Como classificar frete?

Perguntado por: Iara Violeta Soares  |  Última atualização: 5. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)

Na contabilidade, o frete sobre vendas (quando o cliente compra seu produto) é classificado como despesa comercial, não diretamente relacionado ao produto final. No entanto, o frete sobre compras (como na compra de matéria-prima) é considerado custo, pois está relacionado à produção da mercadoria.

Que tipo de despesa é o frete?

Custos ou despesas variadas

Alguns exemplos de custos ou despesas variáveis incluem os gastos com bens de produção e matéria-prima, comissões de vendedores, frete e outros.

Como lançar despesas com frete?

Como lançar despesas com frete? O frete deve ser lançado como uma despesa separada na contabilidade, no período em que é incorrido. Ele não pode ser calculado no valor de venda.

Como saber se o frete e CIF ou FOB?

frete CIF: o pagamento é feito na origem pela empresa fornecedora ou quem irá remeter a encomenda, ou seja, antes do despacho; frete FOB: o pagamento é realizado pelo cliente, geralmente quando o produto é recebido em seu destino final.

Como saber o tipo de frete?

Abaixo, detalhamos cada tipo de frete.
  1. 0 = Contratação do Frete por conta do Remetente (CIF); ...
  2. 1 = Contratação do Frete por conta do Destinatário (FOB); ...
  3. 2 = Contratação do Frete por conta de Terceiros; ...
  4. 3 = Transporte Próprio por conta do Remetente; ...
  5. 4 = Transporte Próprio por conta do Destinatário;

COMO CALCULAR FRETE - Cálculo de Frete (Parte 1)

37 questões relacionadas encontradas

Quantos tipos de frete existem?

A partir disso, separamos os 5 principais tipos de frete para você conhecer as características de cada um, conforme mostramos a seguir.
  • Normal. Trata-se da modalidade de serviço entre o contratante e o transportador, onde não há ajuda de terceiros. ...
  • Redespacho. ...
  • CIF. ...
  • FOB. ...
  • Intermodal.

Quando o frete e CIF?

O que é Frete CIF? No frete CIF o vendedor é responsável por todos os custos e riscos que envolvem o transporte da mercadoria até o destinatário. Em caso de problemas, toda a responsabilidade é da loja e não do cliente. Esta é a modalidade mais usada quando se trata de venda direta entre clientes e pessoas físicas.

Quando o frete é FOB quem paga?

A sigla FOB, em inglês, significa free on board — livre a bordo. Nele, quem paga pelo transporte é o comprador das mercadorias transportadas, ou seja, o destinatário. Por isso, a compra pode ser mais barata que no formato CIF, mas o destinatário tem de arcar com custos de entrega.

Quem paga o frete FOB e CIF?

Resumindo: No frete CIF, o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é o responsável pela mercadoria até que seja entregue no destino. No frete FOB, é o destinatário quem paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria.

O que significa FOB no frete?

O que é frete FOB? FOB é a sigla para “free on board”, que, em português, pode ser traduzido para “livre a bordo”. Essa sigla serve para descrever um tipo de frete em que o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte de alguma mercadoria assim que ela é colocada a bordo de um meio de transporte.

Como é considerado o frete na contabilidade?

Na contabilidade, o frete sobre vendas (quando o cliente compra seu produto) é classificado como despesa comercial, não diretamente relacionado ao produto final. No entanto, o frete sobre compras (como na compra de matéria-prima) é considerado custo, pois está relacionado à produção da mercadoria.

Como funciona o frete na nota fiscal?

Para saber se o frete é CIF ou FOB, basta olhar para a nota fiscal. No caso do FOB, o valor do frete fica destacado na nota fiscal, já que o valor do transporte é pago pelo cliente, enquanto no CIF o valor não é mencionado na nota, já que, normalmente, está embutido no preço final do produto.

Pode colocar frete na nota fiscal?

Nas saídas de mercadorias sujeitas às normas comuns de tributação, o valor do frete cobrado em separado deve ser incluído na base de cálculo do imposto referente à operação e indicado no campo próprio da Nota Fiscal.

Qual é a classificação das despesas?

duas categorias econômicas da despesa: Despesas Correntes; • Despesas de Capital.

O que é considerado frete?

O frete pode ser entendido como o valor pago pelo contratante do serviço de transporte para que o transportador realize o deslocamento de mercadorias, pessoas ou valores de um local para outro.

Como classificar custos e despesas?

Qual a diferença entre custos e despesas? A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final.

Quem paga o frete na nota fiscal?

Ou seja, toda responsabilidade de transporte, pagamentos de frete e de seguro ficam a cargo do tomador do serviço, sendo ele frequentemente o destinatário.

O que é frete FOB e CIF?

CIF é COST, Insurance and Freight, que recebe a tradução de custo, seguro e frete. O FOB representa Free On Board, e quer dizer livre a bordo. A partir disso, a principal diferença entre as modalidades está na responsabilidade de envio da carga.

Como calcular o frete CIF?

Para determinar o valor do frete CIF, o lojista precisa listar todas as despesas com a operação de entrega do produto, como distância, pedágios, valor da transportadora ou gastos com o motorista e combustível, além do valor do seguro.

Como se chama o frete por conta do cliente?

O frete FOB vem da sigla em inglês de Free on board, que significa “livre a bordo”. Nesse tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos.

Qual diferença entre transporte e frete?

O frete é um tipo de transporte usado para pequenas operações. Ele tem uma logística mais robusta se comparada a outros tipos de transporte, pois envolve a contratação de auxiliares para realizar o serviço. Normalmente, o termo de frete pode ser utilizado quando se trata de levar mercadorias de um ponto a outro.

Qual é o NCM para frete?

NCM 8704 Veículos automóveis para transporte de mercadorias.

Como chama a nota fiscal de frete?

O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) é o documento que deve ser impresso e entregue para a transportadora no momento da coleta ou colada na caixa quando a opção de despacho for postagem.

É obrigatório informar o frete na nota fiscal?

Sobre o preenchimento da Nota Fiscal, cabe registrar que, nas operações em que o vendedor é o responsável contratual pelo frete (como no presente caso), ainda que repasse o custo ao adquirente da mercadoria, deve ser usado o campo “Modalidade do Frete” da Nota Fiscal Eletrônica.

Artigo anterior
O que são ativos permanentes?
Artigo seguinte
Quanto que uma laranja pesa?