Com quantos anos pode fazer o supletivo?

Perguntado por: Raquel Sara Esteves Melo Moreira  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (49 avaliações)

Com qual idade é possível prestar um exame supletivo? A partir dos 15 anos para quem deseja concluir o Ensino Fundamental e 18 anos para quem pretende concluir o Ensino Médio.

Quem tem 16 anos pode fazer o supletivo?

Quem pode fazer o supletivo? Jovens acima de 15 (ensino fundamental) e 18 anos (ensino médio) e adultos de qualquer idade podem fazer o supletivo e realizar o sonho de concluir os estudos básicos.

Qual é a idade mínima para fazer supletivo?

"Dito de maneira direta, a partir dos 18 anos de idade, cabe tão somente ao interessado, de forma facultativa, buscar o acesso a tal nível educacional e/ou concluir sua instrução básica outrora iniciada."

Tem como fazer EJA com 14 anos?

Com base nisso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB nº 11/2000 e Resolução CNE/CEB nº 1/2000) determinam que a idade inicial para matrícula em cursos de EJA é a de 14 (quatorze) anos completos para o Ensino Fundamental e a de 17 (dezessete) anos para o Ensino Médio.

Pode fazer o EJA com 13 anos?

Jovens com idade inferior a 15 anos não poderão se matricular no Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já os candidatos a uma matrícula no Ensino Médio da EJA só podem se matricular se tiverem 18 anos ou mais.

Supletivo: Qual a idade mínima?

33 questões relacionadas encontradas

Quem tem 17 anos pode fazer o supletivo?

Quem pode fazer o supletivo? Jovens acima de 15 (ensino fundamental) e 18 anos (ensino médio) e adultos de qualquer idade podem fazer o supletivo e realizar o sonho de concluir os estudos básicos.

Tem como fazer supletivo antes dos 18?

I) Possibilidade de efetivação da matrícula em curso supletivo de aluno menor de 18 anos. O menor de 18 anos, tendo sido aprovado em exame de vestibular, pode realizar matrícula em curso supletivo para a expedição do certificado de conclusão do ensino médio.

Como fazer 2 anos em 1 na escola?

Inscrições Educação Jovens e Adultos 2022

Para fazer as inscrições na EJA, os candidatos devem comparecer à escola em que desejam estudar. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Como se formar na escola mais cedo?

Veja abaixo as 5 maneiras de concluir o Ensino Médio e mudar de vida:
  1. Ensino regular. Essa é a forma tradicional. ...
  2. Encceja. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é a. ...
  3. EJA.
  4. Supletivo. O supletivo é um curso preparatório para a realização de um exame, conhecido. ...
  5. Telecurso.

Qual a diferença entre o EJA e o Encceja?

Por isso para esses, temos outra opção: o ENCCEJA, que é muito mais rápido que o EJA. O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) é uma prova de certificação do Ensino Médio que se tornou a principal forma de jovens e adultos concluírem seus estudos.

Como concluir o ensino médio em 30 dias?

Cursos que prometem como concluir o ensino médio em 30 dias devem ser alvo de desconfiança, por ser um período muito curto para conclusão da grade curricular e realização de todas as avaliações. Por isso, verifique a credibilidade da instituição junto a secretaria de educação.

Como concluir ensino médio rápido?

Encceja. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é a maneira mais rápida de concluir o ensino médio. Com apenas uma prova é possível conseguir a certificação do ensino médio e ensino fundamental.

Tem como concluir o ensino médio em 6 meses?

O Supletivo em 6 Meses é um processo de Classificação/Reclassificação que consiste em uma prova que avalia seus conhecimentos, e a nota obtida o recoloca na série/ano pertinente. Assim você cursa apenas as séries necessárias e conclui seus estudos em até 6 meses. No Instituto Monitor, sua inscrição pode sair de graça!

Como é a prova que faz para concluir o ensino médio?

No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio.

O que é uma escola EJA?

Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Que significa EJA?

A Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos tem o objetivo de firmar um pacto social, para melhorar e fortalecer a educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil.

Quem fez EJA pode fazer concurso público?

Sim! Quem faz EJA ou EJA EAD pode fazer faculdade ou concurso público, desde que a escola seja credenciada pela Secretaria Estadual de Educação. Importante frisar que quando você for fazer a sua inscrição na faculdade, as exigências serão apenas o certificado de conclusão do ensino médio e o histórico escolar.

Quem fez supletivo pode fazer faculdade pública?

Nesse momento surgi uma dúvida para quem fez supletivo. Posso fazer faculdade mesmo tendo feito supletivo? A resposta é sim! É assegurado a qualquer um que tenha completado o ensino médio regular ou obtido o certificado de conclusão pelo EJA o acesso às instituições de ensino superior.

Quem faz EJA pode entrar na faculdade?

Sim. Quem faz supletivo pode fazer um curso superior sem problemas algum. Naturalmente que ele precisa concluir o EJA – Educação de Jovens e Adultos e obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Qual é a diferença entre EJA e supletivo?

Não há nenhuma diferença entre EJA e Supletivo pois trata-se da mesma metodologia de ensino com nomes diferentes. Tanto o EJA quanto o Supletivo possuem o mesmo propósito de oferecer a pessoas que precisaram parar de estudar a possibilidade de finalizar a educação básica.

Quem são os alunos do EJA?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino em etapas, compreendendo o ensino fundamental e médio da rede escolar que atende jovens e adultos que não concluíram ou frequentaram o ensino regular em idade apropriada.

Como funciona o EJA para o Ensino Médio?

O EJA é presencial e divido em duas etapas.

As aulas são diárias, de segunda à sexta-feira e o curso conta com quatro horas de duração. O Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova de certificação do Ensino Fundamental e Médio.

O que é EJA 1 etapa?

Apresentação A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a educandos jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade adequada. O curso é ofertado em três etapas, sendo: Fase I - Corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Regular (séries iniciais do Ensino Fundamental)

Quais são os principais objetivos da EJA?

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.

Como funciona o EJA 2022 Ensino Médio?

Como funciona

O EJA oferece aulas presenciais e também à distância. Sem falar que o horário letivo costuma ser de apenas quatro horas por dia, no máximo. E claro, as aulas são todas feitas no período da noite. Isso para respeitar o horário de quem trabalha durante o dia, e que não pode comparecer.

Artigo anterior
O que é o Shabat Shalom?
Artigo seguinte
O que precisa para tirar o passe livre para deficientes?