Como avaliar a hipotonia?

Perguntado por: Violeta Íris Neto  |  Última atualização: 27. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (27 avaliações)

A hipotonia geralmente é diagnosticada durante o primeiro ou até o segundo ano de vida. O diagnóstico geralmente é realizado pela observação clínica. Em seguida, o especialista solicita exames laboratoriais, estudos de imagem, como a tomografia computadorizada, ressonância magnética e eletroencefalograma.

Como diagnosticar hipotonia?

Os sinais incluem pouco ou nenhum controlo nos músculos do pescoço, deixando a cabeça tombar, corpo muito mole quando são pegadas ao colo, incapacidade de suportar qualquer peso nas pernas ou ombros, braços e pernas caídos ao longo do corpo, em vez de apresentarem uma normal flexão dos cotovelos, joelhos e calcanhares, ...

Como classificar hipotonia?

1) Hipotonia Primária: está relacionada ao comprometimento das estruturas que compõem a unidade motora (motoneurônio medular, raízes, nervos periféricos e músculos); 2) Hipotonia Secundária: decorrente de lesões do SNC, síndromes genéticas, doenças sistêmicas ou situações que afetem tendões e ligamentos.

Como se avalia tônus?

O tono muscular é avaliado pela palpação dos músculos, movimentação passiva dos membros e balanço passivo de extremidades. Nos primeiros meses de vida, a cabeça do bebê deve sempre ser centralizada para o exame, pois, a presença do reflexo tônico-cervical assimétrico altera o tono caso a cabeça esteja lateralizada.

Como avaliar força e tônus muscular?

A avaliação da força muscular pode ser realizada a partir de métodos que utilizem diferentes maneiras de contração: isométrica, isocinética e isotônica. Dentre esses métodos de avaliação encontram-se as avaliações manuais, avaliações com instrumentos (dinamômetros isocinéticos ou isométricos).

HIPOTONIA - Definição e Fisiopatologia - Prof. Rogério Souza

41 questões relacionadas encontradas

Como é feita a avaliação do tônus muscular?

A escala padrão-ouro para a avaliação do tônus muscular é a escala de Ashworth, que descreve a espasticidade por meio da resistência percebida durante a amplitude de movimento passiva41. Esse método é de rápida execução e não requer nenhuma instrumentação específica.

Como avaliar o tônus muscular da criança?

A avaliação clínica do tônus muscular deve levar em consideração a IC, sempre observando a simetria. Durante a maturação neurológica, ocorre a passagem da hipertonia fisiológica dos membros, que ocorre por volta de 40 semanas de IC, à hipotonia fisiológica dos mesmos, que é máxima entre 9 e 18 meses2,4 (Figura 2).

O que é tônus muscular hipotonia?

Tônus muscular é definido pelos médicos como sendo a manutenção da tensão e da “firmeza” dos músculos, mesmo quando o paciente está em repouso. Quando o paciente não consegue manter essa firmeza e sente dificuldades para se movimentar ou mesmo realizar determinados movimentos, ele pode ser diagnosticado com hipotonia.

Qual a diferença de hipertonia e hipotonia?

Hipertonia. A hipertonia, contrariamente à hipotonia, caracteriza-se por tensão muscular exagerada ou permanente do músculo em repouso e pode refletir-se numa espasticidade ou numa rigidez muscular. Nos quadros espáticos verifica-se uma resistência tipo canivete “ponta e mola” e um aumento dos reflexos de contração.

Quais são os tipos de tônus?

O tônus muscular em seu estado normal pode ser hipotônico, com diminuição da resistência a manipulação passiva, ou hipertônica, com aumento da resistência a manipulação passiva.

Quem avalia hipotonia?

A hipotonia geralmente é diagnosticada durante o primeiro ano de vida como sintoma de uma doença aguda ou na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor. Caso haja suspeita, a criança deve ser levada ao Pediatra para realizar as investigações necessárias.

O que é hipotonia motora?

A hipotonia ou o tônus muscular baixo é a diminuição da força muscular e dos músculos. Por isso, os músculos não são tão firmes quanto o esperado em termos de desenvolvimento.

O que é hipotonia na fisioterapia?

A hipotonia define-se como diminuição da resistência ao movimento passivo. Verifica-se diminuição ou ausência de tónus muscular e está muitas vezes associada a diminuição da força.

Quais Sindromes causam hipotonia?

A hipotonia secundária ocorre principalmente no contexto clínico de afecções neurológicas com comprometimento supranuclear (sistema nervoso central-SNC), sendo também considerada hipotonia secundária a que se manifesta no contexto de síndromes genéticas (o exemplo típico é a síndrome de Down), de doenças sistêmicas ...

Como avaliar hipertonia?

“Quando for fazer a avaliação do tônus, se houver dúvida quanto ao tipo da hipertonia, o profissional deve colocar velocidade na execução do movimento e avaliar o seguinte: Se depender da velocidade é uma hipertonia do tipo elástica. Mas se não depender da velocidade é do tipo plástica”, conclui Taís Arcanjo.

O que é avaliado na escala de Ashworth?

A Escala de Ashworth é a mais utilizada para avaliação do tônus muscular em pacientes que apresentam disfunção do SNC.

O que é tônus normal?

Tônus normal significa que existe a quantidade “certa” de tensão dentro do músculo em repouso e que ele é capaz de contrair ou relaxar sob comando. A pessoa pode “dizer” a seu músculo para fazer o que ela quiser, quando quiser e com a quantidade de força apropriada.

Como estimular um bebê com hipotonia?

O bebê pode começar a fisioterapia motora desde o nascimento para que, com os exercícios, consiga sustentar o pescoço, rolar, sentar-se, arrastar-se, engatinhar, ficar em pé e andar, minimizando os efeitos da hipotonia.

Como ajudar bebê com hipotonia?

Se o bebê for identificado com hipotonia recomenda-se que um fisioterapeuta acompanhe o bebê para ajudá-lo a desenvolver músculos mais fortes e melhorar a coordenação. Se for uma criança sem nenhuma anormalidade identificada, os pais podem estimular o desenvolvimento muscular em casa mesmo desde o nascimento!

Como saber se o bebê tem hipotonia muscular?

Moleza, diminuição do tônus muscular e da força, perda rápida do peso, falta de controle parcial ou total da cabeça, dificuldades de respirar e deglutir são algumas das principais características da hipotonia.

O que é o teste de Gesell?

O teste sofreu modificações e atualizações, sendo conhecido atualmente como Escala de Desenvolvimento de Gesell e Amatruda9. O teste de Gesell é um teste de referência, envolvendo a avaliação direta e a observação da qualidade e da integração de comportamentos10.

Como estimular o tônus muscular?

Quais os melhores exercícios para adquirir tônus muscular?
  1. Remada unilateral. Este exercício estimula os glúteos, quadríceps, bíceps, ombros e costas. ...
  2. Agachamento com desenvolvimento. ...
  3. Prancha com flexão do tronco. ...
  4. Subida no banco com rosca direta. ...
  5. Afundo cruzado.

O que é tônus muscular na psicomotricidade?

O tônus define-se como a resistência do músculo, isto é, a tensão ou contração que o músculo exerce involuntariamente. Ou seja, ele é o responsável por fazer com que os músculos entre em ação sempre que for necessário. O tônus muscular permite que uma pessoa mantenha a postura.

Quem tem hipotonia pode andar?

A hipotonia pode levar a um atraso no desenvolvimento motor da criança, fazendo com que ela demore mais para sentar, engatinhar ou andar. A falta de tônus muscular pode levar a uma instabilidade postural, fazendo com que a criança tenha dificuldade para manter-se sentada ou em pé.

Quem controla o tônus muscular?

O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.

Artigo anterior
Quais as doenças que causa a imunodeficiência?
Artigo seguinte
Porque os Eternos não interferiram?