Como a corrente se distribui em um circuito em paralelo?

Perguntado por: Viviane Erica Esteves de Fernandes  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (52 avaliações)

A corrente se distribui entre resistores em paralelo, com a maior corrente fluindo através do menor resistor.

O que acontece com a corrente em um circuito em paralelo?

O circuito em paralelo refere-se à ligação de duas ou mais cargas em que há um ponto em comum, de derivação. Ou seja, o fluxo da corrente elétrica é distribuído proporcionalmente para cada carga, conforme a resistência.

Como a corrente se divide no circuito?

No circuito série a corrente que passa pelos condutor será sempre a mesma em qualquer ponto, já em paralelo a corrente se divide entre os consumidores. No circuito série, a soma das tensões nos consumidores é igual a tensão da fonte, isto é, a tensão da fonte se divide entre todos os consumidores.

O que é corrente paralela?

É conhecido como um circuito paralelo um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo (de conexão em paralelo, que é o mesmo que associação em paralelo ou ligação em paralelo). É uma das formas básicas de se conectar componentes eletrônicos.

Como se comporta a tensão elétrica em um circuito em paralelo?

Temos como as principais características de um circuito paralelo que tanto a corrente e tensão elétrica no circuito irão se comportar de maneira diferente. No caso da tensão elétrica, será sempre a mesma para todos as cargas do circuito, ou seja, a mesma tensão entregue pela fonte.

CIRCUITO PARALELO – ENTENDA O COMPORTAMENTO DA TENSÃO E CORRENTE.

33 questões relacionadas encontradas

Como se comporta a tensão e a corrente em um resistor em paralelo e em um resistor em série?

Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).

Como se comporta a tensão elétrica em um circuito em série?

A fonte de alimentação de um circuito elétrico em série tem uma tensão de alimentação dividida entre as cargas, sendo que as tensões das cargas ligadas em série são a soma das tensões nos pontos de cada carga, se tornando igual a tensão da fonte de alimentação.

Qual a diferença de um gerador em série e paralela?

A única vantagem que pode existir em uma associação de geradores em paralelo ocorre quando os geradores são iguais. Isso porque a resistência interna do gerador equivalente fica reduzida. Quando os geradores são diferentes, os que possuem menor força eletromotriz comportam-se como receptores.

Como identificar um circuito em paralelo?

Ao desligar ou seccionar uma carga em um circuito em série, o restante do circuito para de funcionar, então para identificar o seu circuito basta retirar, seccionar ou desligar uma das cargas. Se o circuito continuar funcionando depois da carga ser retirada, é um circuito em paralelo.

O que acontece se for medir corrente e fazer a ligação em paralelo?

Observação: Se um amperímetro for ligado em paralelo com um elemento de um circuito, ele o deixará em curto-circuito, podendo ocasionar sua queima.

Como dividir a tensão em um circuito?

Divisor de corrente

A corrente que passa por um resistor é igual à tensão dividida pela resistência dele, a tensão é igual à multiplicação da resistência em paralelo com a corrente total e a resistência em paralelo é igual ao produto das resistências dividido pela soma delas.

Como saber o sentido da corrente em um circuito?

Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo. Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.

O que é um divisor de corrente?

Em eletrônica, a regra do divisor de corrente, ou simplesmente o divisor de corrente, é uma técnica de análise utilizada para calcular a corrente que flui em um determinado ramo de um conjunto de ramos sabendo-se apenas a impedância equivalente presente em cada ramo e a corrente total que flui por eles.

O que acontece a corrente nas outras lâmpadas de um circuito em paralelo quando uma delas queima?

Circuito em paralelo

Utilizando o mesmo exemplo do pisca-pisca, nesse caso, quando uma das lâmpadas queimar as outras ainda se mantém acesas.

Quais são as características de uma associação em paralelo?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente sempre é menor que a resistência de menor valor que o circuito apresenta. Quando um dos resistores da associação em paralelo queima, a corrente elétrica que circula nos demais componentes do circuito não é alterada.

Que lâmpadas estão ligadas em série e em paralelo?

Se as lâmpadas que você comprou possuírem tensão nominal igual a sua instalação, você deverá liga-las em paralelo, pois dessa forma todas as lâmpadas estarão submetidas ao mesmo valor de tensão nominal, resultando na correta produção de luz das mesmas.

Como identificar um resistor paralelo?

Resistores estão em paralelo se seus terminais estão conectados aos mesmos dois nós. A resistência paralela única equivalente é menor do que o menor resistor paralelo.

Como calcular série e paralelo?

Entenda o que isso significa.
  1. A fórmula para calcular um total de n resistores ligados em série é: Req = R1 + R2 + .... Rn Isto é, os valores das resistências dos resistores ligados em série são simplesmente somados. ...
  2. Neste exemplo, R1 = 100 Ω and R2 = 300Ω são ligados em série. Req = 100 Ω + 300 Ω = 400 Ω

Quais são as características dos geradores?

A anatomia de um gerador é a seguinte, possui dois polos, um sendo positivo e que corresponde ao maior potencial elétrico, e outro sendo negativo e que corresponde ao de menor potencial elétrico. O gerador elétrico possui em seu interior, uma resistência muito pequena que se denomina resistência interna.

Qual a diferença entre geradores químicos e geradores mecânicos?

Tipos de Geradores

Gerador Mecânico - utiliza energia mecânica e a converte em energia elétrica. Exemplo: alternadores de carro. Gerador Químico - utiliza energia energia química, ou potencial, e a converte em energia elétrica. Exemplo: pilhas.

O que acontece com ligação em série?

Na ligação série, um fio liga um terminal da bateria a um terminal de uma lâmpada, depois o outro terminal desta lâmpada se liga à outra lâmpada e esta se liga no outro terminal da fonte, sendo esta ligação diferente da ligação paralela.

O que acontece em uma ligação em série?

A ligação em série é um circuito formado por duas ou mais cargas que são alimentadas em série, uma com a outra. Nesse modelo de ligação, as cargas são ligadas em sequência e há apenas um caminho de passagem para a corrente elétrica. As cargas da ligação em série têm apenas um ponto em comum entre elas.

Como fazer um circuito elétrico em série?

Como fazer Ligação Elétrica em Série

Para ensinar como fazer uma ligação em série usamos como exemplo um circuito com fonte de energia alternada de 127V, e três cargas iguais comandadas por um interruptor simples. De forma que assim que o interruptor for acionado, as cargas começarão a funcionar.

Artigo anterior
Qual o conceito de datilologia?
Artigo seguinte
O que Deus fala sobre o mundo?