Como calcular folha de pagamento passo a passo?

Perguntado por: Madalena Magalhães  |  Última atualização: 30. Dezember 2021
Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)

Passo a passo: como calcular a folha de pagamento
  1. Tenha controle sobre as admissões e demissões;
  2. Defina a categoria do funcionário;
  3. Calcule as horas trabalhadas;
  4. Conheça os encargos e descontos;
  5. Coloque o FGTS na folha;
  6. Separe o salário bruto do salário líquido;
  7. Escolha o modelo ideal para fazer sua folha.

Como é feito o cálculo da folha de pagamento?

O cálculo do salário líquido, ou seja, o valor final que o colaborador recebe tirando os descontos é baseado no valor base (bruto), que poderá ser mensal ou horário. Para converter o salário de horas para mensal, basta multiplicar por 220. De mensal para horas, basta dividir por 220.

Como fazer uma planilha de folha de pagamento?

Como fazer uma planilha de folha de pagamento. Inicialmente, a planilha deve conter os dados de cada funcionário, os salários dos mesmos, a porcentagem paga por cada impostos, a quantidade de horas extras e os benefícios. Tendo todos esses dados de cada funcionário, basta dispor eles de forma a calcular o salário.

Como funciona o processo de folha de pagamento?

‍A folha de pagamento reúne informações do empregado e da empresa, gerando um documento que indica todos os valores de remuneração, impostos, descontos e bonificações dos trabalhadores. Assim, assegura que os colaboradores tenham a sua remuneração recebida corretamente, sem atrasos ou faltas.

Como fazer uma planilha de pagamento mensal?

Como fazer uma planilha de gastos
  1. 1 – Adicionar os meses do ano. Se você não está acostumado com esse tipo de ferramenta, uma boa opção é começar por uma planilha de gastos mensais. ...
  2. 2 – Elenque as suas despesas. ...
  3. 3 – Mapeie os seus gastos. ...
  4. 4 – Some e compare. ...
  5. 5 – Estabeleça metas.

Como CALCULAR a FOLHA de PAGAMENTO em 2021? TUDO SOBRE ? (Passo a Passo) [ +Tabela 100% Gratuita]

26 questões relacionadas encontradas

Como é a discriminação da folha de pagamento?

Na folha de pagamento, deverão estar discriminados: - O nome do segurado: empregado, trabalhador avulso, autônomo e equiparado, empresário, e demais pessoas físicas sem vínculo empregatício. ... - A indicação do número de quotas de salário-família atribuídas a cada segurado empregado ou trabalhador avulso.

Como fazer o cálculo do holerite?

Entenda os descontos do seu holerite
  1. O cálculo do salário líquido é uma conta simples em que você soma todos os proventos e subtrai todos os descontos.
  2. O principal item da coluna de proventos é o salário. ...
  3. O INSS, ou Contribuição para Previdência Social, é um valor que você paga sempre que recebe salário.

Como é feito o cálculo do Vale-transporte?

Você, como empregador, deve fazer o desconto do vale-transporte no percentual de 6%. Então, para saber o valor real do desconto é necessário multiplicar o percentual pelo valor do salário, isto é R$ 2000,00 vezes 6%, o que totaliza 120,00.

Como saber se a folha de pagamento está correta?

Essas são as informações que devem aparecer na folha de pagamento:
  1. dados do empregador;
  2. dados do funcionário, assim como seu cargo e função;
  3. descontos realizados e valores acrescentados;
  4. número de dias ou horas trabalhadas;
  5. valor bruto do salário;
  6. valor líquido do salário.

Como fazer o cálculo do salário?

Como calcular o salário proporcional

Para calcular o salário proporcional, basta dividir o valor total por 30 dias e, então, multiplicar essa quantia pelo número de dias trabalhados. 33,70 x 26 = R$ 876,20 (salário proporcional).

Como fazer holerite online?

Passo a passo de como fazer um holerite
  1. Se cadastrar no site (caso ainda não seja cadastrado).
  2. Cadastrar as empresas.
  3. Cadastrar as funções (cargos).
  4. Cadastrar os funcionários.
  5. Fazer holerites.

Como faço para ver meu holerite?

Como Fazer:
  1. Faça Login no Homeprev: Clique aqui.
  2. Acesse a guia Benefícios.
  3. Clique na opção Histórico de Pagamento.
  4. Escolha o mês desejado.
  5. Aguarde o processamento do Relatório.
  6. Clique em Download.
  7. O sistema irá abrir um arquivo PDF que poderá ser impresso ou armazenado conforme sua necessidade.

Qual a diferença entre folha de ponto e folha de pagamento?

Isso quer dizer, todas as informações da folha de ponto dos colaboradores, tais como horas extras, faltas, atrasos, descontos de DSR, adicional noturno entre outros dados. Com essas informações, todos os acréscimos de salários ou descontos são enviados para a folha de pagamento.

Quais as despesas de uma folha de pagamento?

Na folha de pagamento, além dos salários dos funcionários, constam também outros valores, tais como: férias, 13º salário, INSS e IRRF descontados dos salários, aviso prévio, valor do desconto relativo ao vale transporte e às refeições e ainda o valor do FGTS incidente sobre os salários.

Como é feito o fechamento da folha de pagamento?

Como fazer o fechamento da folha de pagamento?
  1. conferir se há o registro da jornada de trabalho total daquele mês;
  2. incluir verbas e valores adicionais (adicional noturno; hora extra; vales; 13° salário; etc.);
  3. informar os descontos (INSS; IRRF; etc.);
  4. conferir gratificação salarial (se houver);

Como fazer uma planilha de controle financeiro pessoal?

Veja como dá para criar uma planilha de gastos simples e de forma fácil.
  1. Reúna os dados. O primeiro passo deve ser separar os documentos (recibos, faturas, holerites, etc.) ...
  2. Crie as colunas e as abas. Para uma planilha de gastos simples, o ideal é contar com poucas informações. ...
  3. Insira os dados. ...
  4. Calcule os totais.

Como calcular os gastos do mês?

5. Some as despesas de cada mês:
  1. Some as despesas de cada mês: Na última linha, insira a soma de todas as despesas de cada um dos meses anteriores. ...
  2. Compare os gastos totais com sua renda mensal: Com suas despesas mensais mapeadas e somadas, fica mais fácil saber se você está gastando mais ou menos do que deveria:

Como montar uma planilha de receitas?

Para um orçamento simples, precisamos colocar números de “renda” e “despesa” (despesas). Usando a função de soma, o Excel totalizará as receitas e as despesas para você. Passo 3: Coloque os meses em que deseja orçar. Digite cada mês em uma célula individual ao longo de uma linha da planilha.

Qual é a função da folha de pagamento?

Qual objetivo da folha de pagamento? O documento tem o propósito de organizar e registrar valores referentes a remunerações dos colaboradores, com os devidos descontos e acréscimos. ... Dessa maneira, o documento tem função contábil e fiscal, além de sua importância operacional.

Quais itens podem estar inseridos na folha de pagamento e como funciona seu pagamento?

Requisitos que devem constar na folha de pagamento:

Descontos realizados, como INSS, contribuição sindica, FGTS, Vales, etc; Número de dias trabalhados; Valores de horas extras, adiantamentos; Valor bruto e líquido do salário.

O que é um sistema de folha de pagamento?

As ferramentas de gestão de folha de pagamento garantem que o pagamento dos funcionários seja feito pontualmente, sem risco de erros. Além disso, esses softwares executam o recolhimento das obrigações sociais e realizam os cálculos de encargos que incidem em cada operação.

Artigo anterior
O que é inventário patrimonial?
Artigo seguinte
O que é creme de leite?