Como comprovar despesas médicas Imposto de Renda?

Perguntado por: António Telmo Gonçalves  |  Última atualização: 7. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)

A declaração da consulta médica no IRPF acontece na seção de Pagamentos Efetuados. Clique em “Novo” e selecione o “Código 10 - Médicos no Brasil”, referente a gastos com consultas médicas. Em seguida, insira o beneficiário do serviço (titular, dependente ou alimentando), CPF, nome do prestador e valor.

Como comprovar despesas médicas no ir?

Todos os comprovantes que contenham o nome, endereço e CPF ou CNPJ de quem recebeu os pagamentos, a assinatura do prestador do serviço e o nome do beneficiário (caso não seja o próprio titular da declaração). Um cheque nominal endereçado ao médico também serve como comprovante. São eles: recibos emitidos.

Como fazer a comprovação documental das despesas médicas declaradas?

Como comprovar as despesas médicas

A Receita Federal pode solicitar o comprovante dos pagamentos com serviços médicos. Então, sempre solicite recibo dos prestadores, com seus respectivos dados: Nome / Razão Social. CPF / CNPJ.

Como declarar gastos com saúde no Imposto de Renda?

Onde incluir essa despesa na Declaração do IR
  1. Vá em "Pagamentos Efetuados"
  2. Abra a opção "Novo" e escolha o código correspondente ao tipo de despesa: plano de saúde, médico, clínica, dentista ou outra categoria de profissional.
  3. Informe se a despesa se refere ao titular da declaração, ao seu dependente ou alimentando.

Que tipo de despesas médicas podem ser deduzidas do ir?

Despesas cobertas por seguros; Óculos, cadeiras de rodas, muletas, próteses de silicone e botox; Medicamentos, vacinas e testes de COVID-19; Despesas com outros profissionais como nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais e instrumentadores cirúrgicos, a menos que estejam na fatura hospitalar.

COMO DECLARAR DESPESAS MÉDICAS NO IMPOSTO DE RENDA (NA PRÁTICA!) | IR Bot

21 questões relacionadas encontradas

Quais documentos comprovam despesas médicas na malha fina?

A recomendação é que o contribuinte tenha as notas fiscais, recibos e também comprovantes de pagamento como Pix, extrato bancário, fatura do cartão de crédito ou canhoto da folha de cheque para justificar as despesas. Os comprovantes ainda devem estar no nome do paciente, independentemente de quem pagou o valor.

Como funciona a dedução de despesas médicas?

Como funciona a dedução de despesas médicas? Para ter direito à dedução de custos com serviços médicos e hospitalares, é preciso fazer a declaração no modelo completo. A versão simplificada não conta com abatimentos porque já oferece desconto de 20% em cima da base de cálculo do imposto.

O que acontece se não declarar despesas médicas?

As multas de 75% ou de 150% serão aplicadas no caso de lançamento de ofício --ou seja, quando a Receita manda uma notificação ao contribuinte. Para evitar isso, o contribuinte deve acompanhar o processamento de sua declaração pela internet.

Sou obrigado a declarar despesas médicas?

Publicado em 26/05/2023 - 07:20 Por Edgard Matsuki - Brasília. Os gastos com despesas médicas devem ser considerados na hora de se buscar uma restituição do Imposto de Renda.

Como tirar o extrato da Unimed para Imposto de Renda?

O Demonstrativo do Plano de Saúde para a Declaração de Imposto de Renda pode ser retirado no app Unimed SP-Clientes, WhatsApp e no Portal do Beneficiário.

Qual recibo é válido para Imposto de Renda?

Para o contribuinte que vai fazer a sua declaração, tanto faz se o recibo que ele tem é de um CPF ou de um CNPJ. O importante é que ele tenha esse recibo e lance corretamente na sua declaração. Nesse caso, ela deve ser no modelo completo — observa Fernandes.

Tem que declarar o PIX?

Os casos em que se deve declarar Pix são: “Se você recebeu dinheiro via Pix por algum serviço prestado, por exemplo, esse valor deve ser declarado como rendimento tributável, na ficha de rendimentos recebidos de pessoa física ou de pessoa jurídica, conforme o caso”, explica o executivo.

O que é comprovante de despesas médicas?

O recibo médico é o documento que comprova que realmente houve a prestação de serviços e é com ele que o paciente pode solicitar desconto de parte das despesas médicas no Imposto de Renda.

Como deduzir despesas com dentista no ir?

A declaração das despesas odontológicas é feita na aba Pagamentos Efetuados no programa da Receita Federal. O código referente aos dentistas no Brasil é o 11. Escolhido o código, o paciente precisa informar se quem recebeu o serviço é titular ou dependente, em um campo de marcação simples.

O que posso colocar como pagamentos efetuados na declaração?

Quando o plano é contratado diretamente pelo contribuinte, todos os pagamentos realizados ao longo do ano devem ser declarados. Esses valores são dedutíveis e devem constar na ficha “Pagamentos Efetuados”, usando o código 26. O CNPJ da operadora, o total pago e, se houver, a parte não dedutível devem ser informados.

Quanto posso deduzir com dentista no Imposto de Renda?

Similarmente às despesas médicas, as despesas com tratamentos odontológicos não possuem limite para dedução na declaração de Imposto de Renda. Para tanto, exige-se a comprovação do tratamento através de receituário odontológico bem como nota fiscal em nome do beneficiário.

Pode declarar no Imposto de Renda gastos com medicamentos?

Por fim, será possível deduzir do IRPF os gastos com medicamentos de uso contínuo e alto custo usados fora do ambiente hospitalar pelo prazo de cinco anos, contado da entrada em vigor da referida lei.

Qual o limite de despesa médica para Imposto de Renda?

Despesas médicas: as deduções continuam sem limite, ou seja, o contribuinte pode declarar todo o valor gasto e deduzi-lo do Imposto de Renda.

Pode declarar exames laboratoriais no Imposto de Renda?

As despesas médicas e hospitalares permitem dedução na declaração do Imposto da Renda 2023 e podem ajudar o contribuinte a aumentar sua restituição ou reduzir o imposto a ser pago.

Como evitar cair na malha fina da Receita Federal?

Deve-se declarar a totalidade dos rendimentos tributáveis e, é óbvio, não fraudar qualquer valor ou documento”, destaca. De acordo com a Receita Federal, utilizar a declaração pré-preenchida é uma forma de reduzir as chances de erro e evitar a malha fina.

Como não ser pego pela Receita?

Como não cair na malha fina?
  1. Tenha os documentos em mãos. ...
  2. Cuidado com erros de digitação. ...
  3. Rendimentos isentos também precisam ser declarados. ...
  4. Atenção na hora de declarar dependentes. ...
  5. Informe o valor real dos seus bens. ...
  6. Informe o saldo das suas contas bancárias corretamente. ...
  7. Acompanhe o status da sua declaração.

Quanto tempo leva para sair da malha fina?

A Receita Federal tem 5 (cinco) anos para analisar qualquer declaração, retida ou não em malha, e pode solicitar documentos e informações adicionais.

Como declarar recibo de médico?

Para declarar despesa com consulta, por exemplo, o contribuinte deve optar pelo código 10 (Médicos no Brasil). Na sequência, é preciso informar com quem a despesa foi realizada (titular ou dependente), o CPF e nome do profissional prestador do serviço e o valor pago.

Quem movimenta muito dinheiro no Pix tem que declarar Imposto de Renda?

“Sejam pagas por Pix ou outra forma de pagamento, as despesas devem constar na declaração”, afirma. Resumindo, tanto faz se você paga pensão alimentícia por Pix, em dinheiro ou via DOC, por exemplo. A forma de pagamento não altera o preenchimento da declaração.

Quem faz Pix pode cair na malha fina?

Transações via Pix precisam ser declaradas

Assim, você poderá cair na famigerada malha fina.

Artigo anterior
É crime ser agiota?
Artigo seguinte
Quais o sintomas de câncer na perna?