A medida que ou à medida que?

Perguntado por: Clara Vanessa Amaral Vaz Fonseca  |  Última atualização: 7. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

Lembre-se: – À medida que significa “à proporção que”, “conforme”. – À medida em que NÃO EXISTE! – Na medida em que corresponde a “tendo em vista que”, “já que”, “uma vez que”.

Quando a medida que tem crase?

2) Diga-se, desde logo, que à medida que é a forma correta para a locução conjuntiva proporcional (assim com crase), quando se quer dar o sentido de à proporção que. Nesse sentido, não existe a medida que nem a medida em que (sem crase). Também incorreta é a expressão à medida em que.

Quando usar na medida que?

“Na medida em que” é uma locução conjuntiva causal, isto é, expressa ideia de causa. Pode ser substituída por “uma vez que”, “visto que”, “já que”, “tendo em vista que”, “dado que”, “porque”. “Pedro conseguiu ser promovido, na medida em que se dedicou.”

Quanto às medidas ou as medidas?

As locuções à medida que e na medida em que existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A locução à medida em que não existe, sendo apenas uma forma de junção errada das outras duas locuções.

Tem vírgula antes de a medida que?

645), a colocação da vírgula só será fortemente aconselhada se a oração subordinada surgir «anteposta à principal», ex.: «Como efeito, à medida que fortalece suas raízes, afirma-se que a nação brasileira está progredindo.» Não estando anteposta à principal, a opção pela vírgula não será, portanto, obrigatória.

À medida que X Na medida em que [Prof. Noslen]

19 questões relacionadas encontradas

Qual a classificação de à medida que?

À medida que é uma locução conjuntiva proporcional, logo expressa ideia de proporção. Assim sendo, ela pode ser substituída por “à proporção que”. Uma oração que contenha “à medida que” é subordinada à principal e mantém uma comparação de igualdade, de aumento ou diminuição.

Estou bem na medida do possível significado?

De acordo com as possibilidades em determinado momento (ex.: devem ser consideradas todas as opiniões, na medida do possível).

O que indica proporção?

O que é proporção? Trata-se da igualdade entre duas ou mais razões provenientes das medidas extraídas de grandezas. ... Se essas razões representam medidas de alguma grandeza, também dizemos que elas são proporcionais.

O que significa a palavra proporções?

1. Harmonia que deve existir entre as diversas partes de um todo, e entre cada parte e o todo. 2. Dimensão; tamanho; volume; extensão.

Qual é uma medida?

Medida é a ação e o efeito de medir (comparar uma quantidade com a sua unidade ou algo não material com outra coisa; moderar as ações ou as palavras). Pode-se tratar, por conseguinte, do resultado de uma medição.

Quando se deve usar crase?

Uso obrigatório da crase
  1. Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras casa e terra.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Porque pode ser substituído por porquanto?

14 sinônimos de porquanto para 1 sentido da palavra porquanto: Indica o motivo ou causa de algo: 1 porque, pois, visto que, dado que, uma vez que, por causa de, por isso que, posto que, pois que, já que, como, em razão de, em virtude de, em consequência de.

Como escreve feito à mão?

A crase é usada quando há o encontro do "a" preposição e do "a" artigo. Por exemplo, se você disser "feito a lápis" não ocorre crase, no entanto, você pode escrever "feito à mão", com o a craseado, só para efeito de clareza, porque os gramáticos aconselham usá-la.

Quando às vezes tem crase?

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. ... Nos demais casos, “as vezes”, sem crase, é sinônimo de “as ocasiões”, “os momentos”.

Quando pode ser conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

O que significa proporção na Bíblia?

Significado de Proporção

Relação correta entre coisas; conformidade.

O que é proporção e exemplos?

A proporção é definida como a igualdade entre duas razões, caso essa igualdade seja verdadeira, então dizemos que os números que foram as razões na ordem dada são proporcionais. ... São exemplos de proporções: escala de um mapa, velocidade média de um móvel, e densidade de uma solução.

O que significa grandes proporções?

1. Grandes proporções. Expressão usada para dizer que algo se propagou, se ampliou exageradamente, de forma inesperada.

O que você acha que é uma proporção?

Proporção: é a igualdade de duas razões. A proporção obedece à seguinte propriedade: “o produto dos extremos é igual ao produto dos meios”.

Como calcular a proporção?

Assim, se a razão entre A e B é igual à razão entre os números C e D, dizemos que a seguinte igualdade é uma proporção:
  1. A = C. B D.
  2. 1 – Em toda proporção, o produto entre os extremos é igual ao produto entre os meios, ou seja, se.
  3. A = C. B D.
  4. 70 = x. 400 1600.
  5. x = 112000. 400.

Como se lê a proporção?

Quando escrevemos estamos escrevendo uma proporção que lê-se: 2 está para 5 assim como 4 está para 10. O primeiro e o último termos são chamados de extremos da proporção (2 e 10 são os extremos). O segundo e o terceiro termos são chamados de meios da proporção (5 e 4 são os meios).

É possível sinônimo?

1 pode-se. Pode-se - em que há possibilidade: 2 pode.

Porque por quê ou porquê?

Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Como escreve levando?

Levando vem do verbo levar. O mesmo que: transportando, conduzindo, retirando, persuadindo, consumindo, lidando, ganhando, recebendo, matando.

Artigo anterior
Em que ep o usopp sai do bando?
Artigo seguinte
Quando o bebê já pode comer a comida da família?