Vai ir ou vai vir?

Perguntado por: Marcos Campos de Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (18 avaliações)

Conjugação do verbo vir
Vir” é um verbo, que na locução verbal “vai vir” é formada em junção com a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo “ir”. No presente do indicativo, o verbo vir é conjugado da seguinte maneira: (Eu) venho. (Tu) vens.

É certo dizer vai ir?

A locução “vou ir” está correta e pode ser utilizada para indicar uma ação no futuro.

Vai ir e redundancia?

No Brasil "eu vou ir" é considerado redundante e inadequado. "Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei".

Pode vim ou pode vir 2022?

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.

Vão vir ou irão vir?

O verbo vir tem o sentido de trazer algo ou alguém de um determinado lugar para o lugar em que estamos, chegar, permanecer. E, quando conjugado no futuro do presente do indicativo, na 3ª pessoa do plural, é virão.

Vai ir ou vai ficar - Danny Bittencourt/ AUTORAL

18 questões relacionadas encontradas

Vão ou irão qual é o correto?

“Irão” é o futuro do verbo “ir”, na terceira pessoa do plural. Como acontece com os verbos no futuro, é escrito com “ão”. Deve ser utilizado quando o objetivo é dar uma informação no plural e no futuro: eles irão.

Vão ver ou verão?

A forma correta de escrita é verão de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito terminando na sílaba -rão. Verão é uma forma verbal do verbo ver, nomeadamente a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo. Desta forma, eles verão que correspondemos aos seus desejos.

Qual é o certo e vier ou vim?

As duas lacunas são corretamente preenchidas pelas conjugações do verbo “vir”, sendo a primeira do pretérito perfeito (“vim”), e a segunda, do futuro do subjuntivo (“vier”).

O que é redundância exemplos?

O que é uma redundância:

A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".

Vai IR é pleonasmo?

2. Não há nenhuma ocorrência de «vou ir» no padrão do português europeu. Não podemos concluir, todavia, que tal se dá por estarmos em face de um pleonasmo: vou indo não é rejeitado como sendo um pleonasmo, da mesma maneira que vou vir não é sentido como uma contradição.

Estou indo praí ou para aí?

Contração de para + aí. Indica movimento para algum lugar. Vou praí daqui a pouco.

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Qual a conjugação do verbo ir?

Apresenta três radicais distintos: eu vou, eu fui, eu ia. Possui conjugações iguais ao verbo ser no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).

Vai indo existe?

1) Em expressões como vai indo, vem vindo, há indiscutível cunho pleonástico; são, porém, ambas formas corretas, e podem ser empregadas normalmente no vernáculo.

Quais são os tipos de redundância?

Quais são os tipos de redundância?
  • Duplicação de dados. ...
  • Duplicação de sistemas. ...
  • Duplicação de redes. ...
  • Duplicação do data center. ...
  • Duplicação de infraestrutura física. ...
  • Aumenta a disponibilidade dos serviços. ...
  • Não interrompe a geração de receitas. ...
  • Reduz as paralisações das operações.

O que é uma frase redundante?

O texto redundante, assim como na oralidade, é aquele que utiliza muitas frases para expressar uma ideia que já ficou explícita no discurso, que traz repetição e excesso de palavras para passar uma única mensagem.

O que é parte redundante da frase?

Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens.

Quando eu vier ou quando eu vim?

pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. ... Observe que, quando se trata do verbo vir, deve-se dizer “quando você vier”.

Quando ela vir ou vim?

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Vão ver ou irão ver?

As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais. A forma irão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo. As autoridades irão nos devolver a casa.

Quando usar a palavra vão?

Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes. Indica: a 3.
...
Vão ou vam
  1. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles vão.
  2. ª pessoa do plural do presente do subjuntivo: que eles vão.
  3. ª pessoa do plural do imperativo: vão vocês.

Quando usar a palavra verão?

Significado de Verão

substantivo masculino Estação mais quente do ano, entre a primavera e o outono; no hemisfério sul (Brasil) vai de dezembro a março; no hemisfério Norte se inicia em junho e termina em setembro. [Por Extensão] Estação das secas; estio. Etimologia (origem da palavra verão).

Vão ser existe?

As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura. Serão é a forma verbal na terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo ser.

Vai fazer ou vão fazer?

O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"...

Artigo anterior
Como deve ser a prática interdisciplinar do professor?
Artigo seguinte
Quantos anos se passaram desde o dilúvio até Abraão?