Como conseguir histórico hospitalar?

Perguntado por: Luciana Neuza Freitas Cruz Branco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (31 avaliações)

Aplicativo Fly Saúde, desenvolvido pela Betha Sistemas, estrá sendo usado em pelo menos 20 cidades brasileiras, permitindo que usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) carreguem no próprio celular ou tablet seu histórico médico da rede pública de atendimento.

Como ter acesso ao histórico hospitalar?

Quando o profissional atualiza as informações no prontuário, o paciente recebe uma notificação no aplicativo Conecte-SUS Cidadão. As informações podem ser acessadas por meio do celular, computador ou tablet, utilizando o CPF.

Como conseguir meu histórico médico?

Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.

Quem pode solicitar prontuário médico do paciente?

Todo paciente pode solicitar e receber a cópia do prontuário médico, de acordo com o que consta no Código de Ética Médica e também no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente?

O médico ou a instituição de saúde não podem restringir o acesso do paciente (ou do representante legal) à cópia do seu prontuário médico. Essa norma está descrita no artigo 88 do Código de Ética Médica.

Tutorial para gerar o Boletim e Histórico Escolar na SED

20 questões relacionadas encontradas

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente internado?

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente? De acordo com a Resolução 1.605/2000 do Conselho Federal de Medicina (CFM), apenas o paciente pode ter acesso à cópia do prontuário, salvo algumas exceções.

Como ver o prontuário do paciente?

Os documentos podem ser reproduzidos? Cópias do prontuário só podem ser fornecidas mediante uma autorização do paciente. Por mais que haja uma solicitação judicial, cabe à comissão de prontuários decidir se deve ou não ser acatada.

Como saber o número do prontuário do SUS?

No site https://portaldocidadao.saude.gov.br, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.

Quanto tempo fica arquivado prontuário de pacientes?

O Conselho Federal de Medicina, na Resolução do CFM n.º 1.821/07 estabelece que os documentos médicos em suporte de papel devem ser arquivados por tempo não inferior a 20 (vinte) anos, a partir da data do último registro de atendimento do paciente.

Quais são os tipos de prontuários?

Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.

Quais são os tipos de prontuário eletrônico?

Existem 3 tipos de prontuários eletrônicos disponíveis para uso em serviços de saúde e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
  • 1 – Prontuário eletrônico com base de dados local. ...
  • 2 – Prontuário eletrônico híbrido. ...
  • 3 – Prontuário eletrônico em nuvem.

Quais os tipos de prontuários encontrados nas unidades hospitalares?

Quais os tipos de prontuário do paciente
  • Prontuário físico. O prontuário físico é o modelo tradicional, também conhecido como prontuário de papel. ...
  • Prontuário Eletrônico de Paciente. ...
  • 2.1 Prontuário Eletrônico do Cidadão.

O que deve constar no prontuário do paciente?

O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...

O que não pode ter no prontuário do paciente?

O que não deve ser feito no Prontuário
  • Escrever à lápis.
  • Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
  • Deixar folhas em branco.
  • Fazer anotações que não se referem à paciente.

Qual a ordem do prontuário?

§ 1º - O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina.

Como é composto quais informações o prontuário do paciente?

Conteúdo: devem constar obrigatoriamente no prontuário os dados de identificação do paciente, anamnese, exame físico, resultados de exames, hipóteses diagnósticas, diagnóstico(s) definitivo(s), tratamento realizado, evolução diária, procedimentos realizados.

O que é um prontuário de enfermagem?

O prontuário é um suporte essencial para a prestação de cuidados de saúde, sendo protegido pelo sigilo médico. Quando preenchido de maneira completa e correta, esse documento simplifica a identificação de doenças, riscos no tratamento e a escolha da abordagem mais adequada a cada paciente.

O que é um prontuário médico?

Feito no consultório ou hospital, o prontuário é composto de informações valiosas tanto para o paciente como para o próprio médico. Seu principal objetivo é facilitar assistência ao paciente.

Como fazer um prontuário hospitalar?

Como fazer um prontuário corretamente
  1. Crie um prontuário para cada paciente. O prontuário consiste em um documento individual. ...
  2. Preencha os dados de identificação com o máximo de informações. ...
  3. Tenha esmero na realização da anamnese. ...
  4. Faça notas de evoluções diárias. ...
  5. Elabore o sumário de transferência.

Qual prontuário eletrônico escolher?

Essas opções são os módulos. Logo, o melhor prontuário eletrônico é aquele modular e em tela única. Dessa forma, você garante que os profissionais médicos de sua clínica terão todas as informações em apenas uma tela. A seleção de módulos por especialidade facilita a utilização do prontuário.

Qual a diferença entre o prontuário de papel e o eletrônico?

Validade Jurídica – O uso prontuário de papel apresenta valor documental e pode ser utilizado como prova jurídica. Vale ressaltar, no entanto, que o prontuário eletrônico, ao contrário do que muitos possam pensar, possui características muito similares ao convencional no que diz respeito aos aspectos legais.

Como funciona o prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico é uma ferramenta que armazena e disponibiliza os dados do paciente. É um sistema que possibilita aos profissionais de saúde registrarem informações (anotações, exames, prescrições) que podem ser acessadas facilmente.

Quanto tempo pode ser guardado exames médicos?

Os exames que incluem imagem e laudo são parte do prontuário médico e devem ser armazenados nas instituições por 20 anos, seja no formato físico ou digital. Após esse período, os documentos podem ser eliminados ou entregues ao paciente.

Como arquivar prontuários médicos?

Você vai ver um roteiro que pode auxiliar sua equipe no arquivamento, preservação e proteção dos dados.
  1. Digitalize os documentos. ...
  2. Faça uma escala de prioridades das informações. ...
  3. Escolha um sistema para organizar os prontuários. ...
  4. Adote um protocolo e treine os funcionários. ...
  5. Atenção ao local de armazenamento.

Como solicitar exames antigos?

Toda solicitação de documentos referentes aos atendimentos deve ser realizada no Serviço de Arquivamento Médico e Estatística mediante documento com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação) e CPF.

Artigo anterior
Pode Dar suspensão de 5 dias?
Artigo seguinte
Qual a chance de engravidar na menopausa?