A rã passa por metamorfose?

Perguntado por: Gabriel Macedo Ramos  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

Esses animais apresentam a pele úmida, com a presença de glândulas, além de sofrerem metamorfose, sendo assim, possuem desenvolvimento indireto. Os anuros apresentam a metamorfose mais nítida e não possuem cauda em sua fase adulta. Como principais representantes, destacam-se os sapos, pererecas e rãs.

O que é metamorfose de uma rã?

Esse processo é conhecido como metamorfose. No caso da rã-leopardo, os ovos (A) passam ao estágio de girinos (B, C) em cerca de um mês. Os girinos pouco a pouco desenvolvem membros e começam a perder a cauda (D, E) dentro de um mês ou dois. Por fim, a rã adulta (F) mede de 5 a 10 centímetros.

Que animais passam pelo processo da metamorfose?

Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos. As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros. Após a postura dos ovos, eles eclodirão e se transformarão em larvas.

Quais são as três fases do desenvolvimento da rã?

O processo, chamado de metamorfose, se faz em três etapas: girino, imago e adulto, porém, algumas espécies com o sapo-pulga e rãzinhas-da-mata apresentam desenvolvimento direto, ou seja, não passam pela fase de girino.

Quais animais que não passam por metamorfose?

Ametabolismo: também denominado "ametabolia", refere-se aos insetos e artrópodes que, quando atingem a etapa de ninfa, apresentam certas similaridades com a forma adulta. No entanto, não produz metamorfose, é um desenvolvimento direto. Alguns exemplos são os piolhos e os ácaros.

Metamorfose nas Rãs

28 questões relacionadas encontradas

Qual é o animal que sofre metamorfose e voa?

O estágio de crisálida pode durar de uma a três semanas, dependendo da espécie observada. Quando a borboleta apresenta-se formada, a crisálida abre-se e o inseto pode sair do seu interior. A borboleta adulta (ou imago) está numa fase da vida em que pode voar e reproduzir-se, o que não ocorre nos outros estágios.

Qual é o animal que sempre traz a casa nas costas?

A espécie animal mais conhecida por levar sua casa nas costas é, sem dúvida, a tartaruga. Na verdade, o casco é uma estrutura que atua como uma forma de proteção para os animais contra os predadores. Essa estrutura tem ligação direta com a coluna vertebral das espécies.

Como é o desenvolvimento da rã?

- A partir de um ovo de rã, desenvolve-se um girino, com guelras externas e uma cauda comprida, que apenas pode viver na água. À medida que vai crescendo, desenvolve pulmões e patas. Quando atinge a forma adulta, pode sobreviver em ambiente terrestre.

Quais as fases do ciclo de vida de uma rã?

O ciclo de vida das rãs, como na maioria dos anfíbios, inicia-se na água; esses animais mantêm uma estreita relação com o ambiente aquático durante boa parte de sua vida. Para se reproduzirem preferem pequenas lagoas ou poças d'água, onde darão origem aos girinos.

Como ocorre o desenvolvimento de uma rã?

Cada ovo de uma desova de uma rã inicia seu desenvolvimento embrionário logo após ser fecundado. Gradativamente, o embrião se forma a partir de sucessivas divisões celulares, dentro de uma cápsula gelatinosa. ... Durante todo o seu desenvolvimento, a respiração do embrião é celular, cuja troca gasosa ocorre por difusão.

Qual é o animal mais famoso do Brasil?

A onça-pintada é um dos animais mais famosos do Brasil. Elas são o terceiro maior felino do mundo e também o mais forte. 90% da população de onças-pintadas da América do Sul vive no Pantanal, caçando jacarés, tamanduás e capivaras.

Quais são os animais vertebrados?

Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são vertebrados. Os répteis são vertebrados bastante adaptados à vida no ambiente terrestre. Vertebrados são um grupo de animais que, entre outras características, destacam-se por possuírem coluna vertebral e crânio, tais como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Qual é o animal invertebrado?

Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.

O que é metamorfose e cite um exemplo?

Como exemplo de metamorfose completa, podemos citar a metamorfose da borboleta. Esse animal eclode do ovo como uma larva, que se alimenta intensamente. Posteriormente, após algumas mudas, a lagarta entra em fase de pupa, isto é, ela fica presa no interior da crisálida (casulo).

Como se dá a metamorfose?

A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. Esse período dura de alguns dias até um mês.

O que é a metamorfose dos anfíbios?

A metamorfose nos anfíbios incluem mudanças na alimentação e na respiração. Durante esse processo, também ocorrem transformações acentuadas na forma do corpo desses animais. A metamorfose é um processo de mudanças perceptíveis, durante o ciclo de vida, que ocorre em algumas espécies.

Qual o tempo de vida de uma rã?

Na fase adulta se alimentam de insetos, vermes, crustáceos e moluscos. A reprodução acontece na primavera. Nessa fase, o macho desenvolvem membranas natatórias nos pés e uma espécie de crista no dorso, que somem assim que termina a fase do acasalamento. Vivem até 18 anos.

Em qual fase do ciclo de vida de uma rã ocorre a respiração pulmonar?

Alternativa “a”. A fecundação em anfíbios é geralmente externa e na fase adulta sua respiração é pulmonar e pela pele (cutânea). Vale destacar que, na fase larval, eles apresentam respiração branquial. Sobre os anfíbios, marque a alternativa que não representa uma característica dos representantes do grupo.

Em qual fase do ciclo de vida de uma rã ocorre a respiração branquial?

Iniciaremos o ciclo de vida analisando a fase larval da rã, conhecida como girino. Nessa fase, o animal é geralmente um herbívoro aquático, com respiração do tipo branquial, e possui cauda, a qual é utilizada para a sua natação.

Como é o desenvolvimento embrionário dos répteis?

O desenvolvimento embrionário é direto (sem fase larval) e, geralmente, o ovo é depositado no ambiente externo para ser eclodido, fazendo dos répteis organismos ovíparos. O ovo dos répteis é uma importante adaptação evolutiva que conferiu a esta classe a ampla distribuição pelo ambiente terrestre.

Qual é o tipo de desenvolvimento dos sapos?

Esses animais apresentam a pele úmida, com a presença de glândulas, além de sofrerem metamorfose, sendo assim, possuem desenvolvimento indireto. Os anuros apresentam a metamorfose mais nítida e não possuem cauda em sua fase adulta. Como principais representantes, destacam-se os sapos, pererecas e rãs.

Quanto tempo demora para o girino se transforma em sapo?

Entre 7 a 30 dias, os girinos eclodem e caem diretamente na água, onde completam seu desenvolvimento após cerca de 80 dias.

O que o caracol leva nas costas?

Essa é a “casinha” que ele carrega. Quando nascem, esta casca é muito frágil, porém, à medida que se desenvolvem, ela é fortalecida com cálcio. O animal segrega os componentes necessários para fazer isso.

Como são os caracóis?

Em geral, esses animais são pequenos e têm cor parda. O caracol tem o corpo e a concha enrolados em espiral. A concha o protege do calor e dos predadores. Ela aumenta de tamanho conforme o caracol cresce.

Qual é o animal muito feroz?

1º Mamba-negra. Esta cobra pode ser considerada o animal mais agressivo. A mamba negra é capaz de liberar uma quantidade gigantesca de veneno mortal quando morde.

Artigo anterior
Quantos meses e 28 semanas de gravidez?
Artigo seguinte
Quanto tempo depois tomar pilula do dia seguinte?