber responder as perguntas da banca no dia da apresentação;
  • Não apresentar o Trabalho no prazo estipulado;
  • Não entregar o TCC.

O que não é plágio?

Não são plágios:

5) Descrever com suas palavras o trecho do livro citando a referência: forma correta de agir durante a redação de um trabalho; Exemplo: Segundo Slack (2002), qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma por meio de uma administração de produção.

Como saber se um texto é plágio online?

NoPlag é um ótimo verificador de plágio que compara a sua redação a artigos publicados online para detectar possíveis casos de plágio. Grammarly ganha pontos pela sua interface limpa e fácil de usar e sua eficácia como verificador de plágio, que compara palavras a mais de 8 bilhões de páginas da web.

Como funciona a verificação de plágio?

Identificação dos elementos textuais. Dividindo o documento inteiro em pedaços menores de frases semanticamente relacionadas. Filtrando os caracteres e símbolos exclusivos. Começa a verificar se há plágio nos portais locais.

Como tirar o plágio de um texto?

A citação é um dos principais aspectos da remoção de plágio. Se o seu conteúdo não for reformulado corretamente, as citações também podem não funcionar bem. É por isso que a regra geral para parafrasear é descrever algo com suas próprias palavras e depois dar crédito ao autor original.

Artigo anterior
Quem tem mais de 70 anos paga Imposto de Renda?
Artigo seguinte
Quais são as tendências do mercado de cosméticos em 2021?