Como acontece o corte por oxicorte?

Perguntado por: Raquel Teresa Assunção Pinheiro Vicente  |  Última atualização: 28. Juli 2024
Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)

No processo do oxicorte, o metal é aquecido pelo maçarico até atingir sua temperatura de ignição. Depois de quente, o equipamento direciona um jato de oxigênio com alta pureza no local, para oxidar o metal e realizar a separação.

Como se processa o corte por Oxigas?

O processo baseia-se no aquecimento localizado feito com um maçarico especial de corte. Ao atingir a temperatura de oxidação viva segue-se a injeção de O2 através do orifício central do bico de corte fixado no maçarico.

Como funciona o corte com maçarico?

O maçarico de corte é uma ferramenta utilizada para cortar metais, como aço, ferro, alumínio e cobre. Ele funciona através da combinação de dois gases, o oxigênio e o combustível. O oxigênio corta o metal, enquanto o combustível serve para gerar calor.

O que é um oxicorte?

O oxicorte é uma técnica muito utilizada para o corte de objetos metálicos. Esse método consiste na ruptura do material através da erosão térmica, em que o objeto metálico, após ser aquecido, é submetido a um jato de oxigênio, causando sua oxidação.

Qual o tipo de chama utilizado no processo de oxicorte?

Gases utilizados no processo de oxicorte

Para a obtenção da chama oxi-combustível, são necessários pelo menos 2 gases, sendo um deles o oxidante (O2) e o outro o combustível, podendo este ser puro ou misturado com mais de um gás combustível.

Curso de Oxicorte com acetileno - Aula 3 - Básico para iniciantes - Dicas práticas para cortar.

15 questões relacionadas encontradas

Quais são os três processos de oxicorte?

O oxicorte é considerado corte por reação química, corte combinado envolvendo os seguintes mecanismos: aquecimento através de chama e reações exotérmicas, seguido de oxidação do metal e posterior expulsão através de jato de O2.

Quais são as características do processo de oxicorte?

Como funciona o processo de oxicorte e quais suas características. Este processo se divide em duas fases: na primeira, o aço é aquecido a alta temperatura (900°C), com a chama produzida pelo oxigênio e o gás combustível. Na segunda fase, usa-se uma corrente de oxigênio e elimina óxidos de ferro produzidos.

Quais materiais podem ser cortados por oxicorte?

Quais materiais podem ser cortados por oxicorte?
  • aços de carbono e inoxidáveis;
  • cobre;
  • bronze;
  • níquel.

Quais os gases utilizados no oxicorte?

São muitos os gases combustíveis que podem ser utilizados no momento da ignição e na manutenção da chama de aquecimento no sistema de corte a oxicorte. Entre os mais usados podemos citar: acetileno, propano, propileno, hidrogênio, GLP e até mesmo a mistura destes.

Quais são as principais aplicações do oxicorte na indústria?

O processo de oxicorte (com maçarico) é muitas vezes utilizado para peças industriais altas ou com grandes espessuras, do tipo estaleiro. Estas peças são geralmente à base de chapas, de metais ou de aço. A Air Liquide pode fornecer-lhe gás (oxigénio, acetileno, misturas, etc.).

Qual a diferença entre oxicorte e Plasma?

No geral, o plasma produz cortes mais precisos e limpos do que o oxicorte, com melhor angularidade, um corte mais fino, uma zona afetada pelo calor menor e pouco ou nenhum resíduo.

Quais os três tipos de chamas?

De acordo com as proporções dos gases, é possível obter três tipos diferentes de chamas: neutra, oxidante e carburante.

Quais as vantagens do processo Oxigas?

capilaridade melhor à solda (responsável pela penetração do material de adição ao material base), rendimento do material de adição, a desoxidação, decapagem do metal base, e uma efetiva proteção à oxidação durante a deposição do metal de adição.

Quais as vantagens do oxicorte?

O oxicorte é um processo de separação de metais que utiliza o calor e uma reação de oxidação com oxigênio puro. Ele exerce benefícios importantes no processo de corte térmico, garantindo a perpendicularidade da superfície cortada, assim como a qualidade superficial.

Quais as cores dos cilindros de oxicorte?

Por questões de segurança, os cilindros de gás têm cores específicas, a depender do ser conteúdo:
  • oxigênio industrial: preto;
  • oxigênio medicinal: verde;
  • nitrogênio: cinza-claro;
  • argônio: marrom-canalização;
  • dióxido de carbono: alumínio;
  • hélio: laranja;
  • hidrogênio: amarelo;
  • acetileno: bordô;

O que é oxi acetileno?

nome masculino. [ Química ] Mistura de oxigénio e acetileno usada em maçaricos para soldar.

Qual a diferença do gás GLP para o acetileno?

A chama do GLP é menos radiativa que a do acetileno, isso é uma característica da diferença entre suas composições químicas. A relação mássica entre carbono e hidrogênio para o GLP médio é de 5,26 e para o acetileno é de 12, dessa forma com mais carbono disponível, o acetileno produz uma chama mais radiativa.

Para que serve oxigênio e acetileno?

O acetileno é um dos gases mais utilizados no oxicorte e é o mais indicado para esse fim nas indústrias. Isso acontece por causa da sua elevada temperatura de chama, que chega a 3.100°C, e seu maior percentual em peso de carbono na comparação com outros combustíveis.

Onde é usado o gás acetileno?

O acetileno é usado na fabricação dos seguintes materiais: explosivos, solventes industriais, plásticos de borracha sintética. Este composto também é empregado na síntese de compostos orgânicos como ácido acético e álcool etílico.

Como ocorre a mistura de gases no maçarico?

As pressões do acetileno e do oxigênio são as quantidades relativas na mistura destes dois gases que se queimam no bico do maçarico. Quando há queima completa do acetileno no ar, o oxigênio do ar combina-se com o acetileno, formando o gás carbônico e o vapor de água (2 C7H2 + 5 02 => 4 CO? + 2 H20 + calor).

Qual a função da alavanca do maçarico de corte?

O equipamento mais utilizado no processo manual de oxicorte é o maçarico de corte. Ele é composto pelo corpo com as válvulas de regulagem dos gases e pela alavanca que abre a injeção do oxigênio de corte.

Quando surgiu o oxicorte?

Esse processo que surgiu em 1903, foi desenvolvido para auxiliar a soldagem e hoje em dia é muito utilizado para aplicações na indústria térmica.

Quais são os dois tipos de maçarico?

chama será oxidante, neutra ou redutora. Basicamente, existem dois tipos de maçaricos: a) O maçarico de baixa pressão, do tipo injetor, que fornece uma mistura de gás e oxigênio sem variação de proporção; 1.

Quais são os tipos de maçaricos?

Existem dois tipos principais de maçaricos de solda amplamente utilizados por refrigeristas e que você encontra na Frigelar: os maçaricos portáteis e os maçaricos de PPU (Pronto Para Uso).

Qual a diferença de um maçarico de corte e um maçarico de solda?

Os maçaricos de solda são usados para unir peças de metal através do aquecimento e fusão da solda, que é uma liga metálica aplicada entre as superfícies que se deseja unir. Já os maçaricos de corte utilizam o calor produzido pelo combustível e oxigênio para cortar metais em diferentes espessuras e formas.

Artigo anterior
Qual vestido devo usar na formatura?
Artigo seguinte
Tem como fazer exame de toque sozinha?