Como calcular a razão de semelhança de polígonos?

Perguntado por: Helena Faria Teixeira  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (30 avaliações)

Toda vez que dividimos as medidas de dois lados correspondentes de dois polígonos semelhantes o resultado é a razão de semelhança L. Se dividirmos as áreas desses mesmos polígonos, o resultado será L2.

Como calcular a razão de semelhança entre polígonos?

Semelhança de Polígonos
  1. Ângulos. A = A' B = B' C = C' D = D' E = E'
  2. Lados. AB = A'B' BC = B'C' CD = C'D' DE = D'E' EA = E'A' Razão entre os lados. AB / A'B' = BC / B'C' = CD / C'D' = DE / D'E' = EA / E'A' ...
  3. Exemplo. Determine o valor da medida x, sabendo que os trapézios a seguir são semelhantes.

Como saber se os polígonos são semelhantes?

Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando apresentam o mesmo número de lados, possuem ângulos internos correspondentes congruentes e, além disso, têm lados correspondentes proporcionais.

Como se calcula a razão de semelhança entre dois triângulos?

Dizemos que dois triângulos são semelhantes se dois lados são proporcionais e os ângulos entre esses lados são congruentes, isto é, iguais. A condição para que esses dois triângulos sejam semelhantes é que a razão entre AB e A'B' seja igual à razão entre os lados AC e A'C', ou seja, que os lados sejam proporcionais.

Qual é a fórmula de um polígono?

Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.

POLÍGONOS SEMELHANTES (SEMELHANÇA DE POLÍGONOS) - Geometria Plana

32 questões relacionadas encontradas

O que é a área de um polígono?

A área do polígono regular, figura que possui lados e ângulos congruentes, é obtida pelo produto de seu semiperímetro por seu apótema. Para que um polígono seja considerado regular, ele precisa cumprir três pré-requisitos: ser convexo, ter todos os lados congruentes e ter todos os ângulos internos com a mesma medida.

Como somar polígonos?

A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.

Como calcular a razão da semelhança?

Área de figuras semelhantes
  1. Figuras semelhantes são aquelas que possuem ângulos correspondentes semelhantes e lados correspondentes proporcionais. ...
  2. A razão de semelhança é o resultado da divisão entre as medidas de um lado da primeira figura e o lado correspondente a ele da segunda figura.

Como calcular a semelhança de triângulos?

Basta que dois ângulos sejam congruentes e os dois triângulos já podem ser declarados semelhantes, como no exemplo a seguir: 2- Caso Lado Lado Lado (LLL): Se dois triângulos possuem três lados proporcionais, então esses dois triângulos são semelhantes. Portanto, não é necessário verificar os ângulos.

Qual é a razão de semelhança K?

Razão de semelhança

Os ângulos são congruentes (iguais) e os lados homólogos são proporcionais. Note que . A razão de semelhança será k = 2. Podemos dizer que o triângulo ABC é 2 vezes maior que DEF ou que DEF é duas vezes menor que ABC.

Quando 02 polígonos são semelhantes?

Dois polígonos são semelhantes quando os seus lados correspondentes forem proporcionais e seus ângulos correspondentes forem congruentes.

Como vc definiria dois polígonos semelhantes?

Dois polígonos A e B são semelhantes se os seus ângulos respectivos forem congruentes e se os seus lados correspondentes forem iguais.

Qual é a razão de semelhança entre dois polígonos cujas áreas medem 25 cm2 e 36 cm2 respectivamente?

Gabarito: Letra D. Qual é a razão de semelhança entre dois polígonos cujas áreas medem 25 cm2 e 36 cm2, respectivamente? A razão de semelhança entre as áreas das figuras é de aproximadamente 0,83.

Como calcular a razão de um número?

a = a ÷ b Onde a e b são dois números racionais, sendo b ≠ 0. de duas formas: razão entre a e b ou razão de a para b. Sendo a o termo antecedente e b o termo consequente.

O que é semelhança exemplos?

Significado de Semelhança

substantivo feminino Característica do que é semelhante. Em que há ou demonstra haver relação ou afinidade entre seres, coisas, pontos de vista; que possui algo em comum; analogia: estão casados, mas não demonstram semelhança alguma.

Quais triângulos são semelhantes à ABC?

Definição. Seja dois triângulos ABC e A'B'C', eles são semelhantes se, e somente se, as medidas dos ângulos sejam congruentes (medidas iguais) e as medidas dos lados respectivos sejam proporcionais.

Qual a diferença entre diferença e semelhança?

Semelhança é algo igual ou idêntico a outro objeto, figura ou pessoa. Exemplo de uso da palavra Semelhanças: Vocês são muito semelhantes.

Como calcular a razão de um retângulo?

Divida o comprimento pela largura para encontrar a razão. Por exemplo, se o comprimento for 21 cm e a largura for 7 cm, divida 21 por 7 para encontrar que o comprimento é três vezes maior que a largura.

Como fazer razão e proporção?

Assim, se a razão entre A e B é igual à razão entre os números C e D, dizemos que a seguinte igualdade é uma proporção:
  1. A = C. B D.
  2. 1 – Em toda proporção, o produto entre os extremos é igual ao produto entre os meios, ou seja, se.
  3. A = C. B D.
  4. 70 = x. 400 1600.
  5. x = 112000. 400.

Como calcular razão entre os Perimetros?

Se dois polígonos são semelhantes, então a razão entre seus perímetros é igual à razão entre as medidas de dois lados homólogos quaisquer dos polígonos.

Como fazer a soma das medidas dos ângulos internos de um polígono?

Em um polígono de cinco lados (pentágono), formamos três triângulos. Em um polígono de seis lados (hexágono), formamos quatro triângulos. Portanto, a soma dos ângulos internos é 4·180º = 720º.

Artigo anterior
O que acontece se eu não usar o aparelho móvel?
Artigo seguinte
Quais são os princípios da governança pública?