Como calcular a curva de titulação?

Perguntado por: Rodrigo Reis  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (51 avaliações)

curvas de titulação obtidas a partir de titulações ácido/base. O ponto de inflexão da curva é definido pelo valor de pH ou potencial (mV) e pelo consumo do titulante (mL) correspondentes. O ponto de equivalência é calculado a partir do consumo do titulante da concentração conhecida.

Como calcular a titulação?

Cálculos de Titulação

1º passo: Calcular o volume gasto na titulação. 2º passo: Calcular o número de mols de NaOH utilizados na titulação. 3º passo: Interpretar a estequiometria da reação. Pela estequiometria, para a reação ocorrer 1 mol de base deve reagir com 1 mol de ácido.

O que significa curva de titulação?

A curva de titulação representa a variação logarítmica da concentração de H3O+ em função do volume da solução padrão adicionada. PORQUE CONSTRUIR A CURVA DE TITULAÇÃO? Verificar o comportamento do sistema e determinar a pH nas proximidades do ponto de equivalência para escolher o indicador adequado.

Como calcular o ponto de equivalência de uma titulação?

Ma = 2 mol/L

No ponto de equivalência, como a quantidade de mols de ácido e base serão iguais, o pH será 7, visto que toda [H+] reagirá com toda a [OH-] formando água, a qual possui uma Kw = 1.10-14, que confere uma [H+] = 1.10-7, o que implica em pH = 7,00.

Como calcular pH a partir da titulação?

Para calcular esse pH, devemos levar em conta apenas o excesso de titulante. O procedimento utilizado acima pode ser empregado para o cálculo de qualquer ponto da curva de titulação, bastando saber se o ponto está antes ou depois do ponto estequiométrico.

Química Analítica - Curvas de Titulação - Prof Marcinho

29 questões relacionadas encontradas

Como calcular o pH de uma solução resultante?

Cálculos envolvendo o pH de soluções
  1. ou.
  2. Veja alguns exemplos de cálculos envolvendo o pH de soluções:
  3. [H3O+] = 10-pH 1.10-5 = 10-pH 10-5 = 10-pH ...
  4. pH = - log [H3O+] pH = - log 9.10-4 pH = 4 – log 9. ...
  5. Como o exercício informa que a solução é neutra, logo [H3O+] é igual a [OH-]:
  6. pH = - log [H+] pH = - log 2.10-7

Como se calcula o pH no ponto de equivalência?

RESUMO DO CÁLCULO DO pH NO PONTO DE EQUIVALÊNCIA. pH no ponto de equivalência = ½ pKw - ½ pKa – ½ p C ác.

O que é o ponto de equivalência em uma titulação?

O ponto estequiométrico, de equivalência ou final teórico de uma titulação é aquele calculado com base na estequiometria da reação envolvida na titulação (volume exato em que a substância a ser determinada vai ser titulada). Não pode ser determinado experimentalmente.

Como sabemos que atingimos o ponto de equivalência em uma titulação volumétrica?

Uma gota de solução indicadora é adicionada à titulação no início; quando a cor muda o ponto final foi atingido, esta é uma aproximação do ponto de equivalência.

Qual é o ponto da neutralização na titulação?

A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. ... Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem.

O que é curva de titulação de aminoácidos?

A titulação de um aminoácido consiste na remoção gradual de prótons através da adição de uma base (como NaOH) e a curva de titulação corresponde ao gráfico dos valores de pH da solução em função do volume de base adicionado.

Qual a definição de titulação?

A titulação é uma das técnicas de laboratório mais utilizadas quando se quer determinar a concentração de uma solução. Isso é feito por meio da reação dessa solução com outra de concentração conhecida. O volume de ambas é determinado experimentalmente.

Quais são os tipos de titulação?

Tipos de titulação
  • Titulação ácido-base.
  • Titulação por complexação.
  • Titulação por redução-oxidação (redox)
  • Titulação por precipitação.

Como calcular a concentração de uma titulação?

  1. Visto que a proporção estequiométrica é de 1 : 1, temos que: nCH3COOH = nNaOH .
  2. Sendo M = n/V → n = M . V. ...
  3. MCH3COOH . V CH3COOH = MNaOH . ...
  4. Portanto, a concentração inicial da solução de ácido acético, nosso titulado, era de 1,2 mol/L.
  5. M1. V1 = 2 . ...
  6. 20 mL de vinagre --------- 0,024 mol de ácido acético.

Como ocorre a titulação?

A titulação é um procedimento laboratorial utilizado para determinar a concentração em quantidade de matéria (ou concentração em mol/L) de uma solução que contém um ácido ou uma base. Durante a titulação, sempre ocorre uma mistura de soluções contendo solutos diferentes com ocorrência de reação química.

Qual é a fórmula da concentração?

Cuidado: Matematicamente, densidade e concentração têm fórmulas semelhantes - d=m/V e C=m/V, mas não são a mesma coisa: o m na fórmula da densidade é a massa total da amostra enquanto que na concentração é a massa apenas do soluto.

Como se define o ponto de equivalência e como ele é identificado na prática?

O ponto de equivalência em qualquer titulação é o ponto onde a quantidade de solução titulante adicionada é quimicamente igual a quantidade de substância a ser titulada. Na prática, nós determinamos o ponto onde o indicador sofre mudança de coloração que é chamado ponto final da titulação.

Como funciona um indicador em uma titulação volumétrica?

Ao abrir a torneira da bureta, começará a reação entre o ácido e a base. A titulação termina quando é evidenciada a mudança de cor da solução do erlenmeyer. A coloração obtida indica se o meio é ácido ou básico, o que depende do tipo de indicador utilizado (observe no quadro de indicadores acima mencionado).

Como determinar o erro de uma titulação?

CÁLCULO DO ERRO DE TITULAÇÃO

Para resolver este problema é necessário calcular o volume de titulante no ponto final da titulação.

Para que serve o indicador na titulação?

Os indicadores são muito usados em titulações, técnica de laboratório para descobrir a concentração de uma solução por meio do gotejamento de outra solução de concentração conhecida.

O que é uma titulação potenciométrica?

A titulação potenciométrica trata-se de um procedimento titrimétrico em que o ponto final da titulação é determinado potenciometricamente.

Como calcular o valor de pH?

As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3). Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 8 (pH = 8).

Por que o pH do ponto de equivalência é necessariamente abaixo de 7 quando uma base fraca é titulada com um ácido forte?

Titulação Base fraca/Ácido forte

Neste tipo de titulação, o ponto de equivalência se dá em um pH inferior a 7, devido à hidrólise do cátion resultante ser ácida. No ponto de equivalência, todo o hidróxido de amônio foi consumido e todo o HCl foi consumido.

Como funciona Os indicadores de pH?

O potencial hidrogeniônico, comumente chamado apenas de pH, é uma escala numérica que indica o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. Para realizar a medição do pH, são utilizados indicadores que mudam de cor quando entram em contato com os íons de uma solução, indicando se ela é ácida ou não.

Como calcular o pH a partir do pKa?

Solução Tampão
  1. Solução Tampão.
  2. 1- Concentração do tampão: é expressa em molaridade e representa a soma das concentrações dos dois componentes do tampão (ácido+base). ...
  3. 2- pH do tampão : é dado pela relação do nº.de mols do sal pelo ácido e matematicamente expressa pela fórmula:
  4. pH = pKa + log [sal] / [ácido] (1)

Artigo anterior
Como consultar uma petição no TST?
Artigo seguinte
Qual é a matriz energética da Alemanha?