Como acontece a erosão?

Perguntado por: Luna Helena de Coelho  |  Última atualização: 18. Dezember 2021
Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)

A erosão do solo é um desgaste natural que ocorre por causa da ação da água corrente, do vento, ou de atividades humanas que resultam no desgaste ou remoção do solo. Esse é um processo que tem desempenhado um papel importante para a formação da Terra há, pelo menos, 450 milhões de anos.

Como acontece o processo de erosão?

Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) ... O contato com a água e outros componentes erosivos concretizam o deslocamento para as áreas mais baixas do relevo.

O que pode provocar a erosão do solo?

Entre os fatores que mais contribuem para a erosão destacam-se: desmatamento, queimadas, urbanização, impermeabilização do solo, drenagem das estradas, mineração, serviços agrícolas de forma desordenada, entre outros.

O que causa a erosão hídrica?

A erosão é causada por forças ativas, como as características da chuva, a declividade e o comprimento do declive do terreno e a capacidade que o solo tem de absorver água; e, por forças passivas, como a resistência que o solo exerce à ação erosiva da água e a densidade da cobertura vegetal (BERTONI e LOMBARDI NETO, ...

O quê erosão hídrica?

(2006) a erosão hídrica é o processo de degradação que mais tem afetado a capacidade produtiva dos solos, facilitada e acelerada por 3 Page 4 interferência antrópica que, na maioria das vezes, resulta num processo de erosão acelerada.

O QUE É EROSÃO?

39 questões relacionadas encontradas

Quais são as etapas da erosão hídrica?

A erosão hídrica compreende três fases físicas distintas: desagregação, transporte e deposição. A desagregação é o processo de quebra e individualização das partículas da massa de solo, sendo causada, basicamente, pelo impacto direto das gotas da chuva contra a superfície do solo e pelo escoamento superficial.

Quais são os agentes que provocam a erosão do solo?

Quando ocorre por ação da natureza, a erosão está associada a agentes como o vento, as águas, a presença de seres vivos e variações climáticas, que modificam os solos e demais materiais da crosta terrestre.

O que provoca a erosão pluvial?

Erosão pluvial

Pode ocorrer através dos próprios respingos da chuva, pelo escoamento da água ou pelo transporte de partículas do solo por meio de canais.

Como é o processo de formação do solo?

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

O que é uma voçoroca como ela se forma?

A voçoroca ou boçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.

O que é a erosão Antropica?

Erosão antrópica

É a erosão causada pela ação do ser humano. Em geral não tem grande influência, por que sua ação é de duração muito curta, Mas, nossa capacidade de remover grandes massas de terra ou de rocha é cada vez maior e a erosão antrópica tende a ser cada vez mais significativa.

Quais são os 5 fatores de formação dos solos?

O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.

Quais fatores determinam a formação do solo descreva suas características?

A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas.

Como pode ser classificado o solo?

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles. Não pare agora... ... O solo humoso é também conhecido como solo escuro e é muito rico em nutrientes, devido à grande quantidade de matéria orgânica.

Quais são as diferentes formas de erosão pluvial?

A erosão pluvial pode ocorrer de diferentes maneiras, as quais são:
  • Erosão em splash: É a erosão causada pelo impacto das gotas de água diretamente sobre o solo. ...
  • Erosão laminar: É o tipo de erosão pluvial onde a água da chuva retira toda a cobertura do solo.

Quais as formas produzidas por cada um dos tipos de erosão?

1.2. Erosão laminar: é quando o escoamento superficial das águas das chuvas “lava” o solo, ou seja, retira a sua cobertura superficial, desgastando-o. 1.3. Erosão em sulcos: ocorre quando o escoamento da água sobre os solos intensifica o seu desgaste a ponto de formar pequenas “linhas” ou cortes no terrenos.

Como a água e os ventos podem afetar os solos?

A erosão é o processo de desprendimento e arraste acelerado das partículas do solo causado pela água e pelo vento. A erosão do solo constitui, sem dúvida, a principal causa da degradação acelerada das terras. ... Outras vezes, esse transporte de partículas de solo se verifica, também por ação do vento.

O que é um agente erosivo?

Os agentes erosivos naturais são internos e externos à superfície terrestre. Os movimentos das placas tectónicas, os sismos e os vulcões são os internos que, a partir de dentro da Terra, podem provocar alterações no exterior. Já a água e o vento são agentes erosivos externos.

Quais são os agentes externos?

Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.

Quais os agentes erosivos e os tipos de erosão?

A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.

O que é o processo de sedimentação?

Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares. ... Quando esses sedimentos se aglutinam, dão origem às rochas sedimentares.

O que é erosão ravina?

Ravina ou barranco é um acidente geográfico produto de erosão pela ação de córregos e enxurradas. As ravinas são normalmente classificadas como de menor escala do que as voçorocas, vales e cânions.

Quais os principais elementos que atuam na formação do solo?

e) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e os seres vivos, inclusive o ser humano. O solo é formado a partir da interação entre o tempo, clima, relevo, água e seres vivos.

Como se formam os solos quais elementos os compõem?

No entanto, encontra-se na composição dos solos, de modo geral, 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica. O solo é composto por três fases distintas: sólido, que compreende matéria orgânica e inorgânica; líquido, que é a solução do solo ou água do solo; e gasoso, que é o ar do solo.

Quais são os principais componentes do solo?

O solo ou terra como também é chamado, é composto de quatro partes, a saber: Ar; Água; Matéria orgânica (restos de pequenos animais e plantas); Parte mineral que veio da alteração das rochas, ou seja a areia da praia, o barro que gruda no sapato e o limo que faz as crianças escorregarem.

Artigo anterior
O que é ddd do celular?
Artigo seguinte
O que é o trabalho temporário?