Como avaliar a pupila do paciente?

Perguntado por: Vítor Rodrigues  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

Como verificar o tipo de pupila? A identificação do tipo de pupila é realizado através de uma avaliação padrão pupilar. Este exame consiste em analisar o tamanho, a simetria e a presença de reflexo fotomotor da pupila. Seu tamanho é controlado pelo sistema nervoso simpático e parassimpático.

O que o enfermeiro deve avaliar na pupila?

Na avaliação da alteração do diâmetro das pupilas e resposta ao reflexo à luz, o enfermeiro busca uma indicação de dano cerebral.

Quais são os 4 tipos de pupilas?

Midríase: palavra maior; aumento das pupilas; dilatação; Miose: palavra pequena; diminuição das pupilas; retração; O texto é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto.

Como avaliar o reflexo pupilar?

Como realizar o exame do reflexo pupilar? Esse exame é realizado com uma lanterna, devendo-se estimular apenas um olho por vez. O estímulo luminoso deve ser aplicado no sentido lateral-medial do paciente, de maneira gradual, a fim de observar com cautela a constrição pupilar.

Como fazer o teste da pupila?

O exame de fundo de olho é feito após a dilatação das pupilas; o oftalmologista usa um capacete que emite uma luz e uma lente que permite focar esta luz nas estruturas internas do olho, como a retina e nervo óptico. O paciente sente certo desconforto com a luz e tem um ofuscamento momentâneo após o exame.

Portal Bombeiro - Avaliação De Pupilas

40 questões relacionadas encontradas

O que deve ser observado na avaliação das pupilas?

Forma das pupilas: As pupilas devem ser avaliadas quanto à forma e simetria. As pupilas normais devem ser redondas e simétricas. Anormalidades na forma da pupila, como pupilas ovaladas, podem indicar a presença de lesões ou patologias, como tumores cerebrais ou aneurismas.

Quais são os reflexos Pupilares?

Basicamente, existem três tipos de reflexos pupilares a serem testados e analisados: o reflexo direto, que ocorre quando a luz incide diretamente no olho testado, causando uma contração da pupila; o reflexo consensual, que envolve a constrição da pupila no olho oposto ao que está sendo estimulado; e o reflexo de ...

Como é feita a avaliação das pupilas e quais os tipos podemos encontrar?

A identificação do tipo de pupila é realizado através de uma avaliação padrão pupilar. Este exame consiste em analisar o tamanho, a simetria e a presença de reflexo fotomotor da pupila. Seu tamanho é controlado pelo sistema nervoso simpático e parassimpático.

Qual o nome do teste que analisa os reflexos Pupilares?

O teste de reflexo pupilar aferente é um dos exames de rotina de oftalmologia mais usados para avaliar a reação à luz.

O que são alterações Pupilares?

As alterações pupilares são pesquisadas através reflexos, sendo muito utilizados na prática clínica para avaliar disfunções neurológicas, inclusive em pacientes graves na emergência.

Como classificar as pupilas?

Pode ser classificada em isocóricas quando apresentam o mesmo tamanho ou anisocóricas quando apresentam tamanhos diferentes. Também podem se apresentar puntiformes, pupilas muito pequenas (em forma de pontas de alfinete).

Como é a pupila normal?

Em geral, pupilas normais variam em tamanho de 2,0 a 4,0 milímetros (mm) em luz intensa, e 4,0 a 8,0 mm no escuro. Em certa medida, o tamanho da pupila tende a diminuir com a idade. Às vezes, uma pupila dilatada ainda pode reagir à luz — ou seja, diminuir sob luz intensa ou quando uma luz é apontada para o olho.

Como se chama pupila dilatada?

A midríase é uma dilatação que a pupila sofre em decorrência de causas não fisiológicas. Essa dilatação prolongada acontece, geralmente, como resultado de algum trauma sofrido pelo olho, um distúrbio médico ou efeito colateral de um medicamento.

Como fica a pupila de um paciente sedado?

Pupilas dilatadas e músculos relaxados.

O que significa quando a pupila fica pequena?

Quando o ambiente está muito iluminado, ocorre uma tentativa de restringir a quantidade de luz que entrará no olho, a fim de evitar lesões na retina. Com isso, há uma contração do músculo constritor da íris, que fica mais aparente, e a pupila fica contraída, bem pequena. Este fenômeno é conhecido como miose.

Como se classifica pupilas grandes e dilatadas?

A palavra Midríase é maior que Miose, com isso, midríase refere-se a dilatação das pupilas, ou seja, o aumento das pupilas, enquanto Miose é menor, refere-se a diminuição das pupilas.

Quando as pupilas não reagem à luz?

A miose é uma condição que ocorre quando as pupilas permanecem contraídas, não respondendo à quantidade de luz que chega aos olhos. Isto ocorre devido à contração excessiva do músculo circular, que é responsável pela diminuição do tamanho da pupila, ou por um défice de atividade do músculo dilatador pupilar.

Qual nervo faz midríase?

Nervo Oculomotor: Anatomia, Fisiologia e Clínica.

Qual nervo faz miose?

A contração do músculo constritor da pupila, inervado pelas fibras parassimpáticas do nervo oculomotor (III) resulta em miose.

O que é uma pupila anisocoria?

(Anisocoria)

Um tamanho desigual de pupila é chamado anisocoria. Se o tamanho das pupilas for muito desigual, a discrepância pode ser percebida. Porém é mais comum que pupilas desiguais sejam percebidas somente durante um exame feito pelo médico.

Qual é o nome que se dá a resposta motora das pupilas?

O reflexo pupilar à luz ou reflexo fotomotor é um reflexo que controla o diâmetro das pupilas em resposta à intensidade (luminância) da luz que incide sobre a retina dos olhos, auxiliando, desse modo, na adaptação a vários níveis de iluminação.

O que causa pupilas Mioticas?

Pupilas mióticas podem ser causadas por medicamentos

Opioides para o tratamento da dor (oxicodona, morfina, hidrocodona e codeína etc.) receitados por seu médico. Opiáceos ilegais, incluindo heroína, também podem causar miose pupilar. Medicamentos usados para tratar a pressão alta, como a clonidina.

Quais os tipos de alterações Pupilares?

Os principais distúrbios pupilares são:
  1. 1 - Anisocoria. A anisocoria se refere aos tamanhos assimétricos (desiguais) das pupilas nos dois olhos . ...
  2. 2 - Defeito Pupilar Aferente. O Defeito Pupilar Aferente é um distúrbio da resposta direta da pupila. ...
  3. 3 - Pupila de Adie. ...
  4. 4 - Pupila de Argyll Robertson. ...
  5. 5 - Síndrome de Horner.

Quando uma pupila está dilatada e sem reação e a outra contraída?

Anisocoria é quando as pupilas possuem tamanhos diferentes, existindo uma mais dilatada que a outra. As pupilas são o centro escuro dos olhos que se dilatam e contraem dependendo da quantidade de luz do ambiente. A diferença do tamanho das pupilas pode acontecer em qualquer pessoa sem motivo algum.

O que significa pupila dilatada na UTI?

A dilatação da pupila pode representar a falta de oxigenação no cérebro ou apontar uma confusão cerebral, por exemplo, após o consumo de álcool. Já a falta de reação ou a contração da pupila pode indicar aneurisma, traumatismo craniano e contribuir para a confirmação de óbito de uma pessoa.

Artigo anterior
Quantos campi tem a USP?
Artigo seguinte
Qual o primeiro stand de JoJo?