Como analisar o desenho na educação infantil?

Perguntado por: Júlia Domingues Domingues  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)

Formas de interpretar
  1. Marrom: planejamento e segurança;
  2. Preto: inconsciente;
  3. Azul: tranquilidade;
  4. Verde: maturidade, intuição e sensibilidade;
  5. Amarelo: alegria, curiosidade;
  6. Laranja: necessidade em ter contato social.
  7. Vermelho: ardor, o que é ativo ou forte.

Qual o objetivo do desenho na educação infantil?

O desenho favorece que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a exploração espacial.

Quais são as fases do desenho na educação infantil?

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança.

Como avaliar o desenho da figura humana na educação infantil?

Passa a tentar representar a figura humana com imagens circulares associadas a linhas verticais. A cabeça dessas figuras geralmente é maior do que o restante do corpo. Descobre a relação entre o desenho, o pensamento e a realidade.

O que o desenho pode expressar?

O desenho, como linguagem artística, proporciona à criança oportunidades que possibilitam com que ela expresse aqui e agora seus sentimentos a respeito de algo. E em alguns casos, até mesmo mostrar suas angústias e seus medos. Pode-se dizer que o desenho é uma das maneiras mais eficientes de comunicação.

Como ampliar painéis ou desenhos

44 questões relacionadas encontradas

O que falar sobre desenho?

Desenho é basicamente uma composição bidimensional constituída por linhas, pontos e formas. Há desenhos simples em que é empregada pouca técnica e outros mais sofisticados. Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação.

Como se expressar através de desenhos?

Desenho: lembre-se que não é preciso “saber desenhar”. Representar os sentimentos através de desenhos e linhas, sejam estruturados, abstratos ou por garatujas/rabiscos, ajudam a dar uma forma para eles. Os materiais que podem ser utilizados são: caneta, lápis, lápis de cor, giz de cera…

Como avaliar o desenho infantil?

Em geral, desenhos grandes indicam que as crianças se sentem seguras e confortáveis. Por outro lado, os desenhos com formas pequenas indicam jovens com pouca confiança, bastante reflexivo, ou que precisa de um espaço reduzido para se expressar.

Como classificar o desenho infantil?

Conheça agora as fases do desenho infantil.
  1. Rabiscos Desordenados. Essa fase se inicia com aproximadamente 2 anos de idade. ...
  2. Rabiscos Ordenados. Essa fase se inicia com aproximadamente 3 anos de idade. ...
  3. Realismo falhado. ...
  4. Estágio Pré-Esquemático. ...
  5. Fase do Realismo.

Como trabalhar a figura humana na educação infantil?

A linguagem verbal, o pensamento lógico, a psicomotricidade, a socialização e a afetividade se desenvolvem ao mesmo tempo, pois a criança é una. Desenhar a figura humana, ou seja, a si mesma e aqueles com quem convive, é significativo para a criança, pois permite que pense sobre si mesma, seu corpo, sua personalidade.

Como se dá a evolução do desenho infantil?

Detalhes da figura humana, noções de perspectiva e realismo visual são elementos da evolução do desenho. Essa perspectiva não admite o empobrecimento do desenho infantil, mas entende que a criança reconhece a forma de representar graficamente sua cultura e deseja aprendê-la.

Quais são os tipos de desenhos?

Top 15 estilos de desenho e suas principais características
  1. Desenho de observação. Seu objetivo é reproduzir um modelo de forma idêntica a partir da sua observação direta. ...
  2. Desenho de memorização. ...
  3. Desenho realista. ...
  4. Desenho abstrato. ...
  5. Desenho a mão livre. ...
  6. Mangá ...
  7. Caricatura. ...
  8. HQ.

Como se chama os primeiros desenhos das crianças?

Garatuja é o nome que se dá aos primeiros rabiscos e desenhos da criança, que seguem pela primeira infância (até os 7 anos), inicialmente sobrepostos em muitas camadas.

Qual é o objetivo do desenho?

Por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. ... Como possibilidade de brincar, de falar, de registrar, o desenho marca o desenvolvimento da infância e em cada estágio, ele assume um caráter próprio.

O que o desenho desenvolve?

Desenvolvimento do seu senso artístico, da sua criatividade: com o desenho, deixe lugar para a imaginação. ... Essa atividade desenvolve seu lado criativo. Expressão de emoções: o desenho também permite que a criança se expresse de maneira diferente do que pela fala.

Qual a importância do desenho para a educação infantil?

Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vai criando os traços a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial. Aos poucos a criança consegue manipular lápis ou pincéis de forma firme e precisa, além de desenvolver linhas e traços mais definidos.

O que é a fase garatuja?

A partir dos 2 anos – garatuja ordenada: a criança descobre a relação traço-gesto e se entusiasma. Passa a olhar o que faz, tentando controlar o tamanho, a forma e a localização no papel, variando as cores intencionalmente. ... A criança desta fase não consegue organizar graficamente um todo coerente.

Como deve ser o desenho de uma criança de 3 anos?

Neste momento os desenhos começam a ganhar formas mais reconhecíveis. Geralmente, a criança tenta desenhar formas humanas para representar a si mesma ou a sua família fazendo alguma atividade. Algo importante nessa fase é que os desenhos deixam de ser elementos isolados e passam a ter certa organização.

Como é o desenho da criança de 3 anos?

Nessa idade, a criança descreverá aos demais o que desenhou, e esperará que a entendam. A partir dos três ou quatro anos, o desenho da criança se aproximará mais da realidade. ... Há crianças que já demonstram preferência por algumas cores. Essa é uma etapa pré-esquemática.

Quais são as formas de expressar a arte?

A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Como desenhar o que está sentindo?

Desenhar como fim terapêutico
  1. Desenhe linhas e depois círculos: esta técnica é muito útil se o que acontece ao seu redor o irrita. ...
  2. Desenhe figuras: Se você está preocupado, uma técnica para se libertar de todos esses pensamentos que perturbam o sono é fazer figuras como círculos e triângulos.

Como expressar o que está sentindo?

7 Passos Para Expressar Sentimentos e Fortalecer Relações
  1. 1 – Identifique o Que Está Sentindo. ...
  2. 2 – Responsabilize-se Pelos Seus Sentimentos. ...
  3. 3 – Adote o Hábito de Escrever Sobre o Que Sente. ...
  4. 4 – Aposte Sempre no Diálogo. ...
  5. 5 – Lembre-se Que Gestos Também Contam. ...
  6. 6 – Preze Sempre Pela Verdade.

Qual a importância do desenho para a humanidade?

O desenho é um instrumento de comunicação que acompanha a humanidade desde sua existência, ele está inserido em um esquema de representação. É um meio em que o homem expressa seus sentimentos e é capaz de comunicar-se (JUNQUEIRA FILHO, 2005).

Qual a importância do desenho para a arte?

O desenho é fundamental para ele, é o suporte que dá estrutura, é o esqueleto para dar sustentabilidade a sua arte facilitando sobremaneira a expressão exata que você deseja transmitir no ato espontâneo do CRIAR.

O que é a arte de desenhar?

O desenho é a arte de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas.

Artigo anterior
Quando utilizar o CFOP 5926?
Artigo seguinte
Como instalar o Google Lens no celular?