Como calcular o pKa a partir do Ka?

Perguntado por: Gustavo Edgar de Pinho  |  Última atualização: 16. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)

O pKa é definido como o log negativo do Ka. Se a gente quiser calcular, por exemplo, o pKa do metanol, o que a gente tem que fazer é pegar o Ka dele e fazer o log negativo. Então, o pKa seria o log negativo de 2,9 vezes 10⁻¹⁶.

Como calcular o pKa com Ka?

PKa é igual a -log de Ka. Então, se a gente quiser encontrar, por exemplo, o PKa para o metanol, a gente só precisa pegar esse valor, 2,9 vezes 10⁻¹⁶, e tirar -log dele. Bom, vamos usar uma calculadora para fazer essa conta.

Como calcular o pH a partir do Ka?

Obs.: Lembrando que pH é igual a -log Ka.
  1. pH = 6.
  2. [sal]/[ácido]

Qual a diferença entre Ka e pKa?

A constante de acidez (Ka) geralmente é expressa pelo negativo do seu logaritmo (pKa). do seu ácido conjugado, ou seja, quanto maior o pKa do ácido conjugado, mais forte será a base. Quanto mais forte for o ácido, mais fraca será a sua base conjugada, e vice-versa!

Qual é a fórmula de Ka?

Em geral, a reação entre um ácido e a água pode ser traduzida por: HA (aq) + H2O (l)? A- (aq) + H3O+ (aq) sendo a constante de acidez (Ka) dada pela seguinte expressão: Ka = [A-]e[H3O+]e/[HA]e. A constante de acidez é uma constante de equilíbrio que só varia com a temperatura.

Revisão Ka e pKa | Resonância e Química Ácido-Base | Química orgânica | Khan Academy

45 questões relacionadas encontradas

Como calcular pk?

pKa = -log Keq

Sendo que pka é uma constante para determinado ácido, valor esse encontrado em manuais de laboratório, e Keq é a constante de equilíbrio de dissociação do ácido fraco. Assim, geralmente o tampão fosfato é utilizado para menter o pH de uma solução ao redor de 7.

Qual a relação entre pH e pKa?

Quando a gente está dizendo que o pH é igual ao pKa, quer dizer que a gente está elevando 10 a uma potência zero. E todo e qualquer número elevado a zero, vai ser igual a 1. Ou seja, a gente tem 1 na relação entre a concentração de A⁻ e a concentração de HA.

Como calcular o pKa de um ácido?

Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka). Logo, seu valor pode ser determinado por –log [Ka].

Quanto maior o pKa maior o Ka?

Assim como o pH, esta constante também é expressa na forma logarítimica, dando origem ao pKa. Por causa do sinal negativo nessa definição, quanto menor o pKa, maior a constante de equilíbrio (Ka) e, mais forte é o ácido.

O que é o pKa de um ácido?

O pKa é usado para descrever a força dos ácidos . Uma base conjugada (A-) mais estabilizada deslocará o equilibrio da equação acima para direita e, conseguentemente, aumentará a concentração do ácido (H3 O+). Seta Curva (Curly Arrows) indicar o movimento dos elétrons quando ligações são feitas, quebradas ou movidas.

Quanto maior o Ka mais forte e o ácido?

Deste modo, seu valor de Ka é diretamente proporcional à concentração iônica, o que indica que quanto maior for o valor de Ka para um ácido, maior será sua ionização e maior será a força desse ácido.

O que é o Ka?

Entre os antigos Egípcios, o Ka designava uma espécie de alma que acreditavam que existia, tanto nos homens, como nos deuses. O conceito em si é difícil de trasladar hoje para qualquer outra língua viva através de uma só palavra.

O que é pKa de uma substância?

O pKa indica o potencial de dissociação de um herbicida ácido ou básico, ou seja, a capacidade da molécula se dissociar ou ionizar, adquirindo carga (negativa ou positiva), de acordo com o pH do solo e do meio.

Como saber se o ácido e forte pelo Ka?

Por exemplo, o ácido carbônico, H2CO3, tem Ka = 4,2 x 10-7, e o ácido fosfórico, H3PO4, tem Ka = 7,5 x 10-3. Como se pode verificar, o Ka do ácido fosfórico é maior, logo é considerado um ácido mais forte em relação ao ácido carbônico.

Qual é o ácido mais forte que existe?

Ácido fluorantimônico, de fórmula molecular HSbF6, é o mais forte superácido conhecido.

Quanto maior o pKa menor o Ka?

nessa definição, quanto menor o pKa, maior a constante de equilíbrio (Ka) e, mais forte é o ácido.

Qual é o pKa da água?

Como veremos adiante, o cálculo realizado que produz o valor do pKa da água como sendo 15,74 não leva em consideração os argumentos termodinâmicos aqui apresentados.

Quanto menor o Ka maior o pH?

Diz-se que ácidos com um valor de pKa menor que cerca de -2 são ácidos fortes. Definição de pKa. pK a é o logaritmo negativo da base 10 da constante de dissociação ácida (Ka ) de uma solução . pKa = -log 10 K a Quanto menor o valor de pKa , mais forte é o ácido .

Qual o pKa do álcool?

Álcoois (pKa ~ 16) são muito menos ácidos do que ácidos carboxílicos (pKa ~ 4), um fato que pode ser explicado facilmente pela ausência de uma estabilização por ressonância da base conjugada de álcoois (íon alcoxi).

Para que serve a fórmula de Henderson hasselbalch?

Uma forma de determinar o pH de uma solução tampão é usar a equação de Henderson–Hasselbalch, que é pH = pKₐ + log([A⁻]/[HA]).

Como calcular a constante de equilíbrio de uma reação?

A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das pressões parciais dos participantes, sendo chamada, por isso, de Kp. Para calcular o Kp, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das pressões dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.

Como saber se a base é forte ou fraco?

Para reconhecer essa característica, basta analisar o grupo Y que acompanha o hidróxido (OH) na fórmula química ou no nome da base. Se o Y da base for um metal alcalino ou metal alcalinoterroso (com exceção dos elementos berílio e magnésio), ela será forte.

Como calcular o valor de pH?

As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3).

Qual é a base mais forte?

O íon-hidróxido é a base mais forte possível em soluções aquosas, mas existem bases com forças muito maiores do que pode existir na água.

Artigo anterior
Quais são os melhores tratamentos para as doenças respiratórias?
Artigo seguinte
Como é que se escreve de novo?