A atender tem crase?

Perguntado por: Ivan Diogo Reis  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

A crase é obrigatória porque o verbo atender, na acepção em que surge na frase apresentada pelo consulente, rege a preposição a. Quer o vocábulo esteja no singular (a) quer no plural (as), temos de fazer sempre a contracção. Assim: «atendemos à necessidade»/«atendemos às necessidades».

Quem atende a ou ao?

As duas formas estão corretas. Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a.

Qual é a regência do verbo atender?

O verbo atender estabelece regência com as preposições a, em e para, atuando como um verbo transitivo indireto com os seguintes sentidos: Quando indica o ato de reparar em algo de forma atenta, sendo sinônimo de reparar, notar, atentar,... Os familiares insistiram em não atender para os sinais de alerta.

Quando usar ao E o?

A palavra “ao” é a junção de duas outras, a preposição “a” e o artigo “o”. Ao usar essa preposição junto a um adverbio de lugar, o locutor afirma que o lugar a que ele se refere é o seu destino. Quando você vai, você vai A algum lugar, e este lugar é o seu destino.

Vai ao mercado ou no mercado?

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

Crase - Aula 01 ♫ Concerto da Crase ♫ [Prof Noslen]

37 questões relacionadas encontradas

Em que situações devemos usar o AO?

Ão: Deve ser usado quando o verbo for ação futura e na ação presente como os: "São" e "Estão". Exemplos de Am: "Ana e Maria estudaram para a prova". "Os meninos jogaram futebol ontem".

Que horas são ou é?

O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.

Como conjugar o verbo atender?

Conjugação do verbo: atender
  1. Presente. eu. atendo. tu. atendes. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. atendia. tu. atendias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. atenderei. tu. atenderás. ...
  4. Presente. que eu. atenda. que tu. atendas. ...
  5. Futuro. se eu. atender. se tu. atenderes. ...
  6. Pessoal. eu. atender. tu. atenderes. ...
  7. eu. atenderia. tu. atenderias. ele/ ela/ você

Como escreve atender no plural?

Atendem vem do verbo atender.

Como empregar o ao?

Se o complemento for um pronome pessoal referente a PESSOA, só se empregam as formas objetivas diretas: “O diretor atendeu os interessados.” Logo, “O diretor atendeu-os.”

Como se usa o ao?

Confira como as terminações são facilmente explicadas em nossa gramática: Usa-se “AM” se o verbo estiver no passado. Usa-se “ÃO” se o verbo estiver no futuro.

Quais são as regências verbais?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Quando empregar ao?

Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo. Não tem sentido dizer: "Estamos faz dois minutos de casa" ou "Estamos existem dois minutos de casa". Trata-se da preposição “A”.

É ou são?

Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. ... O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Quando se utiliza no qual?

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

O que significa gerúndio na língua portuguesa?

Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.

O que é o futuro do pretérito do indicativo?

O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado também para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada.

São ou estão?

A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

São 14h ou e 14h?

O verbo ser, quando indicar horas concordará com o numeral a que se refere. Claro está, então, que ficará no singular, ao indicar "uma hora", "meio-dia", meia-noite" ou "zero hora" e no plural nas demais horas do dia.

Quando usar a preposição ao?

1) Quando a preposição “em” aparece antes do gerúndio, expressa circunstâncias de tempo, condição ou hipótese: Em amanhecendo, iremos para casa. 2) Para expressar tempo, a preposição “em” faz concorrência com “dentre” e “daqui”: Em cinco minutos, você será atendido.

Quando utilizar o nó?

É uma palavra negativa que também pode ser traduzida como nenhum. É preciso utilizar o termo no seguido de um substantivo, como: There was no taxi to go home.

Quando se usa o há?

Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.

Vai ao supermercado ou no supermercado?

Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

Artigo anterior
Qual tipo de sangue mais raro?
Artigo seguinte
Qual o significado de zelosamente?