O que é o imposto recuperável?

Perguntado por: Mara Lia Magalhães de Figueiredo  |  Última atualização: 22. August 2024
Pontuação: 5/5 (66 avaliações)

O que são impostos a recuperar? Impostos a recuperar são valores de crédito superiores aos débitos de uma empresa após o cálculo do balanço patrimonial, que podem ser usados como desconto no pagamento dos próximos impostos.

O que é um imposto recuperável?

Em resumo, os tributos recuperáveis ​​podem melhorar o balanço patrimonial ao aumentar os ativos da sua empresa por meio da recuperação de valores pagos indevidamente, contribuindo para uma posição financeira mais sólida.

Quais são os impostos recuperáveis na importação?

Quais são os tributos incidentes na importação?
  • Imposto de Importação.
  • IPI.
  • PIS/PASEP.
  • COFINS.
  • Antidumping.
  • CIDE-Combustíveis.
  • Medidas Compensatórias.
  • Medidas de Salvaguarda.

Qual a diferença de impostos a recuperar e a recolher?

O imposto a recolher é uma obrigação que uma pessoa física ou jurídica possui e que obrigatoriamente precisa pagar. Já o imposto a recuperar é um direito dessa empresa, por isso ele é classificado como um ativo. Nesse caso, os impostos recolhidos são recuperados segundo a compensação de tributos.

O que significa recuperação de impostos sobre compras?

Os impostos a recuperar funcionam com uma espécie de crédito nos próximos recolhimentos de tributos na sua empresa. Assim, no exemplo dado, na hora de vender os próximos produtos, o valor tributado em dobro de outras vendas retorna ao seu negócio na forma de um desconto no imposto atual.

O Que São Impostos Recuperáveis e Não Recuperáveis

45 questões relacionadas encontradas

O que é imposto não recuperável?

O IPI não recuperável é o que o valor desse imposto recolhido pelo fornecedor ou pela indústria que não pode ser compensado, na operação posterior, com débitos do mesmo tributo pelo adquirente.

Quais são os impostos não recuperáveis?

PIS e COFINS – Crédito Presumido - Produtos de Origem Animal ou Vegetal. PIS e COFINS – Exclusões na Base de Cálculo. PIS e COFINS – Importação.

Quando o ICMS é recuperável?

De fato, o imposto estadual é não cumulativo. Por ser recuperável no momento da venda, seu valor deve ser destacado do estoque sempre que a mercadoria for destinada ao comércio ou indústria.

Como contabilizar os impostos a recuperar?

Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas "IPI a Recuperar" e "ICMS a Recuperar".

Quais impostos podem ser restituídos?

PIS, COFINS, INSS, IRPJ, CPP, CSLL e IPI são os impostos que podem ter os valores pagos erroneamente reembolsados por meio da restituição do Simples Nacional. Feita via internet, esse processo é respaldado por lei e permitido a MEIs, MEs e EPPs participantes desse regime tributário.

Quais países não tem Imposto de Importação?

Uma ótima oportunidade de negócios para vizinhos como o Brasil. Além disso, duas regiões administrativas especiais chinesas, Macau e Hong Kong, possuem tarifa 0, algo que ajudou as localidades a serem conhecidas como paraísos para os negócios.

Qual o valor máximo para não pagar Imposto de Importação?

Projeto aumenta limite de isenção de Imposto de Importação sobre compras internacionais. O Projeto de Lei 3498/23 aumenta de 50 dólares para 100 dólares o limite de isenção das compras internacionais e também reduz de 60% para 20% a alíquota de importação sobre essas compras.

Quais tributos são recuperáveis?

Os impostos recuperáveis pelas empresas na atividade industrial são o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o ICMS. A recuperação de tributos pode ser feita usando de procedimentos administrativos ou ajuizamento de ação judicial. Essa ação se deve quando a companhia paga impostos a mais do que o necessário.

Quando o IPI é recuperável ou não?

O IPI não recuperável no comércio é o valor que não pode ser compensado, em função de o fornecedor não ser contribuinte do imposto. Na indústria, o que é pago em uma cadeia deve sofrer o abatimento do que foi cobrado na etapa anterior, pela lógica da não cumulatividade.

Qual a diferença do imposto a pagar é imposto a restituir?

Imposto devido: é o valor total de impostos que você deve pagar ao governo com base em sua renda tributável. Imposto a restituir: é a quantia que você pagou a mais do que o valor devido durante o ano fiscal e que será devolvida a você.

Qual a diferença entre a recuperar e compensar?

Os impostos a recolher representam uma obrigação da empresa para com o governo, relativos a um montante devido e recebem classificação passiva. Os impostos a recuperar, por sua vez, são valores que já foram recolhidos e que podem ser recuperados (em partes) mediante a compensação de tributos.

O que é imposto a compensar?

Impostos a compensar são valores referente a tributos já recolhidos e/ou retidos para os quais a empresa pretende recuperar mediante compensação com tributos da mesma natureza. São contas classificadas no Ativo.

Quais impostos entram no estoque?

Existem seis principais impostos sobre vendas de produtos: ICMS, COFINS, PIS e PASEP, IRPJ, CSLL e IPI e, se você quiser ter certeza de que a sua empresa ou os consumidores da marca estão pagando esses tributos, basta consultar a Nota Fiscal de cada item vendido.

O que quer dizer a sigla ICMS?

ICMS é a sigla que identifica o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

Como funciona o ICMS a recuperar?

A recuperação de créditos de ICMS é o processo pelo qual as empresas podem reaver valores do imposto que tenham pago indevidamente ou a mais. Isso ocorre em diversas situações, como quando a empresa compra insumos, realiza exportações, ou se beneficia de programas de incentivo fiscal.

Quem recupera ICMS?

A recuperação de crédito (ICMS) é justamente a reclamação sobre os incidentes. A partir de uma análise tributária e fiscal, a empresa é capaz de identificar tais valores e pedir o ressarcimento – isso pode acontecer através de descontos em outros tributos ou por meio de retorno financeiro.

Quem tem direito à restituição ICMS?

Empresas que adquirem produtos com ICMS-ST e revendem internamente ao consumidor final, poderá realizar o ressarcimento ou complemento do imposto sobre a diferença da margem aplicada. O ICMS-ST é calculado sobre uma margem estipulada pelo governo.

O que é o PIS e Cofins?

O PIS e Cofins são tributações previstas nos artigos 195 e 239 da Constituição Federal. PIS é a abreviação de Programa de Integração Social e COFINS significa Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.

Qual tributo não é imposto?

Isso significa que multas, por exemplo, não são tributos. Além disso, o conceito afirma que o tributo é uma prestação instituída em lei. Ou seja, um novo tributo só pode ser criado com a aprovação de uma lei aprovada pelo poder legislativo competente.

O que significa DAS do MEI?

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DAS-MEI) é a taxa mensal obrigatória que o microempreendedor individual precisa pagar para obter direitos e benefícios.

Artigo anterior
O que são países de industrialização clássica?
Artigo seguinte
Quais eram as atividades desenvolvidas pelos jesuítas?