Quantas vezes posso levar meu filho no médico?
Perguntado por: Kelly Guerreiro Nogueira | Última atualização: 16. Juni 2024Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)
Mas, afinal, o atestado de acompanhamento é aceito ou não? Para quem é contratado dentro da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o artigo 473 garante que a ausência da empresa uma vez por ano para acompanhar o filho (de até seis anos, apenas) à consulta médica aconteça sem qualquer tipo de prejuízo financeiro.
Quantas vezes posso acompanhar o filho ao médico?
Atualmente, a nossa legislação prevê a possibilidade de apresentação de atestado de acompanhamento médico em dois casos: no acompanhamento de crianças com até 6 anos de idade, apenas 1 vez ao ano e no acompanhamento do pré-natal de esposa ou companheira gestante, até 2 vezes durante a gestação.
Qual o limite de atestado de acompanhamento de filho?
De acordo com a legislação, os trabalhadores têm direito a se ausentar do trabalho por até dois dias consecutivos em caso de necessidade de acompanhamento de filhos menores de idade. No entanto, não há uma idade máxima estabelecida pela CLT para esse direito.
Quantos atestados de filho a empresa pode aceitar?
E se a quantidade de faltas for maior do que um dia por ano? A legislação trabalhista permite que os pais se ausentem no trabalho uma vez ao ano para acompanhar o filho ao médico.
Quantos atestados de acompanhamento por ano?
Por até dois dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; Por um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica.
Devo levar meu filho ao médico em toda febre?
Quais as regras para atestado de acompanhamento?
O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário: X – até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; (Inclusão dada pela Lei 13.257/2016).
Qual o direito do trabalhador com filho menor?
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro o Projeto de Lei 3215/15, que permite o pagamento do salário-família ao trabalhador de baixa renda com filhos menores de 16 anos de idade.
É válido atestado de acompanhamento?
O atestado de acompanhamento, também conhecido como declaração para acompanhante, é um documento com validade jurídica no Brasil. Nesse sentido, esse atestado justifica a falta de um colaborador que acompanhou um paciente em consultas, exames, internações, ou uma cirurgia.
O que diz a CLT sobre atestado de acompanhamento de pais?
A legislação trabalhista é omissa quanto ao abono de faltas para acompanhamento de outros parentes como cônjuge, pais idosos, irmãos por exemplo.
Quais são os CIDS que dão direito a acompanhamento de filho?
CID Z76.3 é o código para “Pessoa em boa saúde acompanhando pessoa doente”, conforme a Classificação Internacional de Doenças.
Quantas vezes o funcionário pode ir ao médico no mês?
Muitos acreditam que existe um limite de entrega de atestados por mês. Mas, a verdade é que a lei não prevê um limite de atestados por mês, mas sim um limite de dias.
Quais são os atestados que abonam faltas?
- Em caso de morte. ...
- Casamento. ...
- Nascimento de filho. ...
- Doação de sangue. ...
- Eleições. ...
- Serviço Militar. ...
- Vestibular. ...
- Comparecimento à Justiça.
Quantos atestados posso dar em um mês?
A lei não prevê uma quantidade máxima para o número de atestados. No entanto, quando o mesmo funcionário apresenta mais de um atestado dentro de 60 dias, todos pelo mesmo motivo, a empresa pode somar os dias de afastamento previstos nos documentos para saber se deverá ser responsável pelo pagamento do salário.
Que tipo de atestado a empresa pode recusar?
A empresa pode recusar um atestado médico? Não. Uma empresa não pode recusar um atestado médico válido ― ou seja, aquele emitido por um médico ou odontólogo, com a devida identificação do profissional, carimbo e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Quantos atestados médicos a empresa pode aceitar por ano?
Afirma que em setembro de 2016, o Decreto nº 37.610 estabeleceu que serão aceitos até 12 atestados de comparecimento no período correspondente ao exercício do ano civil, sendo que o excedente será computado como falta ao serviço, acarretando em desconto salarial.
O que diz a CLT sobre consulta médica?
As pessoas têm, sim, o direito de ir a uma consulta médica durante o expediente de trabalho. Isso não pode ser configurado como ausência ou falta injustificada, muito menos abandono do posto de trabalho.
Quantos dias de atestado de acompanhamento?
O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário: (...) X - até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; (Inclusão dada pela Lei 13.257/2016).
Qual Cid da 5 dias de atestado?
5 em atestados médicos. O uso do CID Z76. 5 em atestados médicos deve ser feito quando o profissional de saúde constatar que o paciente está fingindo alguma doença para solicitar o documento, com o intuito de não comparecer a algum compromisso.
Quando um atestado não é aceito?
O atestado válido só pode ser recusado se contrariado por junta médica. Caso a empresa suspeite de fraude, poderá solicitar esclarecimentos às autoridades médicas, que deverão prestá-las, pois a prática de atestado falso é crime e pode implicar em demissão por justa causa.
Qual grau de parentesco tem direito a atestado?
Familiares de até 2º grau civil de parentesco de acordo com a Lei Complementar nº 862/2013, ou seja, cônjuge ou companheiro(a), pai, mãe, padrasto ou madrasta, filhos, enteados, irmãos, avós, netos, sogro, sogra, genro, nora e cunhado.
É lei faltar ao trabalho para levar filho ao médico?
A CLT não colocou na “lista” das faltas justificáveis a possibilidade de o empregado ausentar-se do trabalho para levar filho menor doente ao médico ou acompanhá-lo em internação hospitalar. De acordo com a CLT, as faltas justificadas estão expressamente previstas no artigo 473, da CLT: Art.
Quais os direitos da mãe que trabalha?
Empregados têm direito à dispensa do trabalho, sem prejuízo de remuneração, pelo tempo necessário para acompanhar sua esposa ou companheira em até seis (06) consultas médicas, ou em exames complementares, durante o período de gravidez e por um (01) dia ao ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica ( ...
Quais são os direitos de uma mãe sobre o filho?
- Salário-maternidade durante o período de licença;
- Direito a tempo para amamentação até que a criança atinja seis meses;
- Dispensa para consultas médicas por no mínimo seis vezes;
- Dispensa para acompanhar o filho ou a filha em consultas e exames, uma vez ao ano;
Como é feita a contagem de dias do atestado médico?
"Se porventura um atestado for emitido em uma terça-feira (dia 01/06) ás 22h30 e for prescrito 7 dias de afastamento, será contabilizado a partir do dia 01, por mais que você já tenha trabalhado neste dia.
Pode dar um atestado atrás do outro?
Pode dar um atestado atrás do outro? Assim, com base na argumentação anterior, é perfeitamente admitida a hipótese de atestados intercalados ou sucessivos, até porque há previsão legal, e está contida no art.
Como se inicia o projeto do mobiliário sob medida?
Pode dar floratil para bebê?