Como agem os anestésicos locais pela teoria do receptor específico?
Perguntado por: Daniela Vera de Lopes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)
Os anestésicos locais têm sua ação na membrana da célula nervosa e a teoria mais aceita para explicar seu mecanismo de ação é a do receptor específico. Essa teoria acredita que os anestésicos locais se ligam a receptores específicos nos canais de Na+, fechando este canal e impedindo a entrada do mesmo íon na célula.
Como agem os anestésicos locais?
Os anestésicos locais são bases fracas que agem no axônio, bloqueando de modo reversível a geração e condução do impulso nervoso. Esses fármacos têm ação sob qualquer parte do sistema nervoso e em qualquer tipo de fibra. O seu uso têm se dado em larga escala na clínica médica e odontológica.
Como os anestésicos atuam no sistema nervoso central?
Os estudos mais recentes relatam que a amnésia e a inconsciência ocorrem pela ação do anestésico predominantemente no cérebro, enquanto a imobilidade, ou seja, a inibição da resposta motora ao estímulo nociceptivo, seria pela ação do anestésico preferencial e inicialmente na medula espinhal.
Qual a função dos anestésicos locais na odontologia?
Os anestésicos locais são definidos como drogas que têm por função bloquear temporariamente a condução nervosa em parte do corpo, determinando perda das sensações sem ter perda da consciência.
Qual o mecanismo de ação dos anestésicos gerais?
Os anestésicos gerais promovem a depressão generalizada e reversível do Sistema Nervoso Central (SNC) que promove o bloqueio das modalidades sensitivas de um modo geral, com a perda da consciência.
Você sabe como é o mecanismo de ação dos anestésicos locais? Descubra nesse vídeo
Qual o mecanismo de ação dos anestésicos intravenosos?
A captação do anestésico inalatório do alvéolo pelo sangue depende da perfusão sangüínea do alvéolo e da solubilidade do agente no sangue, expressa pelo coeficiente de partição sangue/gás. A distribuição do anestésico pelo organismo depende da perfusão sangüínea dos vários órgãos, e da solubilidade do agente no sangue.
Quais as características dos anestésicos gerais?
São depressores do sistema nervoso central que determinam abolição das sensações, acompanhada de perda de consciência. Anestesia geral envolve combinação dos seguintes elementos: inconsciência, amnésia, analgesia, relaxamento muscular e bloqueio de respostas neuro-humorais ao estresse anestésico-cirúrgico.
Qual a função de anestésicos locais?
Anestésicos locais são substâncias que blo- queiam a condução nervosa de forma reversível, sendo seu uso seguido de recuperação completa da função do nervo. O local de ação dos anestésicos locais é a membrana celular, onde bloqueiam o pro- cesso de excitação-condução.
Quais os tipos de anestesia odontológica?
- Anestesia local. ...
- Cremes e aerossóis anestésicos. ...
- Anestesia geral. ...
- Sedação.
Qual o tipo de anestesia utilizada na extração dentária?
Para a maioria dos procedimentos odontológicos, a anestesia local é a mais utilizada. Já a sedação consciente é recomendada para casos em que o paciente tem pânico, por exemplo. A sedação pode ser feita tanto por via oral, através de comprimidos, como por uma injeção endovenosa.
Como funcionam as anestesias em relação ao sistema nervoso mais especificadamente nas sinapses nervosas?
A anestesia geral é inalada pelo paciente ou injetada diretamente na corrente sangüínea. Quando ela chega ao córtex (região do cérebro responsável pela sensibilidade e pelos movimentos do corpo), bloqueia temporariamente seu funcionamento.
Qual a relação do sistema nervoso central e sistema cardiovascular com o anestésicos locais?
Níveis elevados podem produzir efeitos indesejados em sistemas elétricos sensíveis, dos quais os mais importantes são o sistema nervoso central e o cardiovascular. A relação é linear entre a absorção sistêmica e o nível plasmático e independe da concentração da droga ou da velocidade da injeção.
Em que tipo de nervo Os anestésicos devem agir?
Anestesia para bloqueio nervoso: anestésico dentro ou nas proximidades do nervo. Bloqueio de plexo braquial, supraclavicular, interescalenico, nervo femoral, obturador, ileohipogástrico, ileoinguinal por exemplo.
Como agem os anestésicos locais independente da quantidade?
Os anestésicos locais têm sua ação na membrana da célula nervosa e a teoria mais aceita para explicar seu mecanismo de ação é a do receptor específico. Essa teoria acredita que os anestésicos locais se ligam a receptores específicos nos canais de Na+, fechando este canal e impedindo a entrada do mesmo íon na célula.
Por que os anestésicos locais não funcionam em locais inflamados?
Quando uma região está inflamada ela deixa o pH da boca muito baixo, ou seja, ácido. O pH ácido ioniza as moléculas do anestésico transformando-o, assim o medicamento deixa de ser e de agir como molécula.
Quais fatores afetam a ação dos anestésicos locais?
- Efeito do pKa. O pKa é o pH onde um determinado fármaco encontra-se 50% em sua forma ionizada e 50% em sua forma não ionizada. ...
- Efeito do pH. ...
- Coeficiente de partição. ...
- Potência.
Qual tipo de anestesia e mais perigosa?
A anestesia local, quando usada corretamente é segura e quase não apresenta efeitos secundários, no entanto, em doses elevadas pode ter efeitos tóxicos, podendo afetar o coração e a respiração ou comprometer a função cerebral, já que doses elevadas podem atingir a corrente sanguínea.
Qual melhor anestésico para dor de dente?
A xilocaína demonstrou ser muito eficaz quando utilizada como pomada anestésica para dor de dente. Isso porque o início da anestesia em mucosa oral ocorre entre 30 segundos e 2 minutos. Estudos feitos comprovaram a sua eficácia como analgésico pós-operatório em odontologia.
Qual é o anestésico mais forte?
O fentanil é cerca de 100 vezes mais potente que a morfina.
Quais são os anestésicos locais?
A classificação dos anestésicos locais é definida quanto à estrutura química e quanto à duração de ação, sendo os principais utilizados na Odontologia lidocaína, mepivacaína, articaína, prilocaína, cloridrato de bupivacaína.
Qual a função principal da sedação enteral e analgesia?
A administração de analgésico e sedativo é fundamental para dar conforto ao paciente, reduzir o estresse e evitar retardo na recuperação e na liberação da ventilação mecânica 1.
O que é lidocaína e para que serve?
A Lidocaína é uma substância ativa de anestésico local. Pode ser encontrada como gel ou spray. Normalmente, é utilizada para dar mais conforto ao paciente em alguns procedimentos médicos, devido às suas propriedades anestésicas e lubrificantes.
Quais os tipos de anestésicos gerais?
- Anestesia inalatória. Neste caso, o paciente inala gases que contêm o medicamento anestésico. ...
- Anestesia endovenosa. Esta técnica é realizada por meio da injeção do anestésico diretamente na veia do paciente. ...
- Anestesia balanceada. ...
- Medicação Pré-Anestésica. ...
- Indução. ...
- Manutenção. ...
- Recuperação.
Qual a importância dos anestésicos gerais?
Os anestésicos gerais são amplamente utilizados nos procedimentos em que se necessita retirar os reflexos do paciente, além de promover diminuição da dor e desconforto, levando a perda momentânea da consciência.
Quais são os objetivos da anestesia geral?
Qual o objetivo da anestesia? O objetivo da anestesia é viabilizar a realização de procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos reduzindo ou eliminando a dor, consciência, mobilidade e respostas indesejadas do organismo durante o procedimento.
Como ir estudar em Portugal de graça?
Qual a diferença entre balconista de farmácia e atendente de farmácia?