Como a deriva dos continentes explica o formato complementar entre a costa do Brasil e o litoral oeste da África?
Perguntado por: Mia Patrícia Alves de Mota | Última atualização: 26. März 2022Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)
Explicação: Para a teoria de deriva continental essas semelhanças entre o formato da Costa da América do Sul e da Costa africana se deve ao fato de que um dia todos os continentes estiveram juntos em um megacontinente chamado pangeia.
Como a deriva dos continentes explica?
A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres.
Como podemos explicar o formato de encaixe da costa da América do Sul com todo o litoral África?
Quando comparamos os mapas da América do Norte e do Sul com os da costa da Europa e África, é possível perceber que os continentes parecem se encaixar como peças de um quebra-cabeça. Isso sugere que eles podem ter estado juntos em algum momento da história da Terra.
Qual é a explicação mais aceita atualmente para a semelhança entre as costas dos continentes 1 e 2 representados no mapa?
A Teoria da Tectônica de Placas, que aperfeiçoou a Teoria da Deriva Continental, é, atualmente, a forma mais aceita de se explicar a formação dos continentes. Ocorre devido ao movimento convergente, quando duas placas se chocam.
Por que essa deriva continental não explica a origem dos macacos na América do Sul?
Não havia oceano Atlântico no passado remoto – África e América do Sul formavam uma massa terrestre chamada Gondwana. O ancestral primitivo dos macacos do Novo Mundo e do Velho Mundo poderia então literalmente ter caminhado – ou se balançado – até a atual costa leste da América do Sul.
Teoria da Deriva Continental - Brasil Escola
Qual alternativa define a deriva continental?
Questão 1. Assinale a alternativa que melhor define a Deriva Continental: ... c) é a teoria que afirma que todos os continentes, no passado, formavam apenas um, o Pangeia, e que posteriormente se fragmentou graças à tectônica das placas.
O quê Wegener não conseguiu explicar que foi respondido anos depois?
A teoria de Wegener foi muito contestada à época. Outros cientistas questionaram o fato de que as massas continentais não poderiam se movimentar pelos oceanos, como proposto na teoria da Deriva Continental, sem se fragmentar inteiramente.
Qual é a explicação mais aceita atualmente para a semelhança entre as costas dos continentes africano e América do Sul representados no mapa?
O estudante explica corretamente que, de acordo com a teoria da deriva continental, a semelhança entre a costa da América do Sul e da África pode ser explicada pelo fato de que essa porção do continente americano e o africano estiveram unidos no passado, quando havia um continente único, denominado Pangeia.
Qual é o maior continente do mundo?
O CONTINENTE ASIÁTICO
A Ásia é o maior continente em área terrestre do mundo, estando boa parte do continente localizado no Hemisfério Norte. Além de ser o mais extenso, é também o mais populoso, habitando nele cerca de três quintos da população mundial.
Quais são os 7 continentes da Terra?
Por essa razão, os continentes da Terra são: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. E o Ártico (Polo Norte), não pode ser considerado um continente?
Como explicar a semelhança entre os formatos da América do Sul e da África?
São eles: os divergentes, nos quais as placas se afastam em sentidos opostos, como acontece com a América do Sul e a África; os convergentes, em que duas placas se movem uma em direção a outra, formando zonas de subducção (uma das placas mergulha sob a outra); e limites transformantes, referentes ao movimento paralelo ...
Qual a explicação para a separação da América do Sul e da África?
A separação entre a África e a América do Sul decorreu da movimentação constante das placas tectônicas sobre o manto, movimento esse que aconteceu em todo o planeta. ... Esse movimento dos continentes deve-se ao movimento das placas tectônicas, responsável também por abalos sísmicos e atividades vulcânicas.
Como a teoria das correntes de convecção e a da tectónica de placas e relacione com a Deriva Continental?
Esses blocos se encontram em movimento lento e constante sobre o magma, o que é causado pelas chamadas correntes de convecção. A teoria da deriva continental, em conjunto com a tectônica de placas, é a mais aceita e utilizada para a explicação da formação dos continentes e configuração atual da litosfera terrestre.
Porque podemos afirmar que a deriva dos continentes a formação das cordilheiras?
A litosfera constitui a porção sólida e superficial da superfície terrestre, sendo subdividida em várias placas tectônicas.As placas movimentam-se de forma convergente (aproximação) ou divergente (afastamento) ou até de forma tangencial.As ações do tectonismo provocam alterações no relevo, constituindo cadeias de ...
O que foi a teoria da Pangeia?
Pangeia era a enorme massa continental que existiu durante a era Paleozoica, há cerca de 200 milhões de anos. O supercontinente estava cercado por um único oceano, o Pantalassa. O nome Pangeia deriva do grego “pan”, que significa todo e “geia” que significa terra.
Qual é o segundo maior continente do mundo?
a) O segundo maior continente do mundo, depois da Ásia, é a América, com um território de cerca de 42 milhões de km².
São 6 ou 7 continentes?
A definição física de maior disseminação considera a divisão em sete continentes: África, América do Norte, América do Sul, Antártida, Ásia, Europa e Oceania.
Qual é a relação da África com o Brasil?
As relações entre o continente africano e o Brasil datam do tráfico humano no início do século XVI. Uma numerosa mão de obra e notáveis aportes culturais africanos devidos ao tráfico modificaram sem dúvida o universo sócio-político, econômico e cultural do Brasil colonial que engendrou o Brasil de hoje.
Qual o processo de fragmentação que ocorre no continente africano?
A fragmentação do Gondwana aconteceu a partir da separação das placas africana e sul-americana, com a ruptura iniciando no sentido sul-norte, e, consequente formação do Oceano Atlântico entre as duas placas, ainda no Período Triássico (±250 a 200 milhões de anos). 3.
Como os continentes crescem e são modificados?
Sim. As placas tectônicas, que formam a superfície da Terra e sobre as quais estão os continentes e oceanos, se movem em média 10 centímetros por ano. ... O que garante que o magma fique em constante movimento é a diferença de temperatura que ele alcança de acordo com a proximidade do centro da Terra.
O quê Wegener não conseguiu explicar?
Embora as ideias de Wegener estivessem se apoiando em evidências, ele não conseguiu explicar como os continentes se moviam. Então, sua teoria não foi aceita pela sociedade da época, que desconhecia as propriedades plásticas da crosta e do manto. Wegener faleceu em 1930 e sua teoria caiu no esquecimento.
O que Alfred Wegener não conseguiu explicar?
O que importa é que o mundo já se juntou, e daqui a milhões de anos se juntará novamente, formando outra Pangeia." Wegener baseava a sua teoria em evidências circunstanciais e não foi capaz de apresentar um mecanismo para a deriva dos continentes, o que resultou numa hipótese pouco apoiada até aos anos 50 do século XX.
Como Wegener explicava a veracidade de sua teoria?
A Deriva dos Continentes
A distribuição de fósseis terrestres idênticos em locais atualmente isolados entre si, como Austrália, Índia, África e América do Sul foi um dos argumentos de Wegener para o lançamento de sua teoria da Deriva Continental.
O que define a deriva?
substantivo feminino Desvio do caminho certo de uma embarcação ou avião, causada por ventos ou correntes. Medida do desvio em comparação ao estado normal de um aparelho ou instrumento, após determinado tempo.
Qual a carne mais barata para bife?
Quais são as qualificadoras objetivas?