Vai a algum lugar ou a algum lugar?
Perguntado por: João Teixeira Martins | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (34 avaliações)
Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.
Vai a algum lugar ou em algum lugar?
Para saber quando fazer uso da crase antes de lugar, lembre-se: quem vai, sempre vai a algum lugar. Isso significa que o verbo “ir” sempre pede a preposição “a”. O lugar aonde vamos que pode vir ou não precedido do artigo definido “a”.
Vai à missa ou vai à missa?
Seu professor de Português ouviu a conversa e lembrou-lhe de que ninguém "vai na missa" mesmo, e sim "vai ou não vai à missa". Ou seja: vamos "a" algum lugar/evento e não "em" algum lugar.
Como dizer que vai a algum lugar?
- Eu volto DE Goiás > Eu vou A Goiás.
- Eu volto DA Bahia > Eu vou À Bahia.
- Eu volto DE Brasília > Eu vou A Brasília.
- Eu volto DA China > Eu vou À China.
- Eu volto DE Israel > Eu vou A Israel.
- Eu volto DA Paraíba > Eu vou À Paraíba.
- Eu volto DE Curitiba > Eu vou A Curitiba.
Quem vai vai a algum lugar crase?
Ou seja, se você vai a e volta da, crase há. Se você vai a e volta de, crase para quê? É erro colocar acento grave antes de palavras que não admitam o artigo feminino a, como verbos, a maior parte dos pronomes e as palavras masculinas.
Victor & Leo - Sem Limites Pra Sonhar part. Lucyana [Clipe Oficial]
Quem comparece comparece a algum lugar ou em algum lugar?
A regência do verbo comparecer pode ser feita com a preposição a ou com a preposição em quando indica o ato de se apresentar em algum lugar. Há, contudo, uma preferência pelo uso da preposição a, considerada a mais correta por muitos gramáticos.
Quem vai a ou vai em?
O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).
VAI A ou A?
Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.
Quem atende atende a ou ao?
As duas formas estão corretas.
Pode ser dito atender o telefone e atender o cliente, bem como atender ao telefone e atender ao cliente, sendo facultativo o uso da preposição a. Há, contudo, uma preferência para a regência com preposição quando indica uma coisa e para a regência sem preposição quando indica uma pessoa.
Quem vai a ou para?
Não há problemas gramaticais com “vou à” e “vou para”, mesmo porque o verbo “ir” pode ser regido tanto pela preposição “a” quanto pela preposição “para”.
Por que tenho que ir à missa?
* na Missa estão todos os Anjos e Santos que estão no Céu; * estão também as almas do Purgatório; que a assistem com imensa devoção e expectativa de irem ao Céu assim que a Missa terminar; * lá encontramos nossos parentes que estão no Purgatório e no Céu; 8.
Tem crase em à noite?
Resposta: A noite. O sujeito não é precedido de preposição, portanto não pode haver o acento indicador de crase, que é a junção da preposição a com o artigo a ou as. 2- À noite, fazia frio.
Como escrever quanto?
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
Vai ao OU VAI NO?
É uma questão gramatical: o verbo “ir” no sentido de deslocar de um espaço para outro é transitivo direto e seguido de “a”: Ele vai a Aracaju e não em Aracaju. No caso de se ter a preposição mais artigo, ficará: Ele vai ao aeroporto.
Vai no mercado ou vai ao mercado?
Segundo as gramáticas normativas, o correcto é "Vou ao mercado". Pois se "vai a algum lugar", e não "em". Não se esqueça! Com os verbos "ir, chegar, levar, voltar, use "a" e não "em".
Vai a cidade tem crase?
Como regra, não se usa o acento indicativo de crase diante dos nomes de cidades, porque eles repelem o artigo definido, como se pode observar: Salvador é uma festa. Venho de Florianópolis. Ele mora em Curitiba. Estivemos em Vitória.
Qual é a regência do verbo atender?
Bom, para sermos diretos, já vamos esclarecer: a regência do verbo atender é, na maioria dos casos, facultativa. Ou seja, poderá ele ser empregado como verbo transitivo direto, sem a presença de uma preposição, ou como verbo transitivo indireto, sendo empregada a preposição “a”.
Onde usar ao?
A palavra “ao” é a junção de duas outras, a preposição “a” e o artigo “o”. Ao usar essa preposição junto a um adverbio de lugar, o locutor afirma que o lugar a que ele se refere é o seu destino. Quando você vai, você vai A algum lugar, e este lugar é o seu destino.
Como utilizar ao?
“O prefeito atendeu ao nosso requerimento.” “O prefeito atendeu às necessidades da cidade.” Tradicionalmente, então, o sujeito atende ao telefone para atender o cliente (diferenciando-se a pessoa do objeto qualquer).
Vai a loucura tem crase?
A leitura induz à loucura. O uso da crase é obrigatório em todas as frases. O uso da crase é facultativo em todas as frases.
Vai a academia tem crase?
Vou a academia. Vai a (preposição) algum lugar + Vai a (artigo) academia = Vai a + a academia. Portanto, a frase correta tem crase e fica assim: Vou à academia.
Vão à praia ou vão à praia?
Se, antes da palavra masculina, aparecer ao(s), use crase antes da palavra feminina. Ex.: Ele se dirigiu à fazenda. / Ele se dirigiu ao clube. Se, antes da palavra masculina, aparecer apenas a preposição a ou artigo o, não se usa crase antes da palavra feminina.
Estou indo a ou na?
Veja o exemplo: “Estou indo ao banheiro”. Repare que banheiro é um objeto masculino, por isso o “ao”. Agora veja só: “Estou indo à farmácia”.
Vai à feira ou vai à feira?
Deverá dizer: "Eu vou à feira." O verbo ir no sentido de partir de um lugar para outro não se emprega com a preposição em, mas, sim, com as preposições a, para ou de, conforme exemplifico abaixo.
Está à frente ou está à frente?
Na expressão "à frente", a crase ocorre, já que se trata de locução (adverbial ou prepositiva) feminina. Exemplos: Estou à frente dos negócios da minha família.
Qual primeiro sintoma de gravidez?
Como eliminar nódulo do seio?