Como calcular resistência equivalente com 3 resistores?

Perguntado por: Leticia Borges Coelho  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (13 avaliações)

O que é.
  1. A equação para um total de n resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/R1)+(1/R2)+(1/R3)..+(1/Rn)}
  2. Vejamos o seguinte exemplo. Dado R1 = 20 Ω, R2 = 30 Ω e R3 = 30 Ω.
  3. A resistência equivalente total para os 3 resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/20)+(1/30)+(1/30)} = 1/{(3/60)+(2/60)+(2/60)}

Como calcular a resistência equivalente de um circuito com 3 resistores?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico.

Como se calcula a resistência equivalente?

Req = R1 + R2 + R3 + R4 .. Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).

Como calcular a resistência de um resistor?

Calcule a resistência usando a potência e a corrente.
  1. P = VI (potência = tensão x corrente).
  2. A lei de Ohm afirma que V = IR.
  3. Substitua IR por V na primeira fórmula: P = (IR)I = I2R.
  4. Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = P / I2.

Como é calculado a resistência equivalente de um circuito com resistores em série?

Para calcularmos a resistência equivalente em série, basta somarmos cada uma das resistências, desse modo, a resistência equivalente da associação em série será de 100 Ω.

Associação de Resistores em Paralelo - Equação Geral - Cálculo da Resistência Equivalente

34 questões relacionadas encontradas

Como calcular a tensão de resistores em série?

Vamos usar um exemplo de circuito com três resistores em série: R1, R2 e R3. Esse circuito é alimentado por uma bateria de 12 volts.
...
Calcule a tensão de cada resistor.
  1. Tensão do R1 = V1 = (1,2 A)(2 Ω) = 2,4 volts.
  2. Tensão do R2 = V2 = (1,2 A)(3 Ω) = 3,6 volts.
  3. Tensão do R3 = V3 = (1,2 A)(5 Ω) = 6,0 volts.

Como calcular resistência equivalente circuito misto?

Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente.

O que é a primeira lei de Ohm?

A primeira Lei de Ohm diz que a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. Já na segunda Lei de Ohm, ele determina que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com constituição do material e é proporcional ao seu comprimento.

Como calcular a corrente?

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Como calcular uma resistência mista?

Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.

Como calcular a corrente de um resistor em série?

Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.

Como calcular r1 em um circuito série?

R=V/I: A resistência é o quociente da voltagem (V) ÷ a corrente(I). Lembre-se, quando os resistores estão em paralelo, existem muitos diferentes caminhos para um fim, então a resistência total será menor do que de cada percurso.

Como se calcula a tensão?

Para encontrar essa tensão vamos precisar do valor da corrente que ainda não temos. Então, para chegar a este valor vamos usar a fórmula da lei de Ohm: Corrente é igual a tensão, dívida pela soma das resistências. A corrente é o que estamos buscando, a tensão é 24V, a resistência 1 – 6Ω e a resistência 2 – 2Ω.

Como funciona um circuito misto?

Um circuito misto é aquele que dispõe de componentes eletrônicos conectados tanto em paralelo quanto em série, associados a uma só fonte de tensão. O circuito misto , possui alguns pontos de consumo ligados em série e outros em paralelo, ou seja, apresenta seus elementos ligados uns em série e outros em paralelo.

Como calcular a intensidade da corrente?

A intensidade da força aplicada a um determinado objeto é o produto entre sua massa e sua aceleração. Podemos representar essa relação através da seguinte fórmula: Força = Massa x Aceleração.

Como calcular a amperagem?

Para saber quantos ampères seu aparelho precisa para um bom funcionamento e sem risco de queimar, faça a seguinte conta: Watts do aparelho dividido por Volts (W/V). Por exemplo, um chuveiro tem 6800W e a voltagem é 220V, com a divisão o resultado é 30.9 ampères.

Como calcular o kilowatt hora?

Para calcular o consumo de um equipamento elétrico, verifique a potência W (Watts) do mesmo, multiplique esta potência pelo tempo estimado de funcionamento (Horas Por Dia) e divida por 1.000. Desta forma teremos o consumo em kWh do equipamento por dia.

O que diz a Lei de On?

A lei de Ohm afirma que o potencial elétrico é produto da resistência pela corrente elétrica. As leis de Ohm permitem calcularmos importantes grandezas físicas, como a tensão, corrente e a resistência elétrica dos mais diversos elementos presentes em um circuito.

O que é a DDP?

A diferença de potencial de uma pilha (ddp) mede a intensidade da corrente elétrica que depende dos valores dos potenciais de redução e oxidação dos eletrodos. ... A intensidade dessa corrente elétrica ou força eletromotriz (E) da pilha pode ser medida por meio de um aparelho chamado voltímetro.

O que diz a primeira lei de Kirchhoff?

1ª lei de Kirchhoff: lei dos nós

De acordo com as leis de Kirchoff, a soma de todas as correntes que chegam a um nó do circuito deve ser igual à soma de todas as correntes que deixam esse mesmo nó. Essa lei é uma consequência do princípio de conservação da carga elétrica.

Artigo anterior
Qual a cor de tinta combina com porcelanato bege?
Artigo seguinte
Como saber se tenho enxaqueca crônica?