Como a Educação Física escolar pode trabalhar a cultura local?
Perguntado por: Enzo Pires Teixeira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (42 avaliações)
As atividades folclóricas podem ser empregadas no conteúdo de Educação Física no ambiente escolar, como um recurso auxiliar a fim de desenvolvera auto-estima, a criatividade, a coordenação viso-motora, a linguagem escrita, oral, musical e corporal, resgatando o elo entre o presente e o passado, despertando no aluno o ...
Qual a relação da Educação Física com a cultura?
A cultura contemporânea incorporou um sentido exclusivo para o conceito de Educação Física. Diante da manifestação humana com as práticas corporais, parece-nos que fazer Educação Física transformou-se em cultura antes mesmo que os praticantes pudessem ter consciência desse fenômeno.
O que é cultura para a Educação Física escolar?
A cultura da educação física (EF), esse conjunto de saberes e fazeres, de valores e comportamentos que configuram sentidos e significados vinculados às práticas corporais tematizadas e construídas por essa prática social no âmbito da instituição escolar, em função exatamente da sua radicação social, foi inicialmente ( ...
Qual é a abordagem da Educação Física escolar que tem como finalidade o resgate da cultura popular?
Abordagem construtivista
Sua finalidade é a construção do conhecimento através do resgate de conhecimento do aluno para a solução de problemas. A temática principal fica por conta da cultura popular, do jogo e do que é lúdico.
Como o aspecto da cultura atravessa a Educação Física?
Neste universo intelectual, a educação física abre-se à cultura como conceito cujo conteúdo parece ingressar no universo das pesquisas científicas interdisciplinares: psicologia da motricidade, filosofia da motricidade, sociologia da motricidade, dentre outras áreas.
Entendendo a cultura corporal (do movimento) para concursos em Educação Física
Quais as relações entre Educação Física cultura e sociedade?
Trata das relações entre Educação Física, cultura e sociedade, valendo-se do conceito de cultura corporal de movimento. Considera as mídias como importe elemento dinamizador da cultura contemporânea, e aponta a necessidade de atualização da Educação Física diante dos fenômenos culturais.
Como a Educação Física produziu cultura ao longo da história?
O surgimento e ascensão do esporte como um importante fenômeno sociocultural pode ser explicado pelos predicados intrínsecos (lúdicos e agonísticos) presentes nas diversas modalidades esportivas, aliados ao contexto de liberalismo e industrialização da Europa no século XIX, daí espalhando-se para todo o mundo (BETTI, ...
Quais são as abordagens da Educação Física?
As principais abordagens que hoje coexistem no cenário nacional são: a Psicomotricista, a Construtivista-Interacionista, a Desenvolvimentista, a Sistêmica, Crítico-Superadora, a Crítica-Emancipatória, a Cultural, a dos Jogos Cooperativos, a Saúde Renovada, e dos PCN's 4.
Quais os tipos de abordagens da Educação Física?
- Abordagem Construtivista-Interacionista. ...
- Abordagem Crítico-Superadora. ...
- Abordagem Sistêmica. ...
- Abordagem da Psicomotricidade. ...
- Abordagem Crítico-Emancipatória. ...
- Abordagem Cultural. ...
- Abordagem dos Jogos Cooperativos. ...
- Abordagem da Saúde Renovada.
O que é a abordagem cultural?
A abordagem cultural não é baseada em nenhuma escola de pensamento específica. É uma compilação de conhecimentos baseados em ciências sociais, sociolinguística e estudos culturais com o objetivo de criar uma reflexão sobre o ensino de línguas e tornar mais tangível o tratamento sobre cultura.
O que é a cultura física?
A cultura física, portanto, engloba o conhecimento sobre esporte e ginástica que permite o pleno desenvolvimento das capacidades do corpo. A noção também está ligada à prática dessas atividades que buscam o desenvolvimento acima mencionado.
Como pode ser confundido o termo cultura na Educação Física?
CAPITULO UM: A "CULTURA" NA EDUCAÇÃO FÍSICA
É possível perceber a utilização da expressão "cultura" acompanhada de termos como "física", "corporal", "de movimento", "corporal de movimento" e outros. Entretanto, essa utilização aparece de forma superficial, por vezes incompleta ou de forma reducionista.
Qual é a importância da Educação Física na sociedade?
Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. Os alunos participam das mais variadas experiências corporais para as quais são desafiados.
Qual a relação da cultura com o corpo?
Enquanto ordem simbólica podemos afirma que o corpo é uma representação dos modelos impostos pela cultura. Esse corpo é submetido a uma cultura somática entendida como sistema de regras, que são o produto das condições objetivas, ou seja, conforme o modelo de "dever-se'.
Como podemos relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde ea qualidade de vida?
Pergunta 5 0 em 0,3 pontos Como podemos relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida? Resposta Selecionada: c. Valorizar a saúde como recurso para melhoria de sua aptidão física.
Qual a importância da recreação nas aulas de Educação Física?
Ao brincar na educação física e na recreação, a criança adquire aprendizados de forma natural, gradativa e muito prazerosa, desenvolvendo habilidades como integração com o grupo, locomoção, raciocínio, espírito esportivo, resistência física e psicológica, criação de estratégias, motivação, criatividade, comunicação, ...
Quais os tipos de abordagens na educação?
Abordagens Pedagógicas de Ensino: Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista, Sociocultural.
O que é uma abordagem metodológica de Educação Física?
Enfoque Metodológico: Defende a idéia de que é necessário que cada disciplina se torne um verdadeiro campo de estudos e de pesquisa. Também para a Educação Física.
Quais são as abordagens preditivas?
As abordagens foram classificadas a partir de duas características Preditivas (concebem uma nova concepção de Educação Física, definem princípios norteadores de uma nova proposta) e Não-preditivas (abordam a Educação Física, sem estabelecer parâmetros, princípios norteadores e metodologias para o seu ensino).
O que é abordagem plural?
A abordagem plural discute a Educação Física escolar numa perspectiva cultural, na qual considera a Educação Física como parte da cultura humana. Ela se constitui numa área de conhecimento que estuda e atua sobre um conjunto de práticas ligadas ao corpo e ao movimento criadas pelo homem ao longo de sua história.
Qual a relação entre a Educação Física e a história?
Como resultado principal, apontamos a grande relação entre o positivismo e a educação física ao longo da história, e concluímos que essa imbricação, ajudou no atraso histórico nos campos da formação profissional e produção do conhecimento na área.
Como a Educação Física surgiu no mundo?
A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.
Como a Educação Física foi estruturada na sua criação?
A expressão Educação Física foi criada aproximadamente no séc. ... Com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, a Ginástica, nome primeiro dado à Educação Física, teve lugar como conteúdo escolar obrigatório apresentando-se neste momento de uma forma bem abrangente naquilo se refere a conteúdos e finalidades.
Quais são os elementos culturais existentes na Educação Física escolar?
A elaboração partiu da sistematização de blocos de conteúdos temáticos, com ênfase no bloco que considera os elementos culturais: 1.1 Brincadeira e jogo; 1.2 Circo e ginástica; 1.3 Dança; 1.4 Esporte; 1.5 Luta e capoeira; 1.6 Vivências e Atividades da Vida Diária (AVD).
Quais as principais práticas corporais historicamente constituídas pelos seres humanos presente em nossa cultura que fazem parte dos conhecimentos da Educação Física?
É neste contexto que as práticas corporais são interpretadas: os esportes, as danças, as lutas, a ginástica, as brincadeiras infantis, etc., estão envolvidos nas formas como enxergamos questões sociopolíticas que envolvem a socieda- de como um todo.
Qual é a lei de uso de imagem?
O que fazer para o amaciante pegar bem na roupa?