Como as discordâncias se deslocam no material?

Perguntado por: Mário Marco Sá de Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

O encruamento no material ocorre quando as discordâncias se deslocam para regiões mais energéticas do material como os contornos de grãos, gerando como consequência o aumento na dureza. O aumento do tamanho de grão provocado por um processo de laminação a quente aumenta a resistência do material.

Como ocorre o movimento das discordâncias?

As discordâncias possibilitam a deformação plástica, pois a quebra das ligações atômicas ocorre de forma localizada exigindo assim menores tensões. Tal fenômeno é denominado DESLIZAMENTO (ou ESCORREGAMENTO).

O que é discordância nos materiais?

Em ciência dos materiais, um deslocamento, deslocação ou discordância é um defeito ou irregularidade na estrutura cristalina. A presença de deslocamentos influencia fortemente muitas das propriedades dos materiais. A teoria foi originalmente desenvolvida por Vito Volterra em 1905.

Como as discordâncias influenciam o comportamento mecânico dos metais?

 A resistência Mecânica pode ser aumentada restringindo-se o movimento das discordâncias.  A presença de discordâncias promove uma distorção da rede cristalina de modo que certas regiões sofrem tensões.  Durante a deformação plástica o número de discordâncias aumenta drasticamente.

Como se move uma discordância em aresta?

Para que ocorra a movimentação das discordâncias é necessário impormos uma componente de tensão cisalhante. Tanto para a discordância em aresta quanto para a discordância em hélice essa componente de tensão cisalhante deve agir paralelamente ao vetor de Burgers.

Materiais - Discordâncias e Deformação Plástica

33 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais causas da formação de discordância?

As discordâncias são originadas durante a solidificação dos sólidos cristalinos, elas são criadas devido às condições de processamento (a forma usada na fabricação do material) e por forças mecânicas que atuam sobre o material.

Quais são os tipos de discordâncias?

Os três principais tipos de defeitos em linha são conhecidos como: discordância em cunha, discordância em hélice e discordância mista.

Como as discordâncias aumentam a resistência mecânica dos materiais?

O encruamento no material ocorre quando as discordâncias se deslocam para regiões mais energéticas do material como os contornos de grãos, gerando como consequência o aumento na dureza. O aumento do tamanho de grão provocado por um processo de laminação a quente aumenta a resistência do material.

Por que as discordâncias possuem papel fundamental na deformação plástica dos metais?

Em uma escala microscópica a deformação plástica é o resultado do movimento dos átomos devido à tensão aplicada. Durante este processo ligações são quebradas e outras refeitas; ... Então, a formação e movimento das discordâncias têm papel fundamental para o aumento da resistência mecânica em muitos materiais.

Qual relação existe entre a movimentação de discordâncias e a resistência mecânica de um material?

movimento de um grande número de discordâncias. discordâncias confere maior dureza e mais resistência a um material. orientações diferentes. ... Materiais com grãos menores são mais duros e mais resistentes.

O que são as discordâncias e como são formadas?

As discordâncias (defeitos lineares) surgem nos metais cristalinos e são originadas, em grande número, durante o processo de solidificação. As discordâncias são defeitos de não-equilíbrio e aumentam a energia interna do metal.

O que é discordância em aresta?

Discordância aresta : quando existe um plano extra de átomos na rede, ficando definida um linha de átomos na extremidade deste plano. Discordânica espiral: cisalhamento de planos cristalográficos que produz o deslocamento de uma distância atômica de plano de átomos superior em relação ao plano de átomos inferior.

O que é discordância em cunha?

II) A discordância em cunha é a inserção de uma plano extra de átomos na estrutura cristalina. III) Os átomos em torno da discordância em cunha são deslocados devido a inserção do plano de átomos extras. Devido ao deslocamento desses átomos, não é gerado tensão na rede cristalina.

O que pode ocorrer quando discordâncias ao se movimentarem interagirem com contornos de grão dentro de uma matriz cristalina?

Os contornos de grão são barreiras que dificultam a movimentação das discordâncias, pois uma discordância não consegue atravessá-los. Grãos tem orientações cristalinas diferentes.

Por que ocorre a deformação?

A deformação plástica ou permanente é provocada por tensões que ultrapassam o limite de elasticidade, e é o resultado de um deslocamento permanente dos átomos que constituem o material.

Como ocorre o endurecimento por deformação?

Ocorre basicamente porque os metais se deformam plasticamente por movimentação de discordâncias, as quais interagem diretamente (entre si ou com outras imperfeições) ou indiretamente, com o campo de tensões internas de várias imperfeições e obstáculos.

Como ocorre a deformação plástica nos metais?

A deformação plástica dos metais efetiva-se por meio de dois processos fundamentais: deformação por escorregamento (resultante de esforços de cisalhamento) e deformação por maclação.

O que favorece o mecanismo de deformação plástica?

Para que esta deformação plástica por deslizamento de planos atômicos ocorra, é necessário que a componente de cisalhamento da força aplicada ao material, no plano e na direção de deslizamento, atinja o limite de resistência ao cisalhamento do material, também chamado de tensão crítica de cisalhamento.

Por que não ocorre movimento de discordâncias na maioria dos materiais cerâmicos iônicos )?

Os campos de tensão gerados por átomos de soluto interagem com os campos de tensão das discordâncias, dificultando a movimentação das discordâncias e, conseqüentemente, promovendo endurecimento. Os precipitados também dificultam o movimento das discordâncias.

Quais são os mecanismos para aumentar a resistência de um material?

Os materiais podem experimentar dois tipos de deformação, a elástica e a plástica. Na deformação plástica é permanente e as ligações entre os átomos são rompidas e formadas novamente.

Como é possível aumentar a resistência mecânica do aço?

Dentro do aço, o carbono, juntando-se com o ferro, forma um composto chamado carbeto de ferro (Fe3C), uma substância muito dura. Isso dá dureza ao aço, aumentando sua resistência mecânica.

Por que a presença de discordâncias deixa o material mais macio?

Porque quando é adicionado elementos de liga, o movimento das discordâncias é dificultado, elevando assim as propriedades mecânicas. Esse novo elemento funciona como uma barreira, sendo que o efeito é acentuado pela quantidade, ou pela diferença do tamanho dos átomos.

Quais são os tipos de defeitos pontuais?

Defeitos pontuais: (a) vacância, (b) átomo intersticial, (c) átomo substitucional pequeno, (d) átomo substitucional grande, (e) Defeito Frenkel, (f) Defeito Schottky. cristalina.

O que são e quais são os defeitos pontuais?

Os defeitos pontuais são aqueles associados a uma ou duas posições atômicas e podem se apresentar na forma de lacuna e autointersticiais ou impurezas. Lacunas são sítios vagos na rede cristalina em lugares que normalmente seriam ocupados por átomos.

O que são e quais são os defeitos lineares?

DEFEITOS DE LINHA Os defeitos lineares ou discordâncias têm a extensão de uma linha (uma dimensão) em torno da qual alguns átomos estão desalinhados, separando a região perfeita da região deformada do material, podendo ter origem térmica, mecânica e supersaturação de defeitos pontuais.

Artigo anterior
Como limpar o arquivo do Sketchup?
Artigo seguinte
Qual é o tubo seco?