Como configura o crime de deserção?

Perguntado por: Vera Cristiana de Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (4 avaliações)

O crime de deserção configura-se pela simples ausência (crime formal), por mais de oito dias, e se concretiza no nono dia, contado como primeiro dia o de sua ausência da unidade.

O que caracteriza a deserção?

No serviço militar, quando existe uma ausência no posto de trabalho de mais de 8 dias sem que haja licença ou aviso, o servidor é considerado um desertor segundo o Código Penal Militar Brasileiro. A ação é conhecida como "crime de deserção" e a punição prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção.

Por que desertar é crime?

3 CRIME DE DESERÇÃO

É classificado como crime próprio, pois somente poderá ser praticado por sujeito militar. Célio Lobão (2004, p. 258), ensina sobre o crime de deserção é propriamente militar “por ser tratar-se de infração penal específica e funcional do ocupante de cargo militar”.

Quando o militar é considerado desertor?

Desertor - o militar que se ausentar, sem licença, da Unidade em que serve, ou do lugar em que deva permanecer, por mais de 8 (oito) dias (art 187 do Código Penal Militar); pena de detenção de 6 (seis ) meses a 2 (dois) anos.

Quando um policial é considerado desertor?

125 /90 estabelece que, o policial militar que contar com menos de 05 (cinco) anos de efetivo serviço, será automaticamente excluído ou demitido, após oficialmente declarado desertor.

CRIME DE DESERÇÃO (PROCEDIMENTO GERAL) - DIREITO MILITAR - PROF MARCUS LUNA

21 questões relacionadas encontradas

O que é Soldados desertores?

[Militar] Militar que deserta, que deixa a tropa ou foge ao serviço militar.

Quando o soldado desiste?

Na terminologia militar, deserção é o abandono do serviço ou posto por um militar sem permissão de um superior e é feito com o intuito de não regressar à sua posição ou função. Na maioria dos países que mantêm forças armadas permanentes, a pena para deserção costuma ser prisão ou expulsão.

Quantos dias para ser desertor?

O crime de deserção configura-se pela simples ausência (crime formal), por mais de oito dias, e se concretiza no nono dia, contado como primeiro dia o de sua ausência da unidade.

Quando o militar é considerado ausente?

Nos termos do artigo 89 da Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 (Estatuto dos Militares), é considerado ausente o militar que, por mais de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, deixar de comparecer à sua organização militar sem comunicar qualquer motivo de impedimento ou ausentar-se, sem licença, da organização ...

Quais os casos assimilados à deserção?

Comete o delito assimilado ao de deserção o militar que não se apresenta no lugar designado, dentro de oito dias, após o prazo de trânsito ou de férias.

Quem comete crime de deserção?

Comete crime de deserção em tempo de paz, no Brasil, todo militar da ativa que pratica qualquer uma das condutas tipificadas nos arts. 187 e 188, I a IV (deserção simples), 190, caput e §§ 1º, 2º e 2º-A (deserção especial), e 192 (deserção por evasão ou fuga) do CPM. À exceção do inciso IV do art.

O que é um exército Desarranchado?

[Militar] Que deixou de comer, de fazer suas refeições no quartel, por consentimento ou por ordem de seus superiores. substantivo masculino [Militar] Soldado que, por ordem ou com o aval de seus superiores, deixou de comer, de fazer suas refeições no quartel.

Qual a pena para deserção no Brasil?

§ 3º Se a deserção for praticada em concerto de quatro ou mais militares : Pena - reclusão, de dois a oito anos. § 4º Se o desertor for oficial, a pena é aumentada de um terço. Art.

O que é deserção no novo CPC?

É o efeito produzido sobre o recurso pelo não cumprimento do requisito do preparo no prazo devido, ou seja, sem o pagamento das custas devidas, o recurso torna-se descabido, provocando a coisa julgada sobre a sentença apelada.

O que é deserção no processo do trabalho?

AUSÊNCIA DE RECOLHIMENTO DAS CUSTAS RECURSAIS. NÃO CONHECIMENTO. Segundo o § 1º do artigo 789 da CLT , as custas processuais serão pagas pelo vencido, após o trânsito em julgado da decisão.

Qual o artigo de deserção?

Uma das formas para cometimento do crime de deserção está capitulada no art. 187 do CPM, assim destacado: “Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou de lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias: Pena – Detenção, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena é agravada.”

É considerado ausente o policial militar que deixa de comparecer ou se afasta de sua organização por mais de vinte e quatro horas consecutivas?

Se o soldado da PMCE deixar de comparecer, por mais de vinte e quatro horas consecutivas, à sua organização militar, sem licença e sem comunicar qualquer impedimento, será considerado ausente.

O que é abandono de posto militar?

2.1 Abandono de posto

Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de serviço que lhe tenha sido designado, ou o serviço que lhe cumpria, antes de terminá- lo: Pena – detenção, de três meses a um ano.

O que é extravio de militar?

O extravio do militar na ativa acarreta interrupção do serviço militar, com o conseqüente afastamento temporário do serviço ativo, a partir da data em que o mesmo for oficialmente considerado extraviado. § 1º A exclusão do serviço ativo será feita 6 (seis) meses após a agregação por motivo de extravio.

O que acontece se for expulso do Exército?

§ 1º O expulso será considerado isento do Serviço Militar e a sua reabilitação obedecerá ao estabelecido no parágrafo 6º do Art. 110, deste Regulamento.

Quando o militar da União ou estadual é considerado desertor?

Do art. 187 do CPM (BRASIL, 1969a), tem-se que a deserção consiste em “ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias”. A este delito, o Código determinou pena de detenção de seis meses a dois anos, sendo a pena agravada se o culpado for oficial.

O que caracteriza o crime de motim?

O motim é crime militar próprio, em que o sujeito ativo é o militar. Motim é um crime que só militares e seus assemelhados podem cometer. O dolo, elemento do tipo, é o genérico, não existindo a modalidade culposa no motim. Tanto o motim como a revolta são crimes que exigem ação penal pública incondicionada.

Tem como desistir de servir o Exército?

Caso deixe de comparecer ao Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) estará sujeito ao pagamento de multa e sua situação militar estará irregular.

O que acontece se não comparecer na seleção militar?

O brasileiro alistado que não se apresentar durante a época de seleção de sua classe ou que, tendo-o feito, ausentar-se sem a ter completado, estará em débito com o Serviço Militar na situação de “REFRATÁRIO”.

Pode desistir de servir o Exército?

Para ser dispensado desta maneira, ele precisa apresentar dois documentos: um requerimento assinado por ele solicitando o serviço alternativo mesmo este não existindo e outra declaração de uma instituição filosófica, política ou religiosa provando que ele faz parte dela e tem tais convicções.

Artigo anterior
Por que Jesus é chamado de Nazareno?
Artigo seguinte
Como aumentar o volume de água de uma nascente?