Qual a diferença da graxa branca e azul?

Perguntado por: Vicente Brito de Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (9 avaliações)

A graxa azul possui uma resistência mais reduzida a água, porém corrói os retentores de borracha, se existirem nos componentes nos quais vai utilizar. A graxa azul difere bastante da graxa branca, que é à base de sabão de cálcio, possui uma maior resistência a água, uma baixa resistência a temperaturas mais elevadas.

Qual a melhor graxa branca ou azul?

A graxa branca é à base de sabão de cálcio, que tem melhor resistência a água, e pouca resistência a altas temperaturas. Também corrói borrachas, mas é bem menos agressiva que a graxa azul.

Para que é indicado a graxa branca?

A graxa branca pode ser usada em diversos momentos pela indústria automotiva: na lubrificação de capôs, portas, dobradiças, interior de para-lamas, fechaduras e entre outros. O uso desta graxa é adequado para motocicletas, tratores, caminhões e máquinas no geral.

Para que que serve a graxa azul?

Uma graxa azul, por exemplo, feita a partir de sabão de lítio espesso com base de óleo mineral, tem como característica uma ótima diversidade de usos. Pode ser em equipamentos agrícolas, rolamentos para rodas de veículos, esteiras transportadoras, motores elétricos, ventiladores industriais e muitos outros.

Pode usar graxa branca em rolamentos?

A graxa branca é um tipo de lubrificante muito utilizado em diversos segmentos industriais. E não é a toa, ela possui propriedades específicas para uso em aplicações extremas. Sabia que ela é a graxa para rolamentos mais procurada na internet?

Graxa é tudo a mesma coisa?

27 questões relacionadas encontradas

Qual a graxa ideal para rolamento?

A graxa azul para rolamentos proporciona uma excelente estabilidade à oxidação, boa estabilidade mecânica e excelente resistência à água, com propriedades inibidoras de ferrugem. Tem boa performance e garante uma maior vida útil dos componentes mecânicos.

Pode passar graxa no rolamento?

A graxa pode ser utilizada para lubrificar os rolamentos em condições operacionais normais na maioria das aplicações. ... Em geral, na partida, apenas o rolamento deve estar totalmente preenchido, enquanto o espaço livre na caixa deve estar parcialmente preenchido com graxa.

Qual graxa e melhor?

Para os motores, opte por uma graxa automotiva que seja a base de sódio. Dessa forma, ela resiste à temperatura. Para engrenagens e máquinas, as graxas de lítio podem ser uma boa opção. No caso de componentes de máquinas que envolvem o uso de água, prefira uma graxa resistente à umidade - ou seja, com base de cálcio.

Qual a melhor graxa para lubrificar?

Graxa à base de Cálcio (Ca)

A graxa à base de cálcio é um produto macio, que apresenta uma boa solidez mecânica e uma alta resistência à agua. Por conta disso, ela é comumente usada em bombas de água, molas de veículos pesados, chassis e cabos de aço. A substância pode trabalhar em temperaturas que vão até 77°C.

Qual a melhor graxa para alta temperatura?

A LGHC 2 é uma graxa à base de óleo mineral que usa a tecnologia do complexo de sulfonato de cálcio. Ela é formulada para suportar cargas elevadas, grandes volumes de água e temperaturas altas. É mais indicada para aplicações pesadas, especialmente nos segmentos de cimento, mineração e metalurgia.

Para que serve graxa branca na moto?

A graxa branca pode ser uma boa alternativa, pois é altamente resistente a umidade, já que em alguns modelos, a corrente da motocicleta fica exposta a chuva. Além disso, por ser encontrada na maior parte em forma de spray, facilita a penetração e lubrificação da parte interna da corrente.

Pode usar graxa branca na corrente da moto?

O problema da graxa é que tudo fica grudado nela, inclusive a sujeira, que ficará rodando junto com os componentes que movimentam a moto. ... Desta forma, não recomendamos a graxa branca, pois ela causa uma situação totalmente abrasiva dentro do sistema de transmissão da moto!

Qual a melhor graxa para portão automático?

Graxa Branca security parts é indicada para lubrificação de portões automáticos, rolamentos, bikes, coroa e pinhão de motos, peças nauticas, motores de popa, utensílios de caça e pesca e maquinas de lavar. Lubrificante de alto desempenho em pressões elevadas, choque e arrasto por água. Aplicação entre: -15ºC e 70ºC.

Pode usar graxa azul na corrente da moto?

Jamais utilize um óleo diferente na sua moto, pois isso pode danificar a corrente. Um exemplo de lubrificante que não deve ser utilizado em correntes, mas, ainda assim, muita gente insiste em utilizá-lo é a graxa. ... A graxa tem uma textura muito espessa, que facilita o acúmulo de sujeira na corrente.

Quais os tipos de graxas lubrificantes?

Tipos de Graxas Lubrificantes
  • Graxa à base de Cálcio (Ca) É uma substância macia e que possui uma ótima solidez mecânica, sendo geralmente aplicada em cabos de aço, chassis e molas de veículos pesados. ...
  • Graxa à base de Sódio (Na) ...
  • Graxa à base de Lítio (Li) ...
  • Graxas sintéticas.

Para que serve a graxa Poliureia?

Define-se como lubrificante um material de fácil deformação capaz de formar uma camada impermeável, reduzindo o aquecimento e evitando que componentes em movimento provoquem atrito ou se desgastem.

Quais as vantagens de se usar a graxa em relação ao óleo lubrificante?

A graxa funciona bem em aplicações de rolamentos que operam em velocidades moderadas onde as temperaturas não são excessivamente altas. O óleo tem melhor desempenho sob alta velocidade, assim como aplicações de fricção extrema.

Para que serve a graxa amarela?

Produto de alta qualidade, indicado para aplicação em rolamentos, movimentos centrais, caixas de direção e cubos. É uma graxa muito resistente a água e a ações de atrito, garantindo excelente rolagem e lubrificação.

Para que serve a graxa vermelha?

A graxa vermelha resiste ao calor sem perder a capacidade de lubrificação e também é resistente à água. Ela protege contra corrosão, tem alta resistência à oxidação e boa estabilidade mecânica.

Para que serve a graxa grafitada?

Dentro do seu campo de aplicação, a graxa grafitada é indicada, principalmente, para a lubrificação de cabos de aço e engrenagens abertas.

Qual a melhor graxa para rolamento?

Na maioria das aplicações, o rolamento pode ser lubrificado com graxa. Ela possui algumas vantagens sobre o óleo, pois é retida mais facilmente, principalmente em eixos inclinados ou verticais. Além disso, a graxa contribui na vedação contra contaminantes, umidade e água.

Qual o procedimento correto de aplicar graxa em um rolamento?

Lubrificação com graxa

Geralmente não se deve preencher toda a caixa com a graxa selecionada. Apenas a parte do rolamento deve ser totalmente completada. A caixa deve receber de 30% a 50% de seu espaço com graxa, sendo indicado o preenchimento completo apenas quando o rolamento for submetido a altas rotações.

Artigo anterior
Qual o papel do fisioterapeuta na reabilitação cardiovascular?
Artigo seguinte
Como resetar o celular com a tela estragada?