Como as vazantes podem beneficiar os seres vivos do Pantanal?
Perguntado por: Juliana Matilde Azevedo de Correia | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)
A inundação nutre a região com a renovação dos alimentos, e o ciclo da seca, já em processo, concentra centenas de animais e aves em torno de baías e lagoas. O pulso de inundação – regime de cheias e secas – é um fenômeno natural que dá vida ao Pantanal, sem o qual ele não existiria.
O que é a vazante no Pantanal?
A vazante é um fenômeno típico de períodos de seca, quando o nível das águas baixa, expondo mais áreas de campos e morros. Nesse período, o céu fica mais estrelado e os animais que haviam se dispersado com a cheia, ocorrida entre outubro e março, voltam às planícies.
Qual a diferença da cheia e vazantes do Pantanal?
A vazante, nesse caso sinônimo de cheia, e não enchente, característica da paisagem do Pantanal, ocorre após o período das chuvas, que vai de outubro a março.
O que é período de vazante?
Período de baixa no nível das águas de rio ou mar; REFLUXO; VAZA [ Antôn.: cheia. ]
Quais os principais seres vivos do Pantanal?
- Ariranha. A Ariranha é um mamífero que vive ao longo dos rios e lagoas do Pantanal. ...
- Arara-azul. ...
- Piranha. ...
- Onça-pintada. ...
- Jacaré-do-pantanal. ...
- Tuiuiú ...
- Sucuri. ...
- Tucano-toco.
Ciclo das Águas do Pantanal
Quem vive no Pantanal?
Oito animais que vivem no Pantanal Sul são considerados os maiores da sua espécie nas Américas ou no mundo, são eles: onça-pintada, tamanduá-bandeira, cervo do Pantanal, anta, capivara, ema, ariranha e sucuri. A onça-pintada é o maior felino das Américas e o terceiro do mundo (atrás do tigre e do leão).
Qual é o animal típico do Pantanal?
Peixes: piranha, pacu, pintado, dourado, cachara, curimbatá, piraputanga, jaú e piau, entre outros; Répteis: jacaré, sucuri, jiboia, cobra-d'água, camaleão, calango-verde, jabuti, cágado etc.
Quais são as principais características do período de vazante?
O lago está submetido a flutuação do nível da água, em torno de 10 m, resultando em períodos definidos de cheia e seca. ... Durante a vazante a água flui do lago para o rio, secando quase completamente em outubro. Os períodos de cheia e seca podem variar conforme a pluviosidade na cabeceira do rio Solimões.
O que são cheias e vazantes?
Quando a variação da quantidade de água de um determinado rio (cheias e vazantes) é proveniente das águas das precipitações, o processo é chamado de regime pluvial. Quando a oscilação do volume das águas acontece em razão do processo de derretimento de geleiras, tal fenômeno é denominado de regime nival.
O que é a vazante do rio?
O que é a vazante? Segundo Luna Gripp, pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o processo de vazante é caracterizado quando o nível da água desce ao longo de vários dias, durante um intervalo de tempo que é específico para cada rio.
Qual é o período de cheia no Pantanal?
O período costuma acontecer entre os meses de maio e outubro. Se existe uma palavra que não combina com o Pantanal é: monotonia.
Quando ocorre a cheia do Pantanal?
“O pico da chuva é dezembro e janeiro, a cheia começa em fevereiro. Em maio é a vazante”, explica. É quando as águas vão diminuindo, para ficar só nos rios, baias e corixos (riachos). “O pico da seca é entre setembro e outubro.
O que é o período das cheias?
Período das cheias: entre fevereiro e julho. Seus igarapés ficam inundados e muito lindos, a diversidade da fauna e da flora fica abundante, o povo ribeirinho já se prepara para subir suas casas, dando uma outra configuração ao rio nessas épocas.
Qual é a diferença entre Várzea e vazante?
De modo geral, esses terrenos estão dispostos a partir da várzea e sucedem as áreas de baixos níveis. As fases da várzea são os períodos da vazante – época em que o rio apresenta o menor volume de águas – e enchente – quando as águas, ao transbordarem, provocam inundação das terras marginais.
Quais são as estações do Pantanal?
- Estação das águas (janeiro a março) O Pantanal é a maior planície alagável do mundo, sendo essa a característica mais marcante do bioma. ...
- Estação de vazantes (abril a junho) ...
- Estação de seca (julho a outubro) ...
- Estação de enchente (novembro e dezembro)
Porque que o rio enche e seca?
Entre os fatores que contribuem para a quantidade de água de um rio estão as chuvas, a preservação das matas e o derretimento de neve acumulado nas montanhas. O Rio Amazonas, por exemplo, é alimentado pela neve derretida da Cordilheira dos Andes.
O que é cheia geografia?
Cheias são catástrofes naturais que ocorrem quando há precipitações muito intensas num curto período de tempo fazendo com que o caudal do rio suba excessivamente e aumente saindo do seu caudal normal e consequentemente inundando as suas margens.
O que é lagos?
Lagos são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. Eles podem ser formados a partir das águas da chuva, de nascentes, de rios que deságuam nessa depressão, de mares antigos e do derretimento das geleiras.
O que é a foz de um rio?
Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.
Qual é a época das vazantes do rio Amazonas?
A bacia Amazônica possui o seu ciclo natural: de junho a novembro a água desce, ocorrendo a chamada “vazante” e de dezembro a maio a água sobe, realizando a “cheia”. De tempos em tempos ocorre uma cheia histórica, quando a água atinge uma altura como nunca antes.
Qual a diferença entre os rios perenes e temporários?
Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.
Quais são os principais uso das águas fluviais?
Os rios podem servir para várias atividades: lazer, consumo humano, transportes, abastecimento industrial, geração de energia, entre outras ações. Com isso, sabermos os componentes de um rio é fundamental para analisarmos a forma e o uso desse reservatório.
Tem leão no Pantanal?
Tiago persistiu: "No Pantanal não tem leão?". "O único lugar do mundo que tem o habitat natural deles é na África", explicou Erasmo.
Quantos animais têm no Pantanal?
A diversidade faunística do Pantanal é bastante rica, ocorrendo pelo menos 264 espécies de peixes, 652 de aves, 102 de mamíferos, 177 de répteis e 40 de ambíbios. A fauna é, em grande parte derivada do cerrado, com influências amazônicas.
Tem macaco no Pantanal?
O macaco ocorre no nordeste da Argentina, leste do Paraguai e Bolívia e na região sudoeste, sul e central do Brasil, nos biomas Cerrado, Pantanal e Pampas gaúcho.
O que o DSM contempla?
O que significa a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores?