A vontade com crase ou não?

Perguntado por: Érika Rodrigues  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.4/5 (73 avaliações)

A expressão à vontade é uma locução adverbial de modo e sempre leva crase. Sem crase não é uma expressão, e sim a união de um artigo "a" mais o substantivo "vontade", como em "essa foi a vontade de Deus". A versão "avontade" com a escrita unida não existe na língua portuguesa e está errada.

Tem crase em à vontade?

À vontade: desinibição

Já a sequência a vontade, grafada sem hífen ou crase, também existe, mas deve ser utilizada em um contexto completamente diferente. Ou seja, não funciona como uma locução adverbial utilizada para trazer conforto.

Tem crase em às vezes?

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. “Às vezes, aquele rapaz se irrita além da conta.” ... Nos demais casos, “as vezes”, sem crase, é sinônimo de “as ocasiões”, “os momentos”.

Como se escreve Sinta-se à vontade?

Enquanto locução adverbial, à vontade significa descontraidamente, confortavelmente, sem constrangimento, sem formalismo.
  1. Fique à vontade!
  2. Sinta-se à vontade!

Como se escreve a palavra às vezes?

Vezes é o plural de vez. A forma correta de escrever é vezes, com z. A forma veses não existe e não deve ser usada.

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

25 questões relacionadas encontradas

Quando usar acento em às vezes?

Do ponto de vista gramatical, somente haverá acento grave na expressão 'às vezes' quando esta for uma locução adverbial de tempo.

O que substitui as vezes?

7 sinônimos de às vezes para 1 sentido da expressão às vezes: Em certas ocasiões: 1 raramente, poucas vezes, de quando em quando, de vez em quando, ocasionalmente, por vez, por vezes.

Quanto a mim tem crase?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Como se escreve Estou à disposição?

1ª) Estou a disposição ou à disposição? O certo é: "Estou à disposição". Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).

Como ficar mais À-vontade?

Usar as roupas com as quais você fica confortável é uma das formas de ficar mais à vontade durante a sessão. O visual também é sua personalidade, lembre-se disso! Muitas pessoas ficam tensas por não saber o que fazer com as mãos, mas fique tranquila e aja naturalmente.

Qual a diferença de às vezes ou às vezes?

A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”. Elas se diferenciam pela presença do acento grave. ... A diferença gráfica dessas expressões ocorre com a colocação do acento grave em “às vezes”, e isso gera efeitos de sentido distintos entre ambas as expressões.

Como se escreve vezes certo?

→ As vezes (sem acento grave)

Trata-se da junção do artigo definido no plural 'as' com o substantivo feminino no plural 'vezes', ou seja, significa que essa expressão gera efeito de sentido sinônimo a “as ocasiões”, “os momentos”.

Qual o certo As ou as?

As duas formas – às e ás – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, serem usadas em diferentes situações. A palavra às, com acento grave, é a contração da preposição a com o determinante/artigo definido as.

Tem crase em à noite?

À noite indica um período do dia, isto é um período que pertence a uma parte do dia... É um adjunto adverbial de tempo. À noite é sempre frio aqui na cidade. A noite, sem o acento indicativo de crase, indica um elemento do dia.

Quanto a quanto a crase?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Quando se deve usar crase?

Uso obrigatório da crase
  1. Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras casa e terra.

É correto escrever qualquer dúvida estou à disposição?

Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase: Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Estou à disposição para mais informações. Coloco-me à disposição para o que for necessário.

Estou à disposição significado?

Disposição: significado

No caso dessa locução, estar à disposição significa colocar-se a serviço de alguém, estar de prontidão para ajudar.

Estou à disposição sinônimos?

1 ao dispor, às ordens, pronto, ao seu serviço.

Tem crase antes de ti?

A crase não deve ser empregada junto a pronomes pessoais. Eles podem ser pessoais do caso reto (eu, tu, ele e etc.) ... ou pessoais do caso oblíquo (me, te, o, lhe, mim, ti e etc.).

Tem crase antes da palavra todas?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Tem crase antes de pronomes demonstrativos?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

O que pode substituir a palavra mas?

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

Como substituir a palavra nem?

Sinônimo de nem
  1. sequer, não, nem ao menos, nem sequer, pelo menos. Indica conexão e ligação:
  2. e não, e ninguém, e nunca, e sem, também não. Indica alternância e exclusão:
  3. ou…ou.

O que pode substituir a palavra Ou seja?

1 isto é, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra.

Artigo anterior
O que irs?
Artigo seguinte
Como evitar o cancer de mama?