Com quantos graus um bebe tem febre?

Perguntado por: Eva Miriam Campos Gomes Rodrigues  |  Última atualização: 16. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

A temperatura muda de acordo com o local onde é medida e, de maneira geral, são aceitas as seguintes faixas de valores para febre, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria: Temperatura retal acima de 38 ºC - 38,3ºC. Temperatura oral acima de 37,5 ºC - 37,8ºC. Temperatura axilar acima de 37,2 ºC - 37,3ºC.

Qual é o estado febril de um bebê?

Febre é a elevação da temperatura corporal acima do considerado “normal”, que varia aproximadamente entre 36,5ºC e 37,5ºC. Assim, consideramos a febre quando a temperatura está acima de 37,5ºC.

É considerado febre a partir de quantos graus?

Os médicos estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre: Febrícula ou estado febril: De 37,3ºC a 37,ºC; Febre: Acima de 37,8ºC. Febre alta: Considera-se, em geral, a partir de 39ºC.

Qual é a temperatura normal do corpo de um bebê?

temperatura oral é maior que 37,5-37,8 °C1,2; temperatura auricular (do ouvido) é maior que 37,8-38,0 °C1,2.

Qual é a temperatura que a criança está com febre?

A febre é motivo de preocupação e alerta. ”Mas só devemos considerar febre quando a temperatura está acima de 37,8 C°.

Febre de 37° graus! Medicar ou não?

37 questões relacionadas encontradas

O que é um estado febril?

O estado febril caracteriza a faixa de temperatura entre 37,3 e 37,8ºC, que é considerado o limiar entre o que é normal para o corpo humano e a febre em si. Também pode ser chamado de febre branda, febrícula ou febre baixa.

Quando a febre indica infecção?

Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.

Pode deixar a criança dormir com febre?

Sim, pode. Não há problemas em deixar o bebê com febre dormir, pois é natural que se sinta cansado e indisposto. Apenas lembre-se de monitorar a febre e, se necessário, dar banho ou aplicar compressas frias.

Como medir a febre de um bebê?

Para medir a febre no bebê deve-se colocar a ponta metálica do termômetro de vidro debaixo do braço do bebê, deixando ali por pelo menos 3 minutos, e depois verificar a temperatura no próprio termômetro. Outra possibilidade é usar um termômetro digital, que mostra a temperatura em menos de 1 minuto.

O que é bom para abaixar a febre do bebê?

É importante deixar o corpo trabalhar para voltar a temperatura adequada, não aquecê-lo ainda mais. Compressas de água fria ou morna são ótimas opções para diminuir a febre do bebê. Umedeça um pano com água fria ou levemente morna e coloque sobre a testa do bebê. Um pano menor também pode ser utilizado nos pulsos.

Quando tá com 37 tá com febre?

De modo geral, os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre em adultos e crianças acima de 1 ano: Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

O que significa 37 graus de febre?

Primeiramente, é necessário saber que o corpo humano tem uma faixa de temperatura normal que varia entre 36,4°C e 37,2°C, podendo ser mais baixa pela manhã e mais alta à noite1. Valores acima dessa média indicam uma alteração da temperatura do corpo, o que costuma configurar um quadro de febre.

Em qual axila se mede a temperatura?

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

Como é a febre dos dentes?

Entretanto, essa temperatura geralmente ficava em torno de 37ºC a 37,5 °C, o que não é considerado tecnicamente como febre.. Por isso, mesmo que exista a sensação de que o bebê fique “quentinho”, é importante lembrar que não existe comprovação de que a febre configure realmente um sintoma da primeira dentição.

Porque a cabeça do neném fica quente?

Segundo ela, os bebês suam mais na cabeça por dois motivos: a cabeça tem a superfície maior em relação ao corpo (se comparado ao adulto) e a cabeça é uma região muito vascularizada. Quando o bebê estiver suando, evite choque de temperatura. “Os bebês suam mais na cabeça, pés e mãos.

O que pode causar febre no bebê?

A febre em bebês, assim como em adultos, é uma reação do organismo ao contato com "invasores". "A febre geralmente ocorre quando a criança entra em contato com algum antígeno (vírus, bactéria ou algum outro fator imunológico), mas o sistema da criança produz substâncias visando combatê-las", acrescenta a profissional.

Qual melhor lugar para medir febre em bebê?

A temperatura de uma criança pode ser medida no reto, no ouvido, na boca, na testa ou na axila. Ela pode ser medida com um termômetro digital. Os termômetros digitais são mais fáceis de usar e dão resultados muito mais rápidos (e em geral emitem um sinal quando estão prontos).

Qual o melhor lugar para medir a febre do bebê?

Assim, aconselha-se que: - A medição da temperatura seja retal nos primeiros meses de vida. - Nas crianças mais velhas, que se mexem mais, é preferível medir a temperatura axilar que não é tão afetada como a testa pelas condições do ambiente.

Quando o bebê está com febre Ele sente frio?

👉Quais os sinais de uma criança com febre? Geralmente a criança fica mais quietinha, pode apresentar tremores e quando a temperatura está subindo é comum ela sentir frio e ficar com as mãos e pés gelados.

É perigoso febre de 38 graus?

Embora muitas pessoas se preocupem achando que a febre possa ser prejudicial, as elevações temporárias típicas da temperatura corporal para 38 °C a 40 °C (100,4° a 104° F) causadas pela maioria das infecções de curta duração (agudas) são bem toleradas por adultos saudáveis.

Quanto de febre é perigoso para o bebê?

Como regra geral, febres em crianças acima de 39,4°C indicam doenças mais graves do que febres abaixo de 39,4°C , mas o comportamento da criança doente é mais importante do que a altura da temperatura.

Quando levar o bebê ao médico com febre?

A criança tiver uma febre moderada a alta e estiver muito desconfortável ou com dor. A febre estiver acompanhada de outros sintomas preocupantes, como erupções cutâneas, dor de garganta intensa, dor de ouvido intensa, dificuldade para respirar, vômitos persistentes ou dor abdominal severa.

Quais os 4 tipos de febre?

Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.

Pode deixar a febre passa sozinha?

Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.

Porque esperar 3 dias de febre?

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Artigo anterior
É vedado o non liquet?
Artigo seguinte
Quantas parcelas auxílio emergencial 2021?