Vai ir ou vai?

Perguntado por: Eva Rita Batista Correia  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 5/5 (11 avaliações)

Nesses casos, "ir" é um verbo auxiliar, desprovido do sentido usual de movimento, deslocamento. Aplicando o raciocínio às locuções vou ir, vai ir, vão ir e vamos ir, compreendemos que as formas flexionadas (vou, vamos, vai) não têm sentido de movimento: elas apenas compõem o sentido de ação futura.

IRA ou vai ir?

As duas formas – irá e vai – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes pessoas/tempos gramaticais. Irá é a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo.

Vai indo tá certo?

1) Um leitor pergunta se são corretas expressões como vou ir, ou vou indo. 2) Embora alguns teimem em tachar de errônea uma construção dessa natureza, o certo é que, no plano da Gramática, não há nela erro algum.

Vai IR é pleonasmo?

2. Não há nenhuma ocorrência de «vou ir» no padrão do português europeu. Não podemos concluir, todavia, que tal se dá por estarmos em face de um pleonasmo: vou indo não é rejeitado como sendo um pleonasmo, da mesma maneira que vou vir não é sentido como uma contradição.

Vai dar ou vai dá?

Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.

Romeu Feat Taty Pink - Antes de Ir (Clipe Oficial)

33 questões relacionadas encontradas

Como usar a palavra dar?

Dar – é forma infinitiva do verbo, que pode ser empregada nas seguintes situações:
  1. como verbo principal em locuções verbais – Calma, vai dar tudo certo!
  2. quando for antecedido por preposição – Gosto de dar atenção a todos.
  3. quando não houver sujeito definido – Dar amor é a melhor forma de amar.

Vai dar tempo ou vai dá tempo?

A frase que inicia o nosso artigo deve ser “Não vai dar tempo!”. “Dar” é a forma do verbo no infinitivo. O infinitivo impessoal “dar” deve ser empregado, principalmente, em locuções verbais, quando o verbo tiver regência de uma preposição e sem sujeito definido.

É certo dizer vai ir?

"Vou" já é flexão do verbo "ir" portanto não há porque usar ambos. Usar "eu vou", embora no tempo presente, coloquialmente é usado para indicar ação que está para ocorrer. É muito mais popular que "irei". Vou ir ninguém usa porque é um pleonasmo sintático visto que as duas conjugações são do verbo ir.

O que é pleonasmo e exemplos?

Exemplo de Pleonasmo

No poema de Manuel Bandeira, na frase, "Chovia uma triste chuva de resignação", o autor ao usar a palavra chuva, repete a ideia já contida no verbo chover (chovia chuva). Essa repetição foi usada para reforçar a expressividade do verbo chover.

Que eles vão?

Indica: a 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles vão. ... ª pessoa do plural do presente do subjuntivo: que eles vão.

O que quer dizer vou indo?

Palavra que quer dizer quando a pessoa ja vai embora de um determinado lugar e esta se despedindo.

Qual o correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Vai indo existe?

1) Em expressões como vai indo, vem vindo, há indiscutível cunho pleonástico; são, porém, ambas formas corretas, e podem ser empregadas normalmente no vernáculo.

Ira Ou será?

A palavra certa é será, com acento agudo no a final, se quisermos indicar uma forma conjugada do verbo ser no futuro do indicativo: ele será.

Irá fazer ou vai fazer?

Quando usar "irão"

“Irão” é o futuro do verbo “ir”, na terceira pessoa do plural. Como acontece com os verbos no futuro, é escrito com “ão”. Deve ser utilizado quando o objetivo é dar uma informação no plural e no futuro: eles irão.

O que é uma personificação exemplos?

O que é a Personificação:

Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha”.

O que é um paradoxo exemplo?

Relacionado com a antítese, o paradoxo é uma figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que, mesmo opostas no sentido, vão se fundir num mesmo enunciado. ... Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Como identificar o pleonasmo?

Pleonasmo é o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição e redundância.
...
Exemplos de pleonasmo vicioso
  1. entrar para dentro;
  2. sair para fora;
  3. subir para cima;
  4. descer para baixo;
  5. adiar para depois;
  6. surpresa inesperada;
  7. outra alternativa;
  8. ver com os olhos;

Estou indo praí ou para aí?

Contração de para + aí. Indica movimento para algum lugar. Vou praí daqui a pouco.

Qual o uso correto vai vir ou virá?

Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. ... Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”. Também não diga “nós vamos vir”.

O que é dar tempo ao tempo?

Significado de dar tempo ao tempo: É uma expressão usada para dizer que é necessário ter paciência.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Qual a diferença entre doar e dar?

Há muita diferença entre DAR e DOAR. Aprendemos a DAR, pois nos diziam que é dando que se recebe. Porém se dermos algo que já está sobrando, é apenas uma obrigação, portanto não é uma ação. E tem mais: muitas vezes damos na intenção de que, mais adiante, caso precisemos, receberemos a troca.

Artigo anterior
Qual o banco que libera cartão de crédito com nome sujo?
Artigo seguinte
Pode registrar uma criança sem ser o pai?