Como a célula NK age?

Perguntado por: Ariana Yasmin Campos Batista  |  Última atualização: 19. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

Enquanto que as células NK agem de duas formas distintas. Elas possuem grânulos que contêm proteínas que auxiliam a destruição das células-alvos. Quando as células NK são ativadas, os grânulos contendo proteínas são liberadas ao redor da célula-alvo.

Como funcionam as células NK?

As células NK (Natural Killer) são células de defesa do sistema imune que tem a função de reconhecer as células estranhas ao organismo, células infectadas por vírus ou com algum tipo de alteração que possa levar ao surgimento de um câncer, participando ativamente do mecanismo de vigilância imunológica.

Como as células natural killer agem?

As células NK possuem a capacidade de lisar células infectadas por vírus e células que não expressam as moléculas do Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC), induzindo a morte ce- lular através da indução de apoptose.

O que ativa as células NK?

Estas células são activadas em resposta a interferons ou a citocinas (principalmente IL-12) provenientes de macrófagos e células dendríticas. A sua principal função está relacionada com as infecções virais e o seu controle, através da eliminação das células infectadas, evitando assim a multiplicação dos vírus.

Qual é o mecanismo que as células NK utilizam para reconhecer seus alvos?

As células NK, como outras células do sistema imune inato, utilizam uma estratégia de reconhecimento do alvo através de múltiplos receptores.

Imunologia - Ações da Célula NK (Natural Killer)

45 questões relacionadas encontradas

Qual a função das células natural killer no sistema imune inato?

As células natural killer reconhecem e aderem às células infectadas ou às células cancerígenas e, então, liberam enzimas e outras substâncias que danificam as membranas externas destas células. As células natural killer são importantes na defesa inicial contra as infecções virais.

Como as células NK matam células infectadas por vírus ou células tumorais?

Em contraste com a LTC, as células NK não têm receptores para detecção de antígeno, mas ainda podem reconhecer as células normais infectadas com vírus ou as células cancerosas. Sua atividade tumoricida é chamada natural porque não é induzida por um antígeno específico.

O que causa o aumento das células NK?

Artigos mencionam que a dosagem de células NK periféricas e uterinas, como também o aumento na quantificação e atividade de células NK periféricas estão associadas às falhas da fertilização in vitro (FIV) e abortos repetitivos.

Qual citocina é importante para ativar as células NK?

A capacidade tumoricida das NKs é aumentada por citocinas como interferons e interleucinas (IL-2 e IL-12). Outra ação efetora das NKs é a destruição de células revestidas por anticorpos IgG, via receptores Fc (FcγRIII ou CD16), pelo mecanismo de citotoxicidade celular dependente de anticorpos (ADCC).

Como células NK podem impedir ou facilitar a presença de doenças autoimunes?

As células NK expressam pelo menos um receptor inibidor e a interação da expressão das moléculas de HLA classe I com receptores inibidores na célula NK representam um importante e bem conhecido checkpoint no controle da ativação destas células19 evitando-se, assim, a autoagressão mediada pela mesma.

Onde são produzidas as células NK?

Células Natural Killer (NK) são linfócitos que se desenvolvem na medula óssea a partir de células progenitoras hematopoéticas de linhagem linfóide, e que podem ser encontradas no sangue periférico.

Qual o exame que detecta células NK?

Citometria de fluxo. Exame útil na avaliação da infertilidade conjugal e abortamentos de repetição.

Como a natural killer NK eliminam células contendo antígenos endógenos?

Células natural killer (NK)

Induzem a apoptose das células infectadas ou com várias outras anomalias por meio de diferentes vias. Como outras células linfoides inatas, não têm receptores para antígenos específicos; entretanto, evidências recentes sugerem que algumas células NK tem algum tipo de memória imunológica.

Quais são as 4 fases da resposta imunológica?

A resposta imunológica, que se dá principalmente em órgãos linfóides periféricos, pode ser classificada em primária e secundária, ativa e passiva, inata e adaptativa, humoral e celular (Figura 1.9).

Qual valor normal de células NK?

Assim, esperamos uma concentração normal de células NK no endométrio, sendo que 90% ou mais sejam não citotóxicas (CD56+CD16-). Baixa ativação imune: nesse caso, há uma falha na mobilização de células NK para o endométrio, apresentando concentração muito baixa, o que pode prejudicar a implantação.

Quem produz TNF?

O TNF-a pode ser produzido por macrófagos ativados, linfócitos ou monócitos8. O principal estímulo para a sua produção é a presença de lipopolissacarídeos que compõem a membrana das bactérias gram negativas9.

Qual a função das células NK durante os primeiros meses de vida do bebê?

O número de células NK aumenta significativamente nos primeiros meses de vida 40, sugerindo que este seja um mecanismo de defesa importante antes do desenvolvimento com- pleto da resposta imune específica.

Quais são as células de defesa do sistema imunológico?

O sistema imunológico é formado por células que atuam na defesa do organismo, como: leucócitos, macrófagos e linfócitos. Os leucócitos são denominados também de glóbulos brancos e são originadas da medula óssea.

Como ocorre o balanço entre os receptores de ativação e inibição nas células NK?

O balanço entre seus receptores de ativação e inibição levam ao reconhecimento e reação delas frente às células infectadas e tumorais (Oliveira e Diamond, 2008; Spanholtz et al., 2010; Besser et al., 2013), sendo que os principais receptores para defesa tumoral são os receptores NKG2D e os NCRs.

Quais das seguintes atividades estão associadas com a célula NK?

As células NK possuem receptores específicos em reconhecer célula com alterações tumorais e células infectadas por vírus sendo a principal célula efetora na destruição das células neoplásicas.

Para que serve o exame de CD56?

O CD56 é expresso por células malignas em diversos tipos de tumores malignos, incluindo leucemias e linfomas com origem nas células NK, mieloma múltiplo, cancro do pulmão de pequenas células e neuroblastoma.

Como o MHC de classe I é capaz de regular a ativação de células NK na resposta imune inata?

Nas células tumorais, ou células infectadas por vírus, a expressão reduzida ou alterada das moléculas do MHC interrompe os sinais inibitórios, permitindo a ativação das células NK e morte das células-alvo.

Como baixar as células NK?

Células Natural Killer (NK)

O tratamento nesses casos consiste da administração de imunoglobulinas que tem como objetivo regular a ação das células NK, evitando a expulsão do embrião.

Como as células NK matam?

As células NK possuem a capacidade de lisar células infectadas por vírus e células que não expressam as moléculas do Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC), induzindo a morte ce- lular através da indução de apoptose.

Como ativar as células NK?

A ativação da célula NK pode ser previsível pela possível combinação da ativação ou inibição de receptores com a molécula HLA-C. Essa previsão indica que, dependendo do genótipo, um indivíduo pode ter mais células NK com excesso de ativação, equilíbrio ou excesso de inibição.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre frutos e frutas?
Artigo seguinte
Quantas vezes posso fazer detox capilar?