Como a Filosofia se relaciona com o conceito de belo?

Perguntado por: Nelson Garcia Monteiro  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

O belo segundo Sócrates
Na visão de Sócrates, “o belo é o útil”, ou seja, a beleza não está associada à aparência de um objeto, mas em quão proveitoso ele for, teria então um caráter prático, como o resultado de um produto ou situação prática.

O que é o belo para os filósofos?

Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.

O que realmente é ser belo?

Segundo o dicionário, é aquilo ou alguém que tem forma ou aparência agradável, harmoniosa. Que desperta sentimentos de admiração, nobreza e perfeição.

Como se tornar belo?

Homem não precisa ser bonito. E não deve se esforçar - ou demonstrar que se esforça - para ser belo. O corpo belo deve ser "efeito colateral" da busca por saúde ou do gosto por esportes. Os relatos sugerem uma estreita associação entre os cuidados de beleza e feminilidade.

O que é necessário para algo ser considerado belo?

Só depois desse século é que surgiu o conceito de que o belo é algo subjetivo, relativo, de gosto individual e da maneira como cada um percebe o objeto. Cada pessoa carrega uma bagagem, uma cultura, uma crença que a faz ver as coisas de maneiras diferentes. Logo, a beleza é definida por suas vivências pessoais.

O conceito de belo na filosofia estética

15 questões relacionadas encontradas

O que é belo na visão de Platão?

Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos).

O que é o belo para Sócrates?

Para Sócrates o “ser” belo se impõe sobre a “aparência”. Para Hípias o belo nada mais é do que uma aparência que se impõe sobre todas as coisas. Mas Sócrates não está, de fato, procurando saber o que produz a aparência ou o ser (enquanto aparência) da beleza, mas sim o que é a própria beleza.

O que é belo na visão de Kant?

Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.

Como Kant critica o belo?

Conforme afirma a teoria kantiana, o belo está em conformidade com o sublime. “O belo concorda com o sublime no fato de que ambos aprazem por si próprios; […] não pressupõe nenhum juízo dos sentidos, nem um juízo lógico-determinante, mas um juízo de reflexão.” (KANT, 1995, p. 89).

O que é o conceito de beleza?

Beleza é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é belo ou agradável. Pode também ser um termo para caracterizar uma mulher formosa ou uma coisa bela. A beleza é uma característica ou um conjunto de características que são agradáveis à vista e que são capazes de cativar o observador.

O que é o padrão de beleza?

O que é padrão de beleza

Os padrões de beleza são conjuntos de características físicas das pessoas que são tidas como ideais e se tornam modelos a ser seguidos. Em geral, costumam variar de acordo com países, culturas e até faixa etária.

O que é belo e o que é feio?

O objetivista afirma que a beleza ou a feiúra das coisas se baseia nas qualidades do próprio objeto. E são elas que provocam emoções no espectador, para que todos sintamos o mesmo ou quase o mesmo. Essa postura foi dominante, desde a Antiguidade clássica até o Renascimento.

O que é o belo e o bem que o amor busca?

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. Quando se tem, não se deseja mais, ou se se deseja, deseja manter no futuro, o que significa que não o tem.

O que René Descartes diz sobre o amor?

Em matéria de amor, não amar é o meio certo para ser-se amado. No mundo todos somos iguais pela raça, e a sabedoria não se conquista, ama a quem conheças. Os homens que se emocionam com as paixões são capazes de ter mais doçura na vida.

O que é belo na visão de Hegel?

O belo, para Hegel, é uma idéia do espírito artístico, ou seja, uma unidade imediata do conceito e de sua efetividade tal como ela se apresenta em seu aparecer para as nossas sensações.

O que é o feio?

adjetivo Sem beleza; cujo aspecto ou aparência é desagradável aos olhos. [Figurado] Contrário à decência ou à conveniência: é feio mentir. [Figurado] Que age desonestamente; que é vergonhoso; indecoroso, indecente: tinha um caráter muito feio.

Por que a filosofia trata da questão do belo e do feio?

Essas questões envolvem a percepção de Arte e Estética. E isso tudo ainda depende de como a nossa sociedade percebe as coisas e de como nós absorvemos da sociedade esses significados. Assim, as ideias de belo, feio, bom, ruim estão intimamente ligadas à cultura à qual pertencemos.

Qual é o padrão de beleza imposto pela sociedade?

“O padrão estético de beleza atual, perseguido pelas mulheres, é representado imageticamente pelas modelos esquálidas das passarelas e páginas de revistas segmentadas, por vezes longe de representar saúde, mas que sugerem satisfação e realização pessoal e, principalmente, aludem à eterna juventude” (BOHM, 2004, p. 19).

O que é o padrão?

Significado de Padrão

Norma determinada e aprovada consensualmente pela maioria, ou por uma autoridade, que é usada como base para estabelecer uma comparação. Aquilo que serve para ser imitado como modelo; protótipo. [Figurado] Nível de qualidade; classe: escola de alto padrão.

Quais os tipos de padrão de beleza?

Os padrões de beleza podem variar de cultura para cultura e, mesmo dentro da mesma cultura, variar com a passagem do tempo. O que é considerado belo em uma época pode não ser considerado em outra. Pense nas mudanças em estilos de roupa e penteados, por exemplo, com a passagem do tempo (mesmo de algumas décadas).

Onde surgiu o conceito de beleza?

Grécia Antiga A primeira tentativa de padronização da beleza humana de que se tem registro parte da Grécia Antiga (tanto que a palavra estética tem origem grega e significa ? compreensão pelos sentidos?). O modelo de beleza ideal deveria combinar harmonia e equilíbrio, valorizando as medidas proporcionais.

Quem inventou o conceito de beleza?

A mais antiga teoria ocidental de beleza pode ser encontrada nas obras dos primeiros filósofos gregos pré-socráticos, tais como Pitágoras.

Onde surgiu conceito?

A história dos conceitos no século XX se desenvolveu na Alemanha a partir da influência de diferentes tradições, como a filologia, a história da filosofia, a hermenêutica e a história do direito.

Qual é o padrão de beleza no Brasil?

Três padrões de beleza são referência no Brasil: Miss, modelo e mulherão. Resultado parcial indica porque padrão curvilíneo teve mais votos nas ruas. Imagens históricas da década de 1960 são da chegada da primeira miss universo brasileira ao país. A gaúcha Ieda Maria Vargas foi recebida como rainha.

Artigo anterior
Quanto ganha a Rockstar?
Artigo seguinte
O que fazer quando está tendo muito corrimento?