Como controlar os exames periodicos?

Perguntado por: Sofia Doriana Cardoso de Marques  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (27 avaliações)

Nós compartilhamos com você algumas dicas que vão ajudar a sua equipe a manter o gerenciamento dos exames sempre em dia, acompanhe!
  1. Realize a programação dos exames periódicos. ...
  2. Tenha cuidado ao antecipar exames ocupacionais sem necessidade. ...
  3. Envie a convocação de exames ocupacionais.

O que diz a CLT sobre exame periódico?

O que a lei diz sobre os exames periódicos? A Consolidação de Leis Trabalhistas brasileiras prevê que toda empresa é obrigada a realizar exames periódicos em seus funcionários. Os exames estão regulados pelo artigo 168 da Norma Regulamentadora 07 (NR-07) da CLT.

Qual NR fala sobre exames periodicos?

O exame periódico está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é regulamentada pela Norma Regulamentadora 07 (NR7) que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Separamos o que o regulamento diz sobre os exames periódicos. Veja a seguir: “7.4.3.2.

Pode usar exame periódico como demissional?

Enfim, o exame periódico serve como demissional em casos específicos, onde se faz necessário avaliar a situação. Em outras palavras, é preciso estudar o grau de risco da empresa, em relação ao trabalho exercido por aquele funcionário, e os prazos dos demais exames.

Como controlar ASO?

Controle de ASO
  1. O controle dos ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) deve ser realizado de forma preventiva a fim de permitir tempo hábil para suas renovações.
  2. Para ASO periódicos que possuem exames complementares, é importante que esse controle seja deflagrado no mínimo sessenta dias antes dos vencimentos.

Exame Médico Periódico

32 questões relacionadas encontradas

O que é o Pcmso de uma empresa?

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), é uma importante ferramenta para a preservação da saúde dos colaboradores de uma empresa. As corporações estão buscando se adequar a essas regras para evitar acidentes de trabalho que podem levar a processos judiciais.

Quanto tempo vale o exame periódico para demissional?

Pela NR-7, os exames podem ser reaproveitados para a demissão conforme abaixo: 1 – Empresas graus de risco I e II o ASO pode ser reaproveitados por 135 dias para a demissão; 2 – Empresas graus de risco III e IV o ASO pode ser reaproveitado por 90 dias para a demissão.

Quanto dias o exame periódico para demissional?

Assim, o exame médico demissional é feito obrigatoriamente até a data de homologação (confirmação da demissão), caso o último exame periódico tenha sido realizado há mais de: 135 dias, para empresas de grau de risco 1 e 2; 90 dias, para empresas de grau de risco 3 e 4.

Quanto tempo vale o exame periódico?

Periódico. Realizados de acordo com as normas da empresa, os exames periódicos acontecem com intervalos pré-determinados. Para trabalhadores entre 18 e 45 anos, eles são realizados a cada dois anos. Já para menores de 18 e maiores de 45, o exame periódico é anual.

O que diz o artigo 168 da CLT?

Redação anterior (original): Art. 168 - Deverá ser evitada, tanto quanto possível, na atmosfera dos locais de trabalho a existência de suspensoides tóxicos, alergênicos, irritantes ou incômodos para o trabalhador.]

O que diz a NR 07?

A NR 7 determina a implementação, nas empresas e instituições, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – o PCMSO. A norma tem por objetivo, justamente, a preservação da saúde do conjunto dos colaboradores, em todos os ramos de atividades.

Quais são os exames periódicos na empresa?

O exame médico periódico compreende avaliação clínica, exames laboratoriais, radiológicos/imagem e complementares designados conforme idade, sexo e grau de exposição a fatores de riscos nos ambientes de trabalho (físicos, químicos, biológicos e ergonômicos), conforme o Decreto nº 6.856/2009.

Sou obrigado a fazer exame periódico na minha folga?

Logo, os exames periódicos devem ser realizados durante a jornada de trabalho do empregado e não em seus dias de folga ou férias. Caso contrário, a folga/férias perderiam a sua finalidade, haja vista que o empregado estaria à disposição do empregador.

Porque a empresa pede para fazer exame periódico?

Os exames médicos periódicos são fundamentais para avaliação do estado de saúde dos trabalhadores, e tem como um dos objetivos orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos, a que estão expostos em seus ambientes laborais.

Quando é realizado o exame periódico?

O exame médico periódico tem previsão legal, assim como os exames admissional, demissional e de retorno ao trabalho – quando o funcionário fica afastado por mais de 30 dias. Sendo assim, sua principal função é a de proteger a saúde do trabalhador.

O que acontece se não fizer o exame periódico?

Quando as empresas não fazem o exame periódico, elas ficam sujeitas a multas e autuação junto aos órgãos fiscalizadores. Além disso, caso o trabalhador alegue que adquiriu uma doença ocupacional ou teve sua condição agravada diante dessa negligência, ela pode arcar com grandes prejuízos.

Qual é o objetivo principal do PCMSO?

Tem como objetivo principal a promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, com o caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos relacionados à saúde do trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos ...

Quem faz o PCMSO da empresa?

Como são feitos os exames PCMSO? O PCMSO é elaborado e assinado pelo médico do trabalho que atua como coordenador do programa na empresa. Indicado pelo empregador, esse profissional deve fazer parte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da organização.

Quem deve realizar o PCMSO?

É importante destacar que, de acordo com o item 7.3.1 da NR 7, compete ao empregador elaborar e efetivamente implementar o PCMSO e observar sua eficácia, além de custear todos os procedimentos sem qualquer ônus aos trabalhadores.

Como fazer um controle de faltas?

Como fazer o controle de faltas da sua empresa?
  1. Informação prévia da necessidade de agência pelo aplicativo Oitchau com análise e autorização ou negativa do gestor pelo próprio app em tempo real;
  2. Apresentação de documentos como atestados para justificar a ausência ao trabalho.

Como fazer planilha de absenteísmo no Excel?

Planilha de Controle de Absenteísmo em Excel
  1. Cadastro de Funcionário. A primeira etapa de uso da planilha é cadastrar seus funcionários indicando área, cargo e as horas trabalhadas por mês.
  2. Cadastro de Áreas e Cargos. ...
  3. Controle das Faltas. ...
  4. Controle de Atrasos. ...
  5. Relatório de Absenteísmo.

Que tipo de exame periódico?

O Exame Periódico é a análise clínica do trabalhador que o médico realiza para avaliar se o funcionário poderá (ou não) continuar a realizar uma determinada atividade laboral (em termos médicos).

Onde se aplica a NR 7?

A nova NR-7 passa a vigorar um ano após a publicação, ou seja, apenas em março de 2021 e se aplica às organizações e aos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como aos órgãos dos poderes legislativo e judiciário e ao Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do ...

Artigo anterior
Como o Banco do Brasil ajuda o meio ambiente?
Artigo seguinte
Qual palavra pode substituir viável?