O que define um planeta?

Perguntado por: Margarida Bianca Marques de Almeida  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

Um planeta é um corpo celeste que orbita uma estrela ou um remanescente de estrela, com massa suficiente para se tornar esférico pela sua própria gravidade, mas não ao ponto de causar fusão termonuclear, e que tenha limpado de planetesimais a sua região vizinha.

Qual é a definição de planeta?

DEFINICAO DE PLANETA. A União Astronômica Internacional em sua Assembléia Geral de 24 de agosto de 2006 aprovou resolução segundo a qual um planeta é um corpo celeste que: (a) está em órbita ao redor do Sol; ... (c) é um objeto de dimensão predominante entre os objetos que se encontram em órbitas vizinhas.

O que é necessário para ser considerado um planeta?

Planetas
  • Orbitar ao redor de uma estrela. No caso, um sol;
  • Possuir forma arredondada, o que é causado por aquilo que se denomina como equilíbrio hidrostático;
  • Ter a sua órbita livre, ou seja, não receber a influência direta da gravidade de outros planetas que modifique os seus movimentos.

Qual é a definição para planeta aceita na atualidade?

Para União Astronômica Internacional, um planeta é “um corpo celeste que esteja em órbita em torno do Sol, tenha massa suficiente para que a sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido de modo que adquira um equilíbrio hidrostático (formato praticamente esférico) e tenha limpado a sua vizinhança”.

Como classificar um planeta?

Os planetas são geralmente divididos em dois tipos principais: os grandes e de baixa densidade planetas gigantes gasosos(ou jovianos), e os menores e rochosos planetas telúricos.

SOS Geografia: O Que Define um Planeta?

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as três classificações de planetas?

Classificações
  • Planetas Principais: que orbitam o Sol.
  • Planetas Secundários: que orbitam outros planetas;
  • Planetas Menores: com tamanho pequeno (asteroides e cometas)

Que critérios são utilizados para classificar planetas como habitáveis?

Além de estar na zona habitável, ter uma atmosfera, traços de água são características necessárias em um exoplaneta habitável, que também não pode ter uma pressão forte demais nem receber radiação em excesso.

Qual é a definição de planeta e estrela?

E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.

Porque Plutão não é mais considerado um planeta do Sistema Solar?

Basicamente, o principal parâmetro que levou a União Internacional da Astronomia (IAU) a remover Plutão da lista de planetas é o fato de ele não ser capaz de conduzir a sua própria órbita, ou seja, ele depende de outros corpos celestes para influenciar seu trajeto – neste caso, Netuno, de um lado; e diversos objetos ...

O que é necessário para definição de um planeta do Sistema Solar?

O principal elemento que indica a definição de um planeta do Sistema Solar é a capacidade desse astro em orbitar ao redor do Sol. Os oito planetas que compõem o Sistema Solar, por exemplo, têm uma órbita que circunda o Sol.

Qual é o menor planeta do sistema solar?

Mercúrio. Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. Além disso, a superfície lá é cinza e apresenta crateras que lembram a Lua. Por ser o mais próximo do nosso astro-rei, Mercúrio é considerado o primeiro na ordem dos planetas.

Qual é o maior planeta do nosso sistema solar?

Um gigante gasoso, Júpiter é o quinto e maior planeta do Sistema Solar. Foi o primeiro a se formar, após a aparição do Sol. Júpiter tem um décimo do raio do Sol e 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas do Sistema Solar somados. Mais de 2.000 Terras "caberiam" dentro de Júpiter.

Qual é o planeta mais frio do sistema solar?

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.

Quais são as principais características de uma estrela?

As Estrelas são corpos celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos.

O que as estrelas fazem?

As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.

Como são chamados os planetas que não tem luz própria?

São eles Mercúrio e Vênus. Se o planeta tem uma órbita externa à da Terra, ele pode aparecer durante qualquer hora da noite, e seu brilho depende somente da distância e da parcela de sua face que estiver iluminada. Estes são Marte,Júpiter e Saturno. Urano e Netuno só podem ser vistos através de possantes telescópios.

Como seria um planeta habitável?

Ele está localizado a cerca de 4,2 anos-luz (1,3 parsecs, ou cerca de 40 trilhões de km) de distância da Terra, na constelação de Centaurus. Seu período orbital é de aproximadamente 11 dias. É o exoplaneta conhecido mais próximo do Sistema Solar, bem como o exoplaneta potencialmente habitável conhecido mais próximo.

Quais são as três características que permitem a vida na Terra?

Essas características são: água no estado líquido, uma atmosfera constituída pelos vários gases essenciais à vida e alimento – animais e plantas.

Como são classificados os planetas Júpiter e Saturno?

Os planetas gasosos também podem ser chamados de exteriores ou gigantes. Essa última denominação dá conta das dimensões desses corpos celestes. E, diferentes dos planetas pequenos, eles possuem baixa densidade e elevado número de satélites naturais. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno integram esse grupo.

Quais são os tipos de planetas e suas características?

planetas terrestres ou telúricos (formado sobretudo por rochas), localizados mais próximos do sol como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; planetas gasosos ou jovianos (constituídos majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho e menor densidade em relação aos terrestres: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Qual é a classificação de Saturno?

Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar atrás de Júpiter. Pertencente ao grupo dos gigantes gasosos, possui cerca de 95 massas terrestres e orbita a uma distância média de 9,5 unidades astronômicas.

Porque Netuno é o planeta mais frio?

Netuno é uma bola de gás e gelo, provavelmente com um núcleo rochoso. É impossível ficar de pé na superfície de Netuno sem afundar em suas nuvens. Entretanto, se fosse possível ficar de pé você notaria algo surpreendente: a força da gravidade que puxaria você para baixo é quase a mesma que a sentida na Terra.

Porque Urano é mais frio?

A atmosfera de Urano, embora similar às de Júpiter e Saturno em sua composição primária de hidrogênio e hélio, contém mais "gelos" tais como água, amônia e metano, assim como traços de hidrocarbonetos. É a mais fria atmosfera planetária no Sistema Solar, com uma temperatura mínima de 49 K (–224 °C).

Por que Netuno e azul?

Com um centro sólido do tamanho da Terra, Netuno tem em sua composição água, amônia e metano. Sua atmosfera é feita de hidrogênio, hélio e também metano. É o próprio metano que faz com que Urano e Netuno tenham a mesma cor azul.

Artigo anterior
Quem ganhou Lampião?
Artigo seguinte
Como faz para dar entrada na curatela?