Como a NBR 9575 10 classifica os tipos de impermeabilização?

Perguntado por: Miguel Ribeiro  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)

4.3 Classificação dos impermeabilizantes – segundo a ABNT NBR 9575:2010, são classi- ficados segundo o material constituinte princi- pal da camada impermeável, a saber: Cimentícios Argamassa com aditivo impermeabilizante; Argamassa modificada com polímero; Argamassa polimérica; Cimento modificado com polímero.

Como são classificados os sistemas de impermeabilização?

Os sistemas de impermeabilização podem ser classificados em rígidos e flexíveis e estão relacionados às partes construtivas sujeitas ou não, a fissuração.

O que diz a NBR 9575?

Esta Norma estabelece as exigências e recomendações relativas à seleção e projeto de impermeabilização, para que sejam atendidos os requisitos mínimos de proteção da construção contra a passagem de fluidos, bem como os requisitos de salubridade, segurança e conforto do usuário, de forma a ser garantida a estanqueidade ...

Qual a definição de impermeabilização e Qual sua classificação?

Impermeabilização, é o processo de tornar algum material, área ou objeto impermeável (estanqueidade), isto é, de fazer com que a água, outro fluido, fungos e bactérias não consiga atravessar esse material, área ou objeto.

Qual é a norma que rege Execução de impermeabilização?

ABNT NBR 9574 NBR9574 Execução de impermeabilização.

Treinamento Interno - NBR 9575 - Impermeabilização: Seleção e Projeto - Part I

44 questões relacionadas encontradas

O que diz a norma NBR 16280?

A NBR 16280 diz que para toda intervenção construtiva dentro de um imóvel que compõe um condomínio, deve haver comunicação tácita ao síndico do local. A depender do porte da reforma, apenas a avaliação do síndico é suficiente, ainda que ele possa solicitar o aval de um especialista.

O que é um projeto de impermeabilização?

O projeto de impermeabilização detalha e especifica os materiais que serão aplicados nas áreas molháveis, como água da chuva e de outros agentes da natureza. Todo projeto de impermeabilização deve seguir procedimentos previstos na norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) - NBR9575.

Qual o conceito de impermeabilização?

É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.

Quais são os tipos de impermeabilização?

Quais são os principais tipos de impermeabilizantes?
  • Sistemas rígidos: Trata-se de produtos com aditivos químicos que podem ser adicionados a argamassas comuns ou ao concreto. ...
  • Sistemas flexíveis: A impermeabilização flexível, geralmente, é feita com materiais compostos de elastômeros e polímeros.

O que é impermeabilização na construção civil?

A impermeabilização, na construção civil, é uma etapa que tem como objetivo selar, bloquear e vedar materiais porosos e fendas, que podem ser contraídas por motivos técnicos e estruturais. Ela é feita nas mais diversas partes da obra, como paredes, lajes, muros e teto.

Onde encontrar NBR?

Norma NBR 6023 para referências – https://guiadamonografia.com.br/download-abnt-nbr-6023-para-referencias/ a página leva você para consultar e baixar a norma 6023 da ABNT na íntegra que regula as referências bibliográficas. É um ponto importante do seu trabalho, que deve ser formatado exatamente como ditam as regras.

Quais os passos para o desenvolvimento de um bom projeto de impermeabilização estudo preliminar projeto básico e executivo?

É necessário apresentar detalhes sobre a aplicação em cada estrutura, como:
  1. plantas de localização e identificação das impermeabilizações;
  2. descrição gráfica dos detalhes específicos e genéricos das soluções adotadas;
  3. memorial descritivo de todos os materiais e das camadas de impermeabilização;

Quais são os três sistemas principais de impermeabilização?

Quais São Os 6 Principais Sistemas de Impermeabilização?
  1. Membrana de Poliuretano. ‍ Esse sistema é aplicado no local a frio. ...
  2. Membrana Acrílica. ‍ ...
  3. Emulsão Asfáltica. ‍ ...
  4. Manta Asfáltica. ‍ ...
  5. Argamassa Polimérica. ‍ ...
  6. Hidrofugantes. ‍

Como devo escolher um sistema de impermeabilização?

Avalie o tipo de estrutura e a forma de pressão d'água antes de definir o produto certo! Ao impermeabilizar uma superfície esta se torna protegida contra a ação de água, portanto, evitando assim, problemas causados pela umidade.

Quais são os sistemas de impermeabilização mais usuais em termos de sua rigidez quais são as metodologias e produtos empregados?

Os tipos de impermeabilização, de modo mais geral, são divididos em 2: impermeabilização rígida e flexível. Dentro dessa classificação mais geral existem diversas opções que podem ser utilizadas. Dentro da rígida falamos um pouco sobre argamassas poliméricas, argamassas hidrófugas e resinas époxi.

Qual o melhor tipo de impermeabilizante?

Os melhores impermeabilizantes e os mais utilizados são a argamassa polimérica, manta asfáltica, emulsão acrílica, emulsão asfáltica e hidrofugantes. Da lista, podemos dar destaque a três sistemas. Argamassa Polimérica.

Qual a diferença entre impermeabilização rígida e flexível?

A impermeabilização rígida não suporta a movimentação da estrutura, por isso é utilizada em estruturas não sujeitas à fissuração ou a grandes deformações. Já as flexíveis, possuem a capacidade de se alongar em função da exigência estrutural e de absorver a fissuração se forem adequadamente especificados.

Qual o melhor impermeabilizante para misturar no cimento?

Por exemplo, caso o concreto pré moldado seja produzido para ser usado como parede, o melhor impermeabilizante é BlokSeal, que, na verdade, é um hidrofugante que protege toda a estrutura contra a infiltração de água.

Qual a função de impermeabilização?

Impermeabilizar é o ato de isolar e proteger os materiais de uma edificação da passagem indesejável de líquidos e vapores, mantendo as condições de habitabilidade da construção. ... Rígido – com argamassas poliméricas, conferem proteção mecânica à superfície impermeabilização.

Para que serve a impermeabilização?

A impermeabilização garante o isolamento dos materiais que fazem parte de uma construção, a fim de protegê-los contra o contato com líquidos e vapores indesejados. Dessa forma, é possível garantir a segurança de todo o processo de edificação de um imóvel, auxiliando também em suas condições de habitabilidade no futuro.

Qual a importância de impermeabilizar?

Para prevenir danos à estrutura e controlar a proliferação de mofo, fungos, bolores e manchas, é fundamental realizar um projeto eficiente de impermeabilização para a construção. Os danos causados pelas infiltrações vão desde questões estéticas, como descascamento na pintura, até problemas estruturais graves.

Pode-se dizer que o principal objetivo do projeto de impermeabilização consiste?

É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra a ação de águas que podem vir da chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.

Quais os tipos de impermeabilização e onde são usados na construção civil?

Tipos de sistemas de impermeabilização
  • Hidrofugantes. Os hidrofugantes repelem a água, podendo ter aplicação diretamente sobre as superfícies minerais. ...
  • Argamassa Polimérica. ...
  • Emulsão Acrílica. ...
  • Manta Asfáltica. ...
  • Emulsão Asfáltica. ...
  • Calafetador. ...
  • Hidrorrepelente.

É permitido usar martelete em apartamento?

O martelete demolidor é utilizado, em geral, em situações externas, como calçadas e pavimentos. Em situações internas, é utilizado em situações em que é necessária uma demolição de maior escala. Portanto, o uso de martelete demolidor não é recomendado para reformas em apartamentos.

Artigo anterior
Como ativar o instagram novamente?
Artigo seguinte
O que é Esclerenquima é parênquima?