Como calcular circuito de resistores?

Perguntado por: Joel Nuno Paiva de Valente  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

A fórmula necessária para calcular o resistor adequado para o LED é: R = (Vcc – VL) / IL, onde:
  1. R: resistência do resistor adequado para o LED.
  2. Vcc: Tensão da fonte de alimentação.
  3. VL: tensão do LED.
  4. IL: corrente do LED.

Como calcular o valor de um resistor no circuito?

Caso saibas esses dois valores, você pode usar duas fórmulas para calcular a resistência:
  1. P = VI (potência = tensão x corrente).
  2. A lei de Ohm afirma que V = IR.
  3. Substitua IR por V na primeira fórmula: P = (IR)I = I2R.
  4. Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = P / I2.

Como se calcula um circuito?

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Como calcular resistores em circuito misto?

Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente. Primeiramente, combinamos os resistores que estão em paralelo.

Como calcular resistores em série?

Entenda o que isso significa.
  1. A fórmula para calcular um total de n resistores ligados em série é: Req = R1 + R2 + .... Rn Isto é, os valores das resistências dos resistores ligados em série são simplesmente somados. ...
  2. Neste exemplo, R1 = 100 Ω and R2 = 300Ω são ligados em série. Req = 100 Ω + 300 Ω = 400 Ω

Aula 5 - Associação de resistores série e paralelo

40 questões relacionadas encontradas

Como calcular um circuito em série?

Para calcularmos a resistência equivalente em série, basta somarmos cada uma das resistências, desse modo, a resistência equivalente da associação em série será de 100 Ω.

Como calcular circuitos em série e paralelo?

Abaixo seguem as fórmulas da associação de resistores em paralelo:
  1. corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;
  2. resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;
  3. resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);
  4. lei de Ohm: U = R . i.

Como descobrir valor de R1 e R2?

Podemos ver que os resistores R1 and R2 estã conectados em série. Logo, a resistência equivalente deles (vamos destacá-la usando Rs) é a seguinte: Rs = R1 + R2 = 100 Ω + 300 Ω = 400 Ω.

Como calcular à corrente de um resistor em série?

Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.

O que são resistores em série?

Resistores estão em série quando os seus terminais estão ligados um em seguida do outro e não existem ramificações entre componentes.

Como calcular resistores em série paralelo é misto?

Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.

Como funciona um circuito misto?

Um circuito misto é aquele que dispõe de componentes eletrônicos conectados tanto em paralelo quanto em série, associados a uma só fonte de tensão. O circuito misto , possui alguns pontos de consumo ligados em série e outros em paralelo, ou seja, apresenta seus elementos ligados uns em série e outros em paralelo.

Qual é a fórmula para calcular a corrente elétrica?

A corrente elétrica é utilizada em circuitos e, devido ao material que a conduz, pode produzir luz, calor e campo elétrico. Para calcular o seu valor, é possível relacionar a quantidade de carga pelo tempo (i = ΔQ/Δt ou i = n.e/Δt) e pela potência (P = U.i ou P = R.i2).

Como calcular a corrente elétrica total de um circuito?

Isso depende das resistências e dos materiais de cada fio. Sendo assim, a equação para calcular a corrente elétrica total será o somatório das correntes de cada caminho: I(total) = I1 + I2 + I3. Não podemos usar essa fórmula sem os valores individuais de corrente elétrica.

Como calcular as correntes i1 e i2?

Aplicando a lei dos “nós” temos que a corrente i1 é igual a soma das correntes i2 e i3, sendo assim temos que a corrente i2 é igual a diferença entre as correntes i1 e i3. Substituindo os valores na expressão temos que i2 é igual a 0,34 A menos 0,17 A. Dessa forma temos que a corrente i2 é igual a 0,17 A.

Como calcular tensão e corrente em cada resistor?

- A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i4 .. - A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R .

Como calcular o valor de R1?

Em seguida, usa-se a fórmula do divisor de tensão, queda de tensão através da resistência 1 = (entrada de tensão) (resistência do resistor 1)/(resistência total em série), onde o valor de resistência de R1 é a resistência do resistor individual para o qual nós Quer encontrar a queda de tensão.

Como saber o percentual de um valor?

A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.

Qual a tensão em R1?

A tensão sobre R1 é a mesma tensão de Vs, as tensões sobre R2 e R3 somadas, são iguais à tensão sobre R1. Exemplo de um circuito misto. Conforme observado, algumas grandezas elétricas comportam-se de formas diferentes nos circuitos em série e em paralelo.

Como calcular a resistência de um circuito paralelo?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico.

Qual a fórmula para calcular a intensidade da corrente elétrica?

Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k. (q1.

Como calcular a corrente elétrica de uma lâmpada?

Para calcular a corrente num circuito, dividimos a tensão nela aplicada pela sua resistência. Exemplos: 1) Qual é a resistência de uma lâmpada que deixa passar uma corrente de 0,5 A, quando ligada na rede de 110 V? A resistência da lâmpada é, portanto, de 220 Ω.

Como se dá a corrente elétrica?

Corrente elétrica é o movimento ordenado entre as cargas elétricas presentes em um condutor metálico. Essa organização de movimento acontece quando se cria um campo elétrico dentro desse condutor, fazendo com que seus elétrons livres desenvolvam um movimento ordenado.

Artigo anterior
Qual a pressão normal deitado?
Artigo seguinte
Quanto é 7 elevado a quarta potência?